A discussão do processo de inclusão está cada vez mais presente no debate sobre a educação. A escola se apresenta como um espaço ideal para este processo, já que a mesma pode possibilitar ao agente receptor um espaço de interação social com os demais grupos sociais. A escola deve ter como compromisso o objetivo educacional de proporcionar um ambiente apropriado os Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEEs). Esta pesquisa objetiva realizar uma reflexão acerca do processo de inserção dos ANNEs na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Joffily, situada no Município de Esperança/PB. Pretende-se entender o funcionamento; perceber algumas dificuldades encontradas para a execução de tal projeto; a partir da apresentação da primeira experiência de uma graduanda com o estágio na escola e seu primeiro contato com a temática abordada. Teve como apoio teórico os autores: Nogueira (2009); Costa (2011); Mendes (2010); Machado & Albuquerque (2012) e Batista (2006). Para tanto, realizou-se os seguintes procedimentos qualitativos: a) solicitação para acompanhamento de atividades desenvolvidas na sala; b) observação participante; c) Entrevistas individuais; e, d) registros fotográficos. A Instituição possui uma sala específica onde é desenvolvida o atendimento para atividades educacionais de caráter especial à 13 Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Para a execução das atividades na sala existe o acompanhamento de uma pedagoga. Através desta experiência percebe-se que ainda é feito pouco, haja vista que apenas aceitamos as diferenças dos outros, sem necessariamente comprometer-se nas ações para o desenvolvimento intelectual dos alunos; isto não se apresenta como uma atitude educativa, nem estamos exercendo verdadeiro compromisso com a educação.