AVELAR, Patricia Firmino De et al.. Experimentos de física no ensino médio. Anais do VIII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/84765>. Acesso em: 23/11/2024 16:09
O PRESENTE TRABALHO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NA CIDADE DE CATALÃO – GO, E TEM COMO OBJETIVOS COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DE APRENDIZAGEM ANALISANDO SUA APLICAÇÃO EM UMA TURMA DE NÍVEL MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICO, AVALIANDO SUA EFICÁCIA PARA COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS APLICADOS AOS ALUNOS, COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO E ALUNO - ALUNO DENTRO DE UMA SALA DE AULA JUNTAMENTE COM O USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E ANALISANDO AO FINAL DA APLICAÇÃO SE A METODOLOGIA ESCOLHIDA GEROU RESULTADOS POSITIVOS DIANTE DAS PERSPECTIVAS OBSERVADAS DENTRO DA SALA DE AULA, JUNTAMENTE COM A PROFESSORA PRESENTE DURANTE A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA. TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA VISANDO A NÃO UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS PARA COLHER DADOS, E SIM, PROCURAR ENTENDER, DESCREVER E EXPLICAR OS FATOS ESTUDADOS EM CAMPO, UTILIZANDO AO LONGO DE TODO O ANO LETIVO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA DEMONSTRAR QUE A FÍSICA VAI ALÉM DE FÓRMULAS E DA “ROBOTIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS”, ESTANDO PRESENTE NA VIDA DE CADA UM DE NÓS TODOS OS DIAS, POR MÍNIMO QUE SEJA. CADA EXPERIMENTO APLICADO COM A TURMA TERÁ SEUS CONCEITOS EXPLANADOS SEMPRE INTERLIGADOS COM A APLICABILIDADE DOS MESMOS EM NOSSO DIA A DIA, DESPERTANDO A CURIOSIDADE E VONTADE EM CADA UM PARA ASSIM TORNAR A APRENDIZAGEM MAIS FÁCIL E SIGNIFICATIVA. VISTO QUE DENTRO DO CENÁRIO DOS COLÉGIOS PÚBLICOS NO BRASIL, HÁ UMA GRANDE DIFICULDADE EM RECURSOS E PROGRAMAÇÕES DIDÁTICAS PARA TORNAR O ENSINO MENOS “ROBOTIZADO” PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, ENTÃO, TRAZEMOS A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DE ENSINO COMO SENDO UM TRUNFO NO ENSINO PÚBLICO, ONDE NÃO TEMOS TANTAS POSSIBILIDADES E ALTERNATIVAS PARA APLICAÇÕES DE CONCEITOS BÁSICOS. ALÉM DESTA PROBLEMÁTICA CITADA ACIMA, ESPERAMOS TAMBÉM, QUE ESTE TRABALHO POSSA SERVIR PARA EDUCADORES E GESTORES QUE TRABALHAM OU VENHAM A TRABALHAR NO MUNDO DA EDUCAÇÃO E PARA ALUNOS QUE CARECEM DE APRIMORAMENTO NO MÉTODO DE BUSCAR CONHECIMENTOS, DE OBTEREM INFORMAÇÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA NA APRENDIZAGEM.