OS DESAFIOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA PRÁTICA DOCENTE
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82513 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2966 "inscrito_id" => 9277 "titulo" => "OS DESAFIOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "A PANDEMIA DA COVID-19 TROUXE UM SÉRIE DE MUNDANÇAS EM TODOS OS ÂMBITOS DA SOCIEDADE, INCLUINDO A EDUCAÇÃO; DIANTE DESTE NOVO CENÁRIO OS EDUCADORES INEVITAVELMENTE TIVERAM MUDANÇAS EM SEU ÂMBITO PESSOAL E PROFISSIONAL. DIANTE DISSO, OBJETIVOU-SE COM ESTA PESQUISA ANALISAR, A PARTIR DE DOCUMENTOS PUBLICADOS, QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19. FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS NA BASE DE DADOS SCIELO; OS DADOS FORAM COLETADOS EM SETEMBRO E OUTUBRO DE 2021; FORAM INCLUÍDOS NA REVISÃO ARTIGOS PUBLICADOS EM 2020 E 2021, EM PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL, E FORAM EXCLUÍDOS ARTIGOS DE REVISÃO, PREPINTS E ARTIGOS QUE NÃO APRESENTAVAM A PERSPECTIVA DOS DESAFIOS DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA; A PARTIR DA BUSCA BIBLIOGRÁFICA POR MEIO DOS DESCRITORES UTILIZADOS FORAM ENCONTRADOS 47 ARTIGOS E APÓS ADOÇÃO DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO FORAM SELECIONADOS 16 ARTIGOS PARA ANÁLISE FINAL. DENTRE OS ESTUDOS SELECIONADOS PARA ANÁLISE, NUMA VERIFICAÇÃO GERAL, FOI POSSÍVEL ELENCAR DUAS CATEGORIAS PRINCIPAIS RELACIONADAS AOS DESAFIOS, SENDO A PRIMEIRA SOBRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO USO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS, E A SEGUNDA MAIS RELACIONADA A UMA PERSPECTIVA EMOCIONAL E FÍSICA. TODO O APORTE POSSÍVEL VINDO DAS IE’S, DOS PAIS DOS ESTUDANTES E DOS GOVERNOS AOS PROFESSORES, SÃO ESSENCIAIS PARA MANTER QUALIFICADOS OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA. SUGERE-SE PARA TRABALHOS FUTUROS A AMPLIAÇÃO DAS BASES DE DADOS, PARA QUE A PESQUISA TENHA UM ALCANCE MAIS AMPLO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TDIC, PROFESSORES, ENSINO, SARS-COV-2, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID9277_05112021194433.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA BORGES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "BORGES, ANA PAULA" "autor_email" => "anapaulaborgessouza123@gm" "autor_ies" => "UENF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82513 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2966 "inscrito_id" => 9277 "titulo" => "OS DESAFIOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "A PANDEMIA DA COVID-19 TROUXE UM SÉRIE DE MUNDANÇAS EM TODOS OS ÂMBITOS DA SOCIEDADE, INCLUINDO A EDUCAÇÃO; DIANTE DESTE NOVO CENÁRIO OS EDUCADORES INEVITAVELMENTE TIVERAM MUDANÇAS EM SEU ÂMBITO PESSOAL E PROFISSIONAL. DIANTE DISSO, OBJETIVOU-SE COM ESTA PESQUISA ANALISAR, A PARTIR DE DOCUMENTOS PUBLICADOS, QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19. FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS NA BASE DE DADOS SCIELO; OS DADOS FORAM COLETADOS EM SETEMBRO E OUTUBRO DE 2021; FORAM INCLUÍDOS NA REVISÃO ARTIGOS PUBLICADOS EM 2020 E 2021, EM PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL, E FORAM EXCLUÍDOS ARTIGOS DE REVISÃO, PREPINTS E ARTIGOS QUE NÃO APRESENTAVAM A PERSPECTIVA DOS DESAFIOS DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA; A PARTIR DA BUSCA BIBLIOGRÁFICA POR MEIO DOS DESCRITORES UTILIZADOS FORAM ENCONTRADOS 47 ARTIGOS E APÓS ADOÇÃO DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO FORAM SELECIONADOS 16 ARTIGOS PARA ANÁLISE FINAL. DENTRE OS ESTUDOS SELECIONADOS PARA ANÁLISE, NUMA VERIFICAÇÃO GERAL, FOI POSSÍVEL ELENCAR DUAS CATEGORIAS PRINCIPAIS RELACIONADAS AOS DESAFIOS, SENDO A PRIMEIRA SOBRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO USO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS, E A SEGUNDA MAIS RELACIONADA A UMA PERSPECTIVA EMOCIONAL E FÍSICA. TODO O APORTE POSSÍVEL VINDO DAS IE’S, DOS PAIS DOS ESTUDANTES E DOS GOVERNOS AOS PROFESSORES, SÃO ESSENCIAIS PARA MANTER QUALIFICADOS OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA. SUGERE-SE PARA TRABALHOS FUTUROS A AMPLIAÇÃO DAS BASES DE DADOS, PARA QUE A PESQUISA TENHA UM ALCANCE MAIS AMPLO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TDIC, PROFESSORES, ENSINO, SARS-COV-2, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID9277_05112021194433.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA BORGES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "BORGES, ANA PAULA" "autor_email" => "anapaulaborgessouza123@gm" "autor_ies" => "UENF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }