PREPARO E ANÁLISE QUALITATIVA DE SIMULACROS DE DROGAS DE ABUSO: ADAPTAÇÕES DE MÉTODOS ANALÍTICOS DE QUÍMICA FORENSE PARA EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA – UMA PROPOSTA DIDÁTICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82519 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2041 "inscrito_id" => 7077 "titulo" => "PREPARO E ANÁLISE QUALITATIVA DE SIMULACROS DE DROGAS DE ABUSO: ADAPTAÇÕES DE MÉTODOS ANALÍTICOS DE QUÍMICA FORENSE PARA EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA – UMA PROPOSTA DIDÁTICA" "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS QUE APROXIMEM OS CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA DE AULA, AO COTIDIANO DO ALUNO, É UMA ESTRATÉGIA PROMOTORA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, E MOTIVA O ENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS. ATUALMENTE, SERIADOS AMBIENTADOS SOB A TEMÁTICA DA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL SE TORNAM CADA VEZ MAIS POPULARES, APRESENTANDO-SE DESTA FORMA COMO TEMA MOTIVADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS COM ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DE CONCEITOS QUÍMICOS APLICADOS NO ÂMBITO FORENSE. DESTA FORMA, ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO CRIAR UM PORTIFÓLIO DE SUBSTÂNCIAS COMERCIAIS E PRODUTOS NATURAIS QUE APRESENTEM RESULTADOS FALSO-POSITIVOS AOS TESTES REALIZADOS PELAS POLÍCIAS CIENTÍFICAS NA DETECÇÃO DAS DROGAS DE ABUSO COCAÍNA E MACONHA, ATRAVÉS DA COMPARAÇÃO ENTRE AS SUBSTÂNCIAS COMERCIAIS E PRODUTOS NATURAIS, E AS AMOSTRAS DE REFERÊNCIA, REALIZAR ADAPTAÇÕES DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM QUÍMICA FORENSE, TORNANDO-AS EXEQUÍVEIS EM SALAS DE AULA, ALÉM DA IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS DILUENTES APLICADOS À COCAÍNA, E POR FIM, PROPOR ATIVIDADE PRÁTICA REPRODUTÍVEL EM SALA DE AULA, COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DO COTIDIANO DOS ALUNOS, QUE POSSIBILITARÃO A SIMULAÇÃO DE “DROGAS FALSAS” (SIMULACROS) PARA A REALIZAÇÃO DESTES EXPERIMENTOS. VERIFICOU-SE QUE A LIDOCAÍNA APRESENTA RESULTADOS SEMELHANTES AOS DA AMOSTRA DE REFERÊNCIA DA COCAÍNA PARA O TESTE QUALITATIVO UTILIZADO, E QUE SEUS DILUENTES MAIS COMUNS TAMBÉM SÃO IDENTIFICÁVEIS ATRAVÉS DA METODOLOGIA PROPOSTA. VERIFICOU-SE AINDA QUE, DENTRE OS MATERIAIS VEGETAIS TESTADOS, O GUARANÁ EM PÓ APRESENTOU RESULTADO FALSO-POSITIVO SEMELHANTE AO DA AMOSTRA DE REFERÊNCIA DA MACONHA, SENDO ESTE O MELHOR SIMULACRO A SER UTILIZADO NOS EXPERIMENTOS A SEREM REALIZADOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "QUÍMICA FORENSE, ENSINO DE QUÍMICA, DROGAS DE ABUSO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA_ID7077_30112021114849.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO CESAR FERNANDES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO BARBOSA" "autor_email" => "rodrigocfbarbosa@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82519 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2041 "inscrito_id" => 7077 "titulo" => "PREPARO E ANÁLISE QUALITATIVA DE SIMULACROS DE DROGAS DE ABUSO: ADAPTAÇÕES DE MÉTODOS ANALÍTICOS DE QUÍMICA FORENSE PARA EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA – UMA PROPOSTA DIDÁTICA" "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS QUE APROXIMEM OS CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA DE AULA, AO COTIDIANO DO ALUNO, É UMA ESTRATÉGIA PROMOTORA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, E MOTIVA O ENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS. ATUALMENTE, SERIADOS AMBIENTADOS SOB A TEMÁTICA DA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL SE TORNAM CADA VEZ MAIS POPULARES, APRESENTANDO-SE DESTA FORMA COMO TEMA MOTIVADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS COM ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DE CONCEITOS QUÍMICOS APLICADOS NO ÂMBITO FORENSE. DESTA FORMA, ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO CRIAR UM PORTIFÓLIO DE SUBSTÂNCIAS COMERCIAIS E PRODUTOS NATURAIS QUE APRESENTEM RESULTADOS FALSO-POSITIVOS AOS TESTES REALIZADOS PELAS POLÍCIAS CIENTÍFICAS NA DETECÇÃO DAS DROGAS DE ABUSO COCAÍNA E MACONHA, ATRAVÉS DA COMPARAÇÃO ENTRE AS SUBSTÂNCIAS COMERCIAIS E PRODUTOS NATURAIS, E AS AMOSTRAS DE REFERÊNCIA, REALIZAR ADAPTAÇÕES DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM QUÍMICA FORENSE, TORNANDO-AS EXEQUÍVEIS EM SALAS DE AULA, ALÉM DA IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS DILUENTES APLICADOS À COCAÍNA, E POR FIM, PROPOR ATIVIDADE PRÁTICA REPRODUTÍVEL EM SALA DE AULA, COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DO COTIDIANO DOS ALUNOS, QUE POSSIBILITARÃO A SIMULAÇÃO DE “DROGAS FALSAS” (SIMULACROS) PARA A REALIZAÇÃO DESTES EXPERIMENTOS. VERIFICOU-SE QUE A LIDOCAÍNA APRESENTA RESULTADOS SEMELHANTES AOS DA AMOSTRA DE REFERÊNCIA DA COCAÍNA PARA O TESTE QUALITATIVO UTILIZADO, E QUE SEUS DILUENTES MAIS COMUNS TAMBÉM SÃO IDENTIFICÁVEIS ATRAVÉS DA METODOLOGIA PROPOSTA. VERIFICOU-SE AINDA QUE, DENTRE OS MATERIAIS VEGETAIS TESTADOS, O GUARANÁ EM PÓ APRESENTOU RESULTADO FALSO-POSITIVO SEMELHANTE AO DA AMOSTRA DE REFERÊNCIA DA MACONHA, SENDO ESTE O MELHOR SIMULACRO A SER UTILIZADO NOS EXPERIMENTOS A SEREM REALIZADOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "QUÍMICA FORENSE, ENSINO DE QUÍMICA, DROGAS DE ABUSO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA_ID7077_30112021114849.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO CESAR FERNANDES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO BARBOSA" "autor_email" => "rodrigocfbarbosa@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }