A ARBORIZAÇÃO EXERCE MUITA INFLUÊNCIA AO ESPAÇO URBANO, SENDO RESPONSÁVEL POR TRAZER BENEFÍCIOS DE QUALIDADE DE VIDA AO AMBIENTE E À POPULAÇÃO, COMO ESTABILIDADE CLIMÁTICA, COMODIDADE AMBIENTAL, A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DO AR E A BELEZA VISUAL DAS CIDADES. APESAR DE SUA SIGNIFICATIVA IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE, VEM SENDO DISCUTIDAS QUESTÕES RELACIONADAS À AUSÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NAS CIDADES. NESTE CONTEXTO, A PRESENÇA DAS ÁRVORES NO MEIO URBANO E SUA IMPORTÂNCIA TORNA-SE OBJETO DE ESTUDO QUE PODE SER TRABALHADO ATRAVÉS DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS. O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO CONSISTE EM UMA FORMA DE PROBLEMATIZAR A ARBORIZAÇÃO E A SUA RELEVÂNCIA NO ESPAÇO URBANO COM PARTICIPAÇÃO ATIVA DE ESTUDANTES. ESTE TRABALHO TEVE A INTENÇÃO DE ABORDAR A TEMÁTICA ARBORIZAÇÃO URBANA COM OS ALUNOS DE 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL SANTA GENOVEVA, NO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS, TOCANTINS, DESTACANDO SUA IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE NA CIDADE EM QUESTÃO, CONSIDERANDO A FALTA DE ÁRVORES EM LOCAIS DA CIDADE, OBSERVANDO PROBLEMAS OCASIONADOS POR ISSO E PROPONDO SOLUÇÕES PARA SE RESOLVER. O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO COM O APOIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – BRASIL (CAPES) E DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO) CAMPUS ARAGUATINS. O OBJETIVO FOI MOSTRAR AOS ALUNOS DA ESCOLA A IMPORTÂNCIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DE SUA RELEVÂNCIA NO LUGAR ONDE VIVEM COMO UMA FORMA DE ABORDAGEM DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, DENTRO DO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS - TO. A ARBORIZAÇÃO URBANA É ALGO ESSENCIAL PARA QUALQUER ESPAÇO URBANO E PROPORCIONA VÁRIOS FATORES PARA UMA BOA QUALIDADE DE VIDA, ALGUNS DESSES FATORES SÃO VARIADOS, COMO A CAPACIDADE DE PRODUZIR SOMBRA, AMENIZAR A POLUIÇÃO SONORA, AUMENTO DO TEOR DE OXIGÊNIO E UMIDADE, ABSORVER GÁS CARBÔNICO, AMENIZAR A TEMPERATURA E MELHORAR A QUALIDADE DO AR. OS PROBLEMAS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA FALTA DE ÁRVORES NÃO ESTÃO APENAS NAS FLORESTAS, O CRESCIMENTO DAS CIDADES DIMINUI O NÚMERO DE ÁREAS VERDES E CAUSA UMA REDUÇÃO DA BIODIVERSIDADE, COMPACTAÇÃO DO SOLO E ESCOAMENTO NA ÁREA URBANA. A PRESENÇA DE ÁRVORES É ALGO QUE EXIGE PLANEJAMENTO E SEUS PROBLEMAS AO MEIO AMBIENTE SÃO SIMPLES DE NOTAR E PODEM SER RESOLVIDOS COM AÇÕES DA SOCIEDADE. A PROPOSTA DE ATIVIDADE FOI FEITA A CERCA DE 30 ALUNOS DE 8º E 9º ANOS EM JUNHO DE 2021 POR MEIO DE ROTEIROS DE ESTUDOS IMPRESSOS CONTENDO AS ATIVIDADES QUE OS ALUNOS DA ESCOLA REALIZAM DURANTE O ENSINO REMOTO EM VIRTUDE DA PANDEMIA DA COVID-19. AS TURMAS EM QUESTÃO JÁ ESTAVAM SENDO ACOMPANHADAS PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO ESCOLAR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SOBRE A TEMÁTICA JÁ DESTACADA. FOI REALIZADA UMA ATIVIDADE INDIVIDUAL DE OBSERVAÇÃO, NA QUAL OS ALUNOS DEVERIAM IDENTIFICAR A PRESENÇA DE ARBORIZAÇÃO NA RUA ONDE VIVEM E SUA DISTRIBUIÇÃO DE ÁRVORES. ELES ANALISARAM OS BENEFÍCIOS E/OU MALEFÍCIOS DA DISTRIBUIÇÃO DE ÁRVORES NO LOCAL ONDE VIVEM E IDENTIFICARAM PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE POSSAM EXISTIR E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA ELES, E REGISTRARAM TUDO POR MEIO DE VÍDEOS INTERATIVOS GRAVADOS COM O CELULAR, RELATANDO E MOSTRANDO A PRESENÇA DAS ÁRVORES, E DESENHOS QUE BUSCARAM REPRESENTAR SOLUÇÕES PARA A FALTA DE ÁRVORES. A FORMA DE REALIZAÇÃO DO TRABALHO FOI ORIENTADA POR MEIO DE REUNIÕES ONLINE DURANTE AS AULAS DE CIÊNCIAS DAS TURMAS, COM ORIENTAÇÃO E APOIO DA PROFESSORA DA DISCIPLINA. A MAIOR PARTE DOS VÍDEOS FEITOS MOSTRARAM A PRESENÇA DE ÁRVORES NAS RUAS DA CIDADE DE AUGUSTINÓPOLIS, PORÉM EM POUCA QUANTIDADE. MUITOS ALUNOS RELATARAM QUE NOTAVAM A DIFERENÇA DE ESTAR EM UM LOCAL ARBORIZADO, ONDE A SENSAÇÃO TÉRMICA É MAIS AGRADÁVEL, SEGUNDO ELES. TAMBÉM COMENTARAM EM VÍDEOS POSSÍVEIS LOCAIS ONDE ELES ACHARIAM IMPORTANTE A PRESENÇA DE ÁRVORES. A RESPEITO DE POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA SANAR A FALTA DE ÁRVORES, TODOS OS ALUNOS PARTICIPANTES REPRESENTARAM EM DESENHO COLORIDO O PLANTIO DE MUDAS EM LOCAIS DA CIDADE, ALGO VIÁVEL E IMPORTANTE DE SE COLOCAR EM PRÁTICA, SEGUNDO ELES. OS PARTICIPANTES TAMBÉM DEMONSTRARAM MUITA CRIATIVIDADE PARA REALIZAR O TRABALHO, PRINCIPALMENTE NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS, QUE DEVERIA SER ALGO SIMPLES, MAS ALGUNS CHEGARAM ATÉ A FAZER EDIÇÕES QUE O DEIXARAM MELHOR. FOI POSSÍVEL NOTAR QUE IDENTIFICAR PROBLEMAS AMBIENTAIS NO MUNICÍPIO FOI UMA TAREFA FÁCIL PARA OS ALUNOS E QUE, SEGUNDO ELES, AS SOLUÇÕES TAMBÉM PODEM SER FÁCEIS DE SE TRABALHAR COM PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO. O TRABALHO POSSIBILITOU EXERCITAR COMO A PRÁTICA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO TEM AÇÃO INOVADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS. PERCEBE-SE COMO ESSE TIPO DE METODOLOGIA ATIVA CENTRA A APRENDIZAGEM NO PRÓPRIO ALUNO, E PROPORCIONA QUE ELE VISUALIZE A TEMÁTICA NA SUA REALIDADE E SEJA CAPAZ DE SE QUESTIONAR E DISCUTIR A RESPEITO. TRAZER ESSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA SALA DE AULA ASSOCIANDO COM O COTIDIANO DO ALUNO COM FOCO NA INTERDISCIPLINARIDADE É DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA TORNAR O ENSINO MAIS DIDÁTICO E INTERATIVO COM A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO. ALÉM DISSO, TRABALHAR TEMÁTICAS AMBIENTAIS POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO CONSISTE EM UMA FORMA DE DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL PARA A SOCIEDADE.