SOUZA, Bruno Emiliano De et al.. Alquimia e química: será que são parentes?. Anais do VIII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/84610>. Acesso em: 23/11/2024 10:52
A OFICINA “ALQUIMIA E QUÍMICA: SERÁ QUE SÃO PARENTES?” FOI MINISTRADA POR UM GRUPO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA AOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL BUENOS AIRES PARA TRAZER UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E REFORÇAR O PAPEL DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE VISANDO AO LETRAMENTO CIENTÍFICO DOS ESTUDANTES. PARTINDO DA VISÃO ARISTOTÉLICA PARA A FORMAÇÃO DA MATÉRIA, PASSANDO PELAS CONTROVÉRSIAS NA MEDICINA DE GALENO E PARACELSO E CHEGANDO AO SURGIMENTO DA QUÍMICA MODERNA, A OFICINA SEGUIU UM MODELO INTERATIVO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, BUSCANDO INICIALMENTE UMA ABORDAGEM DIALÓGICA PARTINDO DAS PERCEPÇÕES EXISTENTES SOBRE ALQUIMIA E EVOLUINDO AOS POUCOS PARA UMA ABORDAGEM DE AUTORIDADE, CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM ESPIRAL E SEMPRE TRAZENDO EXEMPLOS CONCRETOS E BOAS REFERÊNCIAS SEM PERDER DE VISTA UM AMBIENTE CONFORTÁVEL PARA OS ALUNOS EXPOREM SUAS OPINIÕES E DÚVIDAS. DE MANEIRA GERAL, A OFICINA PERMITIU, A PARTIR DO CONTRASTE TEÓRICO ENTRE A ALQUIMIA E A QUÍMICA MODERNA, QUE OS ESTUDANTES COMPREENDESSEM AS DIFERENÇAS EPISTEMOLÓGICAS E ONTOLÓGICAS ENTRE AS DUAS FORMAS DE CONHECIMENTO E PERCEBESSEM AS RELAÇÕES QUE CARREGAM, SENDO UM FORMATO DE AULA BEM RECEBIDO PELOS ALUNOS.