O ?ARRAIAL VIRTUAL? EM TEMPOS DE ESCOLA ONLINE: A FESTA JUNINA COMO FORMA DE UNIR TRADI??ES E INOVA??ES VIA ENSINO REMOTO
SOLANO RODRIGO DOS SANTOS
CL?UDIO APARECIDO FERNANDES
RESUMO:
O PRESENTE ARTIGO TRAZ O RELATO, A AN?LISE E AS REFLEX?ES EM TORNO DAS EXPERI?NCIAS VIVIDAS NO PROJETO ?ARRAIAL VIRTUAL?, QUE VISAVA QUEBRAR O PARADIGMA TELA-FORMUL?RIO INSTAURADO INSTITUCIONALMENTE JUNTO ?S RELA??ES ESCOLARES NO PRIMEIRO ANO DA PANDEMIA PROVOCADA PELA COVID-19, EM MEADOS DE 2020. COM ISSO, FOI LAN?ADA A PROPOSTA PARA A CRIA??O DE VIDEOCLIPE OU A ELABORA??O DE TRABALHO TE?RICO, CONFORME A PREFER?NCIA DO ESTUDANTE, COMO FORMA DE MERGULHAR NAS TRADI??ES RELACIONADAS ?S FESTAS JUNINAS, SOBRETUDO EM SUA MUSICALIDADE, DESDE SUAS ORIGENS SECULARES ?S MANIFESTA??ES T?PICAS DA CULTURA POPULAR NO BRASIL, N?O S? ATENDENDO AS DEMANDAS DAS AULAS DE ARTES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II, EM UMA ESCOLA P?BLICA ESTADUAL LOCALIZADA EM ITAPERU?U, MUNIC?PIO DA REGI?O METROPOLITANA DE CURITIBA, COMO TAMB?M SENDO UMA MANEIRA DE ESTIMULAR O EXERC?CIO DA CRIATIVIDADE INDIVIDUAL POR PARTE DESSES JOVENS (QUE FIZERAM SEUS TRABALHOS COM RECURSOS CASEIROS), E/OU DE CONHECER FACETAS OUTRAS DE UMA MANIFESTA??O POPULAR QUE MARCA NOSSA IDENTIDADE (PRINCIPALMENTE PARA QUEM OPTOU PELA PESQUISA), E QUI?? POSSIBILITAR UM MEIO DE SOCIALIZA??O DE CONHECIMENTOS E AFETOS AO REDOR DE UMA TRADI??O MARCANTE EM DIVERSAS COMUNIDADES BRASIL AFORA, SEJA DE NATUREZA ESCOLAR OU N?O. AL?M DISSO, EM UM DURO E AT? ENT?O IN?DITO PER?ODO DE ISOLAMENTO SOCIAL, TAMB?M OBJETIVAVA RESGATAR, APROFUNDAR E AT? AMPLIAR AS MEM?RIAS E SABERES AO REDOR DESSE T?O POPULAR FESTEJO, N?O APENAS COM INTENTO DE PROPORCIONAR UM MELHOR APRENDIZADO ATRAV?S DO ENSINO REMOTO, MAS COMO MODO DE EXPRESS?O QUE ROMPESSE O PESO DA SOLID?O E DA ROTINA DURANTE AQUELE MOMENTO, CUJAS QUEIXAS ERAM RECORRENTES NAS FALAS DE GRANDE PARTE DOS ADOLESCENTES, E DE N?S MESMOS, EDUCADORES, HAJA VISTO QUE TAL PROPOSTA TRAZIA COMO INTEN??O DE INCENTIVAR O USO MAIS INVENTIVO E EXPLORAT?RIO DAS TECNOLOGIAS MAIS COMUMENTE UTILIZADAS POR TAIS, COM DESTAQUE PARA OS CELULARES. DESSE MODO, SER? ANALISADA A PRODU??O MEDI?TICA E/OU TEXTO-VISUAL DESENVOLVIDA POR TAIS ATORES, DESDE A PROPOSI??O PELO DOCENTE RESPONS?VEL PELA DISCIPLINA, ?S CRIA??ES DESENVOLVIDAS PELOS DISCENTES, PROTAGONISTAS DESSE PROCESSO, COM OBSERV?NCIA DOS DIFERENTES PERCURSOS EST?TICOS E/OU CIENT?FICOS QUE TAIS SUJEITOS TOMARAM AO LONGO DO PROCESSO. SOB O VI?S DA EDUCA??O SENS?VEL (DUARTE JR.) PERTINENTE AO CAMPO DA ARTE-EDUCA??O, E DE UM APRENDIZADO PAUTADO PELA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA (FREIRE), SER?O DESCRITAS E ANALISADAS AS A??ES FORMADORAS, ASSIM COMO AS IMPRESS?ES SOBRE AS OBRAS RESULTANTES DESSE TRABALHO, AL?M DO APONTAMENTO DOS AVAN?OS ALCAN?ADOS E DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS EM SEU ANDAMENTO. COM OBJETIVO DE TRA?AR POSS?VEIS REFLEX?ES INTERDISCIPLINARES (E AT? TRANSDISCIPLINARES) EM TORNO DESSES PENSADORES DA EDUCA??O, QUE N?O S? EMBASARAM A PESQUISA, COMO TAMB?M A A??O EM SALA DE AULA, AINDA QUE VIRTUAL, TAIS REFERENCIAIS SER?O LIGADOS AOS PRESSUPOSTOS DA ETNOMUSICOLOGIA, CAMPO DE ESTUDO QUE VISA A COMPREENS?O DO FEN?MENO MUSICAL A PARTIR DO SEU CONTEXTO, COM BASE EM SEUS AUTORES FUNDAMENTAIS (BLACKING; L?HNING), CONTEMPOR?NEOS (REILY; SMALL; TURINO), E ESPEC?FICOS, QUE A ABORDAM JUNTO ? EDUCA??O MUSICAL (BRESLER; CAMPBELL; GREEN), E PARTIR DESSE CABEDAL, SER?O DESCRITAS AS DEMANDAS QUE LEVARAM UM PROFESSOR A DESENVOLVER TAL PROPOSTA DENTRO DA DISCIPLINA DE ARTES, PROCURANDO ASSIM PRIVILEGIAR O DIREITO DE ESCOLHA DAS CAN??ES POR PARTE DOS ESTUDANTES-AUTORES, DENTRO DE UM REPERT?RIO MUSICAL LIGADO A ESSA IMPORTANTE FESTIVIDADE DE NOSSA CULTURA POPULAR, SEJA PARA PARTE DOS JOVENS EXERCITAREM SUAS POTENCIALIDADES CRIATIVAS POR MEIO DAS LINGUAGENS ART?STICAS, SEJA PARA OUTRA CONSTITUIR UMA BUSCA CIENT?FICA E AMPLIA??O DO REPERT?RIO CULTURAL A PARTIR DO RESPECTIVO FESTEJO. POR FIM, SER?O APONTADOS OS CAMINHOS EPISTEMOL?GICOS QUE PODER?O EXPLICAR COMO OS ESTUDANTES TOMARAM CONSCI?NCIA DOS FATORES HIST?RICOS, ETNOGR?FICOS, SOCIAIS, POL?TICOS, EST?TICOS E CULTURAIS QUE CERCAM AS FESTAS JUNINAS, ALGUNS INCLUSIVE DE MANEIRA L?DICA, AO MESMO TEMPO QUE SE APROPRIARAM DE NOVAS FERRAMENTAS TECNOL?GICAS, QUE PASSAMOS A UTILIZAR DIANTE DA ATUAL PANDEMIA, S? QUE SUBVERTENDO SEUS USOS COMUNS E REINVENTANDO SABERES PARA AL?M DO PENSAMENTO HEGEM?NICO QUE EXISTE POR TR?S DE TAIS APARATOS (SODR?), POR MEIO DE SUJEITOS QUE (RE-) DESCOBREM, INTERPRETAM, CRIAM, ESCUTAM, CANTAM, DAN?AM E/OU COMEMORAM AS FESTIVIDADES JUNINAS DE UM JEITO OUTRO, MESMO QUE SOLITARIAMENTE, OFERECENDO EXEMPLOS OUTROS DE RENOVAR O ENSINO COM BASE NO QUE H? DE MAIS TRADICIONAL E BELO EM NOSSA CULTURA POPULAR, FORTALECENDO IGUALMENTE NOSSAS IDENTIDADES (HALL), ASSIM COMO PODEMOS ENTENDER A FORMA PELA QUAL SOMOS INFLUENCIADOS E/OU ATRA?DOS H? S?CULOS POR ESSES ELEMENTOS DE CARNAVALIZA??O, CONFORME PRECONIZA A FILOSOFIA DE PRISMA BAKHTINIANO, AO ABORDAR AS RA?ZES DAS MANIFESTA??ES POPULARES (BAKHTIN), CONTRIBUINDO TANTO PARA O MELHOR ENTENDIMENTO DESSES FEN?MENOS, PARTICULARMENTE PARA QUEM ESTUDA E/OU EXERCE A PROFISS?O DOCENTE, E ASSIM INSPIRAR NOVAS POSSIBILIDADES DE ATUA??O PEDAG?GICA NAS ESCOLAS, EM DIVERSAS DISCIPLINAS, QUANTO PARA O TRABALHO DE OUTROS PESQUISADORES, EM ?REAS CORRELATAS.
PALAVRAS-CHAVE: ARTE-EDUCA??O, ETNOMUSICOLOGIA, ENSINO REMOTO, CULTURA POPULAR, FESTAS JUNINAS.
OBSERVA??O: NA ORIENTA??O ORIGINAL PARA SUBMISS?O, ? RECOMENDADO O APONTAMENTO DOS REFERENCIAIS BIBLIOGR?FICOS, CONFORME EST? DISPON?VEL NO LINK HTTPS://ENALIC.COM.BR/NORMAS.PHP?ID=1 , POR?M, NA INDICA??O DE CORRE??O, AS MESMAS DEVEM SER SUPRIMIDAS. DIANTE DISSO, NA D?VIDA, SEGUE UM ARQUIVO EM PDF COM AS DUAS VERS?ES. QUAISQUER NECESSIDADE DE ESCLARECIMENTOS OU ALTERA??ES, BASTA ENTRAR EM CONTATO PELO E-MAIL SOLANO.ARTESMIDIAS@GMAIL.COM