Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

REFLEXOS DA PRÁXIS DOCENTE: ADOTANDO ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: Contação De História, Prática Pedagógica E Metodológica, Educação Infantil Comunicação Oral 33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 492
    "inscrito_id" => 1562
    "titulo" => "REFLEXOS DA PRÁXIS DOCENTE: ADOTANDO ESTRATÉGIA  INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A pesquisa que realizamos foi fruto do Estágio II (Educação Infantil) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus de Caicó-CERES, com a finalidade de levarmo-nos até a escola para que pudéssemos interagir e criar laços de relações de troca de ensino-aprendizagem, já que o ambiente escolar será um dos segmentos de nossa atuação. Não só isso, mas também de entender e refletir a prática pedagógica e metodológica e suas vertentes da professora regente no Nível I da Educação Infantil com crianças de 1 ano e meio a 2 anos e meio do Centro de Promoção Social Santo Estevão Diácono, da cidade de Caicó – RN. O período de observação foi o suficiente para detectamos fragilidade ao trabalhar as atividades com as crianças, especificamente a contação de histórias no qual foi reconhecida pela a mesma. Assim, é de suma importância, reconhecermos e adotarmos a contação de história como uma das estratégias-base para o trabalho docente na educação infantil, o importante é ler muitas histórias e observar as estratégias, assim como também é possível de aliarmos todos os eixos que o RCNEI nos indica desenvolver na criança, ou seja, trazer ao ambiente da sala de aula a interdisciplinaridade. Esta pesquisa se deu a partir da inserção da ludicidade, de forma prazerosa, intencional e que promovesse/despertasse a criança a imaginar e navegar neste mundo lúdico de fantasia, desde os seus primeiros anos de vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA"
    "palavra_chave" => "Contação de história, Prática pedagógica e metodológica, Educação infantil"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "92af93f73faf3cefc129b6bc55a748a9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTUR DE MEDEIROS QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "ARTUR QUEIROZ"
    "autor_email" => "medeirosqueiroz1991@hotma"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 492
    "inscrito_id" => 1562
    "titulo" => "REFLEXOS DA PRÁXIS DOCENTE: ADOTANDO ESTRATÉGIA  INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A pesquisa que realizamos foi fruto do Estágio II (Educação Infantil) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus de Caicó-CERES, com a finalidade de levarmo-nos até a escola para que pudéssemos interagir e criar laços de relações de troca de ensino-aprendizagem, já que o ambiente escolar será um dos segmentos de nossa atuação. Não só isso, mas também de entender e refletir a prática pedagógica e metodológica e suas vertentes da professora regente no Nível I da Educação Infantil com crianças de 1 ano e meio a 2 anos e meio do Centro de Promoção Social Santo Estevão Diácono, da cidade de Caicó – RN. O período de observação foi o suficiente para detectamos fragilidade ao trabalhar as atividades com as crianças, especificamente a contação de histórias no qual foi reconhecida pela a mesma. Assim, é de suma importância, reconhecermos e adotarmos a contação de história como uma das estratégias-base para o trabalho docente na educação infantil, o importante é ler muitas histórias e observar as estratégias, assim como também é possível de aliarmos todos os eixos que o RCNEI nos indica desenvolver na criança, ou seja, trazer ao ambiente da sala de aula a interdisciplinaridade. Esta pesquisa se deu a partir da inserção da ludicidade, de forma prazerosa, intencional e que promovesse/despertasse a criança a imaginar e navegar neste mundo lúdico de fantasia, desde os seus primeiros anos de vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA"
    "palavra_chave" => "Contação de história, Prática pedagógica e metodológica, Educação infantil"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "92af93f73faf3cefc129b6bc55a748a9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTUR DE MEDEIROS QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "ARTUR QUEIROZ"
    "autor_email" => "medeirosqueiroz1991@hotma"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

A pesquisa que realizamos foi fruto do Estágio II (Educação Infantil) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus de Caicó-CERES, com a finalidade de levarmo-nos até a escola para que pudéssemos interagir e criar laços de relações de troca de ensino-aprendizagem, já que o ambiente escolar será um dos segmentos de nossa atuação. Não só isso, mas também de entender e refletir a prática pedagógica e metodológica e suas vertentes da professora regente no Nível I da Educação Infantil com crianças de 1 ano e meio a 2 anos e meio do Centro de Promoção Social Santo Estevão Diácono, da cidade de Caicó – RN. O período de observação foi o suficiente para detectamos fragilidade ao trabalhar as atividades com as crianças, especificamente a contação de histórias no qual foi reconhecida pela a mesma. Assim, é de suma importância, reconhecermos e adotarmos a contação de história como uma das estratégias-base para o trabalho docente na educação infantil, o importante é ler muitas histórias e observar as estratégias, assim como também é possível de aliarmos todos os eixos que o RCNEI nos indica desenvolver na criança, ou seja, trazer ao ambiente da sala de aula a interdisciplinaridade. Esta pesquisa se deu a partir da inserção da ludicidade, de forma prazerosa, intencional e que promovesse/despertasse a criança a imaginar e navegar neste mundo lúdico de fantasia, desde os seus primeiros anos de vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.