A pesquisa que realizamos foi fruto do Estágio II (Educação Infantil) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus de Caicó-CERES, com a finalidade de levarmo-nos até a escola para que pudéssemos interagir e criar laços de relações de troca de ensino-aprendizagem, já que o ambiente escolar será um dos segmentos de nossa atuação. Não só isso, mas também de entender e refletir a prática pedagógica e metodológica e suas vertentes da professora regente no Nível I da Educação Infantil com crianças de 1 ano e meio a 2 anos e meio do Centro de Promoção Social Santo Estevão Diácono, da cidade de Caicó – RN. O período de observação foi o suficiente para detectamos fragilidade ao trabalhar as atividades com as crianças, especificamente a contação de histórias no qual foi reconhecida pela a mesma. Assim, é de suma importância, reconhecermos e adotarmos a contação de história como uma das estratégias-base para o trabalho docente na educação infantil, o importante é ler muitas histórias e observar as estratégias, assim como também é possível de aliarmos todos os eixos que o RCNEI nos indica desenvolver na criança, ou seja, trazer ao ambiente da sala de aula a interdisciplinaridade. Esta pesquisa se deu a partir da inserção da ludicidade, de forma prazerosa, intencional e que promovesse/despertasse a criança a imaginar e navegar neste mundo lúdico de fantasia, desde os seus primeiros anos de vida.