A INTERAÇÃO É ESSENCIAL NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM, NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E SOCIAIS (VYGOTSKY, 1984). DIANTE DISSO, É FUNDAMENTAL COMPREENDER QUE HÁ UMA NECESSIDADE DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA SALA DE AULA. ASSIM, A QUESTÃO NORTEADORA PARA O PRESENTE ESTUDO É: COMO REALIZAR A INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR. A PESQUISA FOI REALIZADA NO PERÍODO DE OUTUBRO A NOVEMBRO DE 2019 POR MEIO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO NAS BASES DE DADOS SCIELO E GOOGLE ACADÊMICO, TENDO COMO AUTORES PRINCIPAIS LEV SEMINOVICH VYGOTSKY (1984/1987), BRANDÃO E FERREIRA (2013), CASTRO E PIMENTEL (2009). SEGUNDO VYGOTSKY (1987) AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PELA CRIANÇA MODIFICA SUAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: ELA DÁ UMA FORMA DEFINIDA AO PENSAMENTO, POSSIBILITA O APARECIMENTO DA IMAGINAÇÃO, O USO DA MEMÓRIA E O PLANEJAMENTO DA AÇÃO. NESTE SENTIDO, VYGOTSKY ATRIBUIU MUITA IMPORTÂNCIA AO PAPEL DO PROFESSOR COMO IMPULSIONADOR DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS. A IDEIA CENTRAL DO PRINCÍPIO DA INCLUSÃO É QUE TODOS OS ALUNOS SÃO ÚNICOS, COM AS SUAS EXPERIÊNCIAS, INTERESSES E ATITUDES E É A ESCOLA QUE SE TEM DE ADAPTAR AOS SEUS ALUNOS, PARA TIRAR PARTIDO DA DIVERSIDADE EXISTENTE. PORTANTO, FALAR DE ADAPTAÇÕES CURRICULARES SIGNIFICA FALAR DA ADAPTAÇÃO DA ESCOLA PARA RESPONDER ÀS ESPECIFICIDADES DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, PROMOVENDO MODIFICAÇÕES ESPECÍFICAS NOS ELEMENTOS DO CURRÍCULO, A FIM DE ADEQUÁ-LO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, EMERGIDAS NA DIVERSIDADE DO GRUPO E PROVENIENTES DOS INDIVÍDUOS NO CONTEXTO ESCOLA/SOCIEDADE.