O PRESENTE TEXTO POSSUI COMO PROPÓSITO A REFLEXÃO EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DO GÊNERO TEXTUAL CONTO DE FADAS COM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL II NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, POR MEIO DO TRABALHO EM SALA DE AULA COM A LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS DO GÊNERO CONTO DE FADAS À LUZ DA CONCEPÇÃO INTERACIONISTA DE LINGUAGEM. JUSTIFICA-SE O TEMA PELA CLARA NECESSIDADE DE SE EXPLORAR TEXTOS DA ESFERA LITERÁRIA E GÊNEROS TEXTUAIS MAIS LÚDICOS COM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL, PARA QUE UM CIDADÃO AUTÔNOMO E CONFIANTE SE DESENVOLVA COM A AJUDA DA ESCOLA E DAS FERRAMENTAS QUE ESSA TEM A OFERECER. COM ISSO, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE O TRABALHO COM A IMAGINAÇÃO É CAPAZ DE TRAZER FRUTOS MUITO RICOS PARA OS ALUNOS, UMA VEZ QUE ESSA ABORDAGEM PODE SERVIR COMO UM RECURSO INOVADOR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, PSICOLÓGICO E CULTURAL DA TURMA EM QUESTÃO.