A LINGUAGEM MUSICAL NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8422 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1611 "inscrito_id" => 2258 "titulo" => "A LINGUAGEM MUSICAL NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "No artigo apresenta-se a linguagem musical como um recurso importante na educação infantil, contribuído para o desempenho da coordenação motora, aumentando à atenção e percepção, a autonomia, a memorização, a capacidade de socialização e de despertar a criatividade e imaginação das crianças. O texto teve como objetivo refletir sobre as diversas linguagens fundamentadas pelo teórico de Howard Gardner, mas destacando a linguagem musical como foco de estudo. Analisamos a importância da linguagem musical na construção na aprendizagem na educação infantil, a forma como proporciona o desenvolvimento da criança e como os professores utilizam desse recurso para uma boa prática pedagógica. Na metodologia adotada foi utilizada de entrevista com as professoras e a observação com a turma do infantil IV contendo 20 alunos, sendo nove meninas e onze meninos, contribuindo para comprovar a influência da música no desenvolvimento das crianças. Ao ser trabalhado pelas professoras, a música na sala de aula, percebemos a interação da turma, e como auxilia o professor para torna a prática pedagógica com qualidade. O emprego da música no espaço escolar pode ser de várias maneiras, seja a música cantada, com a utilização do som ou instrumentos, ela faz com que a turma se envolva e construa novos conhecimentos. Os resultados obtidos na linguagem musical na sala de aula da educação infantil são de grande importância para nós que vivenciamos essa experiência, como também para turma e professoras. Portanto, concluímos o valor que a música tem nas serieis iniciais e em todo processo de ensino e aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "LINGUAGEM MUSICAL, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_20_45_59_idinscrito_2258_4a94c76c68af3916880aed221ecd6e4d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYCAELLA XAVIER NAQUE" "autor_nome_curto" => "MYCAELLA" "autor_email" => "mycaellanaque@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8422 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1611 "inscrito_id" => 2258 "titulo" => "A LINGUAGEM MUSICAL NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "No artigo apresenta-se a linguagem musical como um recurso importante na educação infantil, contribuído para o desempenho da coordenação motora, aumentando à atenção e percepção, a autonomia, a memorização, a capacidade de socialização e de despertar a criatividade e imaginação das crianças. O texto teve como objetivo refletir sobre as diversas linguagens fundamentadas pelo teórico de Howard Gardner, mas destacando a linguagem musical como foco de estudo. Analisamos a importância da linguagem musical na construção na aprendizagem na educação infantil, a forma como proporciona o desenvolvimento da criança e como os professores utilizam desse recurso para uma boa prática pedagógica. Na metodologia adotada foi utilizada de entrevista com as professoras e a observação com a turma do infantil IV contendo 20 alunos, sendo nove meninas e onze meninos, contribuindo para comprovar a influência da música no desenvolvimento das crianças. Ao ser trabalhado pelas professoras, a música na sala de aula, percebemos a interação da turma, e como auxilia o professor para torna a prática pedagógica com qualidade. O emprego da música no espaço escolar pode ser de várias maneiras, seja a música cantada, com a utilização do som ou instrumentos, ela faz com que a turma se envolva e construa novos conhecimentos. Os resultados obtidos na linguagem musical na sala de aula da educação infantil são de grande importância para nós que vivenciamos essa experiência, como também para turma e professoras. Portanto, concluímos o valor que a música tem nas serieis iniciais e em todo processo de ensino e aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "LINGUAGEM MUSICAL, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_20_45_59_idinscrito_2258_4a94c76c68af3916880aed221ecd6e4d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYCAELLA XAVIER NAQUE" "autor_nome_curto" => "MYCAELLA" "autor_email" => "mycaellanaque@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }