O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM COMO BASE AVALIAÇÕES FEITAS COM AS TURMAS DE SÉTIMO ANO DO COLÉGIO HELENA KOLODY, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A CARÊNCIA DE ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO COLÉGIO MOSTRAM QUE OS ALUNOS POSSUEM GRANDES DIFICULDADES NA ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, COM BASE NISSO, FOI PROPOSTO A ELABORAÇÃO DE UM RELATO SE COLOCANDO COMO UM INDÍGENA OU UM COLONIZADOR QUE VIVEU O MOMENTO DE DESCOBRIMENTO DO BRASIL EM 1500. EDSON SILVA E MARIA DA PENHA DA SILVA EM SUA OBRA “AS DIVERSIDADES ÉTNICAS NO BRASIL: DESAFIO A PRÁTICAS ESCOLARES” ESCREVEM SOBRE A NECESSIDADE DE INSERIR EM UM AMBIENTE ESCOLAR AS DIFERENÇAS ÉTNICAS, VISANDO COMBATER A DISCRIMINAÇÃO, PARA ALÉM DISSO, ENSINAR HISTÓRIA INDÍGENA É ELUCIDAR OS ALUNOS DAS ORIGENS DO SEU PAÍS E COMBATER UMA HISTÓRIA EUROCÊNTRICA. OUTROS AUTORES, COMO LUDMILA M. LIGÓRIO AFIRMA QUE É PRECISO ENTENDER A CULTURA INDÍGENA PARA DESMISTIFICAR CONCEITOS ERRÔNEOS. COMO RESULTADO PERCEBEU-SE QUE OS DISCENTES POSSUEM POUCO CONHECIMENTO ACERCA DO ASSUNTO, COMETENDO DIVERSOS ANACRONISMOS, INCOERÊNCIAS HISTÓRICAS E ERROS GRAMATICAIS. SENDO ASSIM A IDEIA DA ATIVIDADE PROPOSTA FOI A DE FAZER COM QUE OS ALUNOS REFLITAM SOBRE OUTRAS REALIDADES, E COMBATER DE CERTA FORMA A VISÃO EUROCÊNTRICA QUE SE TEM SOBRE A CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL. PARA ALÉM DISSO INCENTIVÁ-LOS A ESCRITA, JÁ QUE POSSUEM DIFICULDADES.