ADULTIZAÇÃO DA INFÂNCIA: OBRIGAÇÃO X ESCOLHA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8481 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1705 "inscrito_id" => 347 "titulo" => "ADULTIZAÇÃO DA INFÂNCIA: OBRIGAÇÃO X ESCOLHA" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo retratar a “adultização” da infância, situações em que as crianças estão sendo vistas como pequenos adultos; seja pelas responsabilidades que assumem ou simplesmente pelo jeito de vestir e agir em determinadas ocasiões É muito importante lembrar que essa situação não é uma novidade, já que na Idade Média as crianças também eram vistas dessa forma. Vestiam-se como adultos e detinham algumas responsabilidades por terem que viver já na perspectiva de um adulto. Porém, o que está acontecendo atualmente e causando muita repercussão, seja pelos seus pontos positivos ou negativos, é que, antes, se considerava que as crianças deveriam ser preparadas para viverem já como adultos, ao passo que hoje, apesar de se compreender que criança tem que viver como criança, com o movimento capitalista moderno, projeta-se sobre a criança aspectos consumistas da vida adulta que interferem de uma maneira problemática no desenvolvimento infantil. Sob influência de Grant McCracken, pude perceber que mesmo com a construção de leis que asseguram os direitos da infância à criança, ela está sendo reportada a uma condição antiga, que faz com que essa fase de brincadeiras e aprendizagem seja ultrapassada por uma que traz além de responsabilidades; disputas de posições, concursos de beleza, de propaganda e marketing; e o desejo do consumo que vem sendo implantado pela mídia a todo instante, fazendo com que o processo de “adultização” deixe de ser uma obrigação e passe a ser uma escolha, influenciada, mas, ainda assim uma escolha. PALAVRAS-CHAVE: “Adultização”; Infância; Obrigação; Escolha." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS" "palavra_chave" => "ADULTIZAÇÃO, INFÂNCIA, OBRIGAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_11_2014_20_22_24_idinscrito_347_ef884fd6ee694aaa1bb6a166d306862e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NALIM MOURA SANTOS" "autor_nome_curto" => "NALIM MOURA" "autor_email" => "liim_moura@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8481 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1705 "inscrito_id" => 347 "titulo" => "ADULTIZAÇÃO DA INFÂNCIA: OBRIGAÇÃO X ESCOLHA" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo retratar a “adultização” da infância, situações em que as crianças estão sendo vistas como pequenos adultos; seja pelas responsabilidades que assumem ou simplesmente pelo jeito de vestir e agir em determinadas ocasiões É muito importante lembrar que essa situação não é uma novidade, já que na Idade Média as crianças também eram vistas dessa forma. Vestiam-se como adultos e detinham algumas responsabilidades por terem que viver já na perspectiva de um adulto. Porém, o que está acontecendo atualmente e causando muita repercussão, seja pelos seus pontos positivos ou negativos, é que, antes, se considerava que as crianças deveriam ser preparadas para viverem já como adultos, ao passo que hoje, apesar de se compreender que criança tem que viver como criança, com o movimento capitalista moderno, projeta-se sobre a criança aspectos consumistas da vida adulta que interferem de uma maneira problemática no desenvolvimento infantil. Sob influência de Grant McCracken, pude perceber que mesmo com a construção de leis que asseguram os direitos da infância à criança, ela está sendo reportada a uma condição antiga, que faz com que essa fase de brincadeiras e aprendizagem seja ultrapassada por uma que traz além de responsabilidades; disputas de posições, concursos de beleza, de propaganda e marketing; e o desejo do consumo que vem sendo implantado pela mídia a todo instante, fazendo com que o processo de “adultização” deixe de ser uma obrigação e passe a ser uma escolha, influenciada, mas, ainda assim uma escolha. PALAVRAS-CHAVE: “Adultização”; Infância; Obrigação; Escolha." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS" "palavra_chave" => "ADULTIZAÇÃO, INFÂNCIA, OBRIGAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_11_2014_20_22_24_idinscrito_347_ef884fd6ee694aaa1bb6a166d306862e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NALIM MOURA SANTOS" "autor_nome_curto" => "NALIM MOURA" "autor_email" => "liim_moura@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }