O RESUMO EM TELA APRESENTA EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS EM DOIS PROJETOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID’S) ENVOLVENDO CINCO PESQUISADORAS: UMA COORDENADORA E IDEALIZADORA DO PROJETO E QUATRO BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA, DUAS VOLUNTÁRIAS E DUAS COM FINANCIAMENTO DE NOSSA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA LOCALIZADA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. EMBORA UM DOS PROJETOS INICIE SUAS AÇÕES ANTES DA PANDEMIA, NA PRESENTE DISCUSSÃO ABORDAREMOS APENAS AS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E PESQUISA DESENVOLVIDAS AO LONGO DE 2021, QUE SE DINAMIZARAM DE MODO VIRTUAL, QUINZENALMENTE, NAS MANHÃS DE “SÁBADOS LETIVOS”. A ESCOLHA DO DIA DA SEMANA E A PERIODICIDADE FOI ESTABELECIDA PELA GESTÃO DA INSTITUIÇÃO. ANTES DA PANDEMIA ÀS ATIVIDADES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DESENVOLVIDAS POR BOLSISTAS, OCORRIAM SEMANALMENTE, DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR. A PANDEMIA PROVOCADA PELO SARS-COV-2, MUDOU AS RELAÇÕES SOCIAIS E NECESSITAMOS OPTAR PELO DISTANCIAMENTO SOCIAL COMO MEDIDA DE CONTENÇÃO DE SUA TRANSMISSÃO, UMA DAS ESTRATÉGIAS FOI A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DE TODAS AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, APESAR DA MEDIDA SER IMPORTANTE, ESSE FATO PROVOCOU MUITAS REPERCUSSÕES EMOCIONAIS NA VIDA DOS ESTUDANTES FOSSEM ELES: CRIANÇAS, JOVENS OU ADULTOS E, TAMBÉM NA VIDA DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO NO BRASIL. INFELIZMENTE, O VÍRUS CEIFOU MAIS DE MEIO MILHÃO DE VIDAS. NESTE CONTEXTO O TRABALHO DAS ID’S PRECISOU SER REDESENHADO E JUNTO COM OS PROFISSIONAIS DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO BÁSICA QUE ACOLHIA AS PROPOSTAS, ARQUITETAMOS CAMINHOS PARA DESENVOLVER OS SEGUINTES PROJETOS: ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA: A MEDIAÇÃO LITERÁRIA FAVORECENDO A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É CRIAR PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE NO QUE DIZ RESPEITO AO ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS QUE SE COLOCAM À PROFESSORA ALFABETIZADORA. O PRESENTE PROJETO SE JUSTIFICA DIANTE DOS MUITOS DESAFIOS QUE PROFESSORAS-ALFABETIZADORAS ENFRENTAM PARA FAVORECER ÀS CRIANÇAS NAS QUESTÕES RELACIONADAS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO COTIDIANO ESCOLAR. ASSIM, A PROPOSTA PROPÕE O ACOMPANHAMENTO DE UMA TURMA DE ALFABETIZAÇÃO, O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO GONÇALO. O ACOMPANHAMENTO DA TURMA PRETENDE, ESPECIFICAMENTE, DUAS FRENTES DE AÇÕES: UMA QUE DIALOGA DIRETAMENTE COM A PROFESSORA-ALFABETIZADORA COMO APONTA OS ESTUDOS DE GARCIA E OUTRA QUE ATUA COM AS CRIANÇAS, PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE AS CRIANÇAS SÃO SUJEITOS ATIVOS E COPRODUTORAS DE CULTURA COMO REVELA SARMENTO, QVORTRUP E CORSARO. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM ÀS CRIANÇAS OCORREM SEMPRE EM PARCERIA COM A PROFESSORA-ALFABETIZADORA E PRETENDEM DAR VISIBILIDADE À POTÊNCIA DO TRABALHO CONSTANTE COM O TEXTO LITERÁRIO E O QUANTO ELE FAVORECE ÀS CRIANÇAS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE OUTROS TEXTOS. PESQUISAS DE CORSINO MOSTRAM QUE CRIANÇAS EM INTERAÇÃO COM A LITERATURA PRODUZEM TEXTOS MAIS ENRIQUECIDOS E OUSADOS EM TERMOS DE NARRATIVAS, TAMBÉM REVELAM QUE ELAS ENFRENTAM COM MAIS CORAGEM E CURIOSIDADE AS QUESTÕES RELACIONADAS A CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA. O SEGUNDO PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA É NOMEADO COMO: OFICINAS DE DESENHOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: CAMINHOS TEÓRICOS E PRÁTICOS PARA A REFLEXÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM GRÁFICA INFANTIL, O PRINCIPAL OBJETIVO DA PROPOSTA É GARANTIR ÀS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EXPERIÊNCIAS QUE FAVOREÇAM O DESENVOLVIMENTO DE SEUS DESENHOS. A PROPOSTA SE JUSTIFICA PELO POUCO INVESTIMENTO QUE HÁ NO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO À PRODUÇÃO DO DESENHO INFANTIL. SABEMOS QUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL AS CRIANÇAS SÃO MUITO ENCORAJADAS A INTERAGIR COM O DESENHO ENQUANTO LINGUAGEM NA COMUNICAÇÃO DE SUAS IDEIAS E COMO EXERCÍCIO DE REINTERPRETAÇÃO DO MUNDO. CONTUDO, QUANDO ELAS CHEGAM NO ENSINO FUNDAMENTAL ESSA EXPERIÊNCIA COM A LINGUAGEM PICTOGRÁFICA, GRADATIVAMENTE, COMEÇA A DESAPARECER, TANTO POR CONTA DA PREOCUPAÇÃO COM UM CURRÍCULO DENSO E POUCO ARTICULADO, MUITAS VEZES CONDUZIDO POR ATIVIDADES ENFADONHAS, QUANTO PELO RECONHECIMENTO DE NÃO SABERES POR PARTE DOS DOCENTES, DE COMO CORROBORAR COM A CRIANÇAS JUNTO A ESTA LINGUAGEM, UMA VEZ QUE MUITOS DOCENTES AFIRMAM QUE “NÃO SABEM DESENHAR”. LOGO, DIALOGAMOS COM OS ESTUDOS DE ALBANO QUE VERSAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DE INVESTIMENTOS NA FORMAÇÃO ARTÍSTICA DE DOCENTES. A AUTORA POR MEIO DE SEUS ESTUDOS AFIRMA TAMBÉM QUE QUANDO AS CRIANÇAS DESENHAM ELAS ELABORAM PARA SI SEU ESPAÇO DE CRIAÇÃO, E É NESSE ESPAÇO QUE ELAS ESTÃO REINTERPRETANDO O MUNDO À SUA VOLTA. ASSIM, O DESENHO INFANTIL É UMA ARTE REPRESENTATIVA, COMO NOS ENSINA OS ESTUDOS DE DERDYK, OU SEJA, É PERFORMÁTICA, QUE ESTIMULA O IMAGINÁRIO INFANTIL DA CRIANÇA DESENVOLVENDO A SUA CRIATIVIDADE. METODOLOGICAMENTE AMBAS AS ID’S SE INSEREM NO CAMPO DOS ESTUDOS QUALITATIVOS E EM DIÁLOGO COM A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA ENTENDEM A CRIANÇA COMO SUJEITOS ATIVOS QUE REINTERPRETAM O MUNDO E CO-PRODUZEM CULTURA CONFORME AFIRMA CORSARO. ARTICULAMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS EM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA DA ESCUTA INVESTIGADA POR RINALDI QUE NOS MOBILIZA A ESTAR ATENTOS ÀS INTERAÇÕES A TODOS OS ATORES ENVOLVIDOS NO COTIDIANO DA INSTITUIÇÃO. DESTE MODO, O TRABALHO DA AUTORA NOS CONVOCA A CONSTRUIR DE MODO COLETIVO A PRÁTICA DE PLANEJAMENTO COM TODOS OS SUJEITOS QUE DÃO VIDA À COMPLEXIDADE DO COTIDIANO ESCOLAR: CRIANÇAS, SUAS FAMÍLIAS E OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A IDEIA É DE QUE ELE SEJA CONSTANTEMENTE DISCUTIDO E REDESENHADO SEMPRE QUE NECESSÁRIO. PARA OS “SÁBADOS LETIVOS” PENSAMOS INICIALMENTE EM ENCONTROS QUE NÃO DEVERIAM PASSAR DE 30 OU 40 MINUTOS, MAS NESSE SEMESTRE CHEGAMOS MUITAS VEZES À INTERAÇÕES DE UMA HORA E MEIA A QUASE DUAS HORAS. NO GERAL AS CRIANÇAS SE ENVOLVEM BASTANTE COM AS PROPOSTAS QUE OFERECEMOS DE MEDIAÇÃO LITERÁRIA, POÉTICA E DESENHO PASSO A PASSO, SENDO SEMPRE UM DESAFIO FAZER A PALAVRA CIRCULAR ENTRE ELAS. ENTRETANTO, SEMPRE BUSCAMOS ACOLHER TODAS AS VOZES, TENTANDO NÃO DEIXAR QUE O COLETIVO INFANTIL PERCA A DIMENSÃO DE QUE TODAS AS CRIANÇAS TÊM O DIREITO DE FALAR E DE SEREM OUVIDAS. ISSO NO CONTEXTO PRESENCIAL ERA UM DESAFIO, NO CONTEXTO VIRTUAL SE COMPLEXIFICA AINDA MAIS E POR ESSE MOTIVO, AINDA QUE “CONTRA NOSSA VONTADE”, POIS ENTENDÍAMOS QUE ESSE ERA UM TEMPO LONGO DEMAIS PARA AS CRIANÇAS FICAREM FRENTE ÀS TELAS DE COMPUTADORES, TABLETS E/OU CELULARES. APESAR DESSA RESISTÊNCIA QUE TÍNHAMOS, DO TEMPO DE INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS COM TELAS VIRTUAIS, O TRABALHO DE DINAMIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DAS ID’S POR MEIO DELAS, NOS DESAFIAVAM MUITO A ENTENDER O QUE AS CRIANÇAS COM EMPOLGAÇÃO DIZIAM E A IDENTIFICAR AS CRIANÇAS. DINÂMICA PEDAGÓGICA QUE EXIGIA DE NÓS O INVESTIMENTO DE MAIS TEMPO CRONOLÓGICO. TODAVIA, GOSTARÍAMOS DE PONDERAR QUE A EQUIPE GESTORA É EXTRAORDINÁRIA NESSE APOIO, DE BUSCAR COMPREENDER AS CRIANÇAS. ESSE MOVIMENTO DE ESCUTA, FALA E RECONHECIMENTO DAS VOZES E IDENTIDADES DAS CRIANÇAS, INEVITAVELMENTE FEZ COM QUE NÃO TIVÉSSEMOS CONTROLE DO CHRÓNOS, POIS DE ALGUM MODO TÍNHAMOS A SENSAÇÃO DE CONSEGUIR CONSTRUIR COM AS CRIANÇAS UM TEMPO AIÔNICO, CONFORME ARGUMENTA KOHAN. SEGUNDO OS ESTUDOS FILOSÓFICOS DO AUTOR, AIÓN REFERE-SE A UMA TEMPORALIDADE NÃO NUMERÁVEL NEM SUCESSIVA, POIS REMETE-SE A ENTREGA À UMA EXPERIÊNCIA DA INTENSIDADE DA VIDA HUMANA.