SILVA, Elza Ferreira Da et al.. A formação de professores e inclusão. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8363>. Acesso em: 25/11/2024 00:20
A temática deste artigo vem sendo discutida entre pesquisadores e educadores que trabalham com formação de professores, sobretudo nas últimas décadas, tendo em vista o discurso da implementação de uma escola inclusiva. A proposta desta educação parte do reconhecimento das diferenças e as adequadas condições para que estas não sejam impedimentos no desenvolvimento dos alunos que chegam à escola. Assim, a linguagem em braile, pode ser importante para os estudantes com deficiência visual, linguagem dos sinais, para pessoas com deficiência auditiva, falar pausadamente, utilizar textos imagéticos, pode contribuir para o desempenho dos portadores de deficiência intelectual. Nesse contexto, a educação inclusiva não deve desconsiderar as diferenças, mas buscar recursos que garantam a aprendizagem das pessoas que cheguem à escola. Nesse cenário, nos perguntamos: os professores recebem instrução para atender às diferentes necessidades que surge nessa nova situação? Como está sendo o processo formativo desses profissionais? Assim, o objetivo desse trabalho é discutir e analisar como vem acontecendo o processo de formação deprofessores para atender as pessoas portadoras dedeficiência. Para tal, nos baseamos nas contribuições teóricas de Nascimento (2009); Michelles (2002) e Silva e Arruda (2014). Utilizamos uma abordagem qualitativa, que segundo Minayo (2001) trabalha com a investigação dos significados, motivos, crenças e valores. Consideramos que se faz necessário repensar e reestruturar os cursos de formação docente e investir na incorporação de modelos inclusivos na Educação.