O RESPEITO E A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL: A LITERATURA INDÍGENA NA SALA DE AULA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82502 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1194 "inscrito_id" => 7158 "titulo" => "O RESPEITO E A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL: A LITERATURA INDÍGENA NA SALA DE AULA" "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MAIOR PROMOVER O RESPEITO ? DIVERSIDADE \r\n CULTURAL EXISTENTE NO PA?S E A VALORIZA??O DOS POVOS IND?GENAS PERTENCENTES ? \r\n SOCIEDADE BRASILEIRA. A IMPORT?NCIA DE CONHECER E ESTUDAR ESSAS CULTURAS E VALORES \r\n NA SALA DE AULA PROVOCA NO ALUNO, IND?GENA OU N?O, A BUSCA POR SUA ANCESTRALIDADE, \r\n SUA IDENTIDADE E SEU PERTENCIMENTO SOCIAL. ENTENDER QUE O PROCESSO DA LITERATURA \r\n IND?GENA, ACONTECE DESDE A COLONIZA??O AT? OS DIAS ATUAIS, TORNANDO A ORALIDADE EM \r\n ESCRITA COMO MEIO DE COMUNICA??O PARA LUTAR, RESISTIR E ENSINAR OS COSTUMES DOS \r\n POVOS NATIVOS. ATRAV?S DA LEITURA DESSA LITERATURA NA SALA DE AULA, O ALUNO INICIA O \r\n LETRAMENTO LITER?RIO PARA COMPREENDER OS SIGNIFICADOS DAS MULTIMODALIDADES TEXTUAIS \r\n EXISTENTE NOS TEXTOS IND?GENAS. O TRABALHO DA LITERATURA IND?GENA NA ESCOLA SOMA A \r\n DIFEREN?A COM A SEMELHAN?A TORNANDO-AS UMA S? PARA A PROMO??O DO RESPEITO, \r\n VALORIZA??O E EMPATIA ENTRE OS ALUNOS DENTRO DA SALA DE AULA E FORA DELA. COM ISSO, \r\n AS OBRAS DOS AUTORES DANIEL MUNDURUKU, ANA MARIA BERGAMIN NEVES, ALCIONE PAULI E \r\n SUELI DE SOUZA CAGNETI E JANICE THI?L FORAM UTILIZADAS COM MAIOR ?NFASE DA \r\n CONSTRU??O DO ARTIGO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LITERATURA INDÍGENA, DIVERSIDADE, VALORIZAÇÃO CULTURAL, SALA DE AULA, RESPEITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA106_ID8612_16052021102912.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANA LAURA DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GEOVANA LAURA" "autor_email" => "geovana-laura@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82502 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1194 "inscrito_id" => 7158 "titulo" => "O RESPEITO E A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL: A LITERATURA INDÍGENA NA SALA DE AULA" "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MAIOR PROMOVER O RESPEITO ? DIVERSIDADE \r\n CULTURAL EXISTENTE NO PA?S E A VALORIZA??O DOS POVOS IND?GENAS PERTENCENTES ? \r\n SOCIEDADE BRASILEIRA. A IMPORT?NCIA DE CONHECER E ESTUDAR ESSAS CULTURAS E VALORES \r\n NA SALA DE AULA PROVOCA NO ALUNO, IND?GENA OU N?O, A BUSCA POR SUA ANCESTRALIDADE, \r\n SUA IDENTIDADE E SEU PERTENCIMENTO SOCIAL. ENTENDER QUE O PROCESSO DA LITERATURA \r\n IND?GENA, ACONTECE DESDE A COLONIZA??O AT? OS DIAS ATUAIS, TORNANDO A ORALIDADE EM \r\n ESCRITA COMO MEIO DE COMUNICA??O PARA LUTAR, RESISTIR E ENSINAR OS COSTUMES DOS \r\n POVOS NATIVOS. ATRAV?S DA LEITURA DESSA LITERATURA NA SALA DE AULA, O ALUNO INICIA O \r\n LETRAMENTO LITER?RIO PARA COMPREENDER OS SIGNIFICADOS DAS MULTIMODALIDADES TEXTUAIS \r\n EXISTENTE NOS TEXTOS IND?GENAS. O TRABALHO DA LITERATURA IND?GENA NA ESCOLA SOMA A \r\n DIFEREN?A COM A SEMELHAN?A TORNANDO-AS UMA S? PARA A PROMO??O DO RESPEITO, \r\n VALORIZA??O E EMPATIA ENTRE OS ALUNOS DENTRO DA SALA DE AULA E FORA DELA. COM ISSO, \r\n AS OBRAS DOS AUTORES DANIEL MUNDURUKU, ANA MARIA BERGAMIN NEVES, ALCIONE PAULI E \r\n SUELI DE SOUZA CAGNETI E JANICE THI?L FORAM UTILIZADAS COM MAIOR ?NFASE DA \r\n CONSTRU??O DO ARTIGO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LITERATURA INDÍGENA, DIVERSIDADE, VALORIZAÇÃO CULTURAL, SALA DE AULA, RESPEITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA106_ID8612_16052021102912.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANA LAURA DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GEOVANA LAURA" "autor_email" => "geovana-laura@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }