O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO A DISCUSSÃO E EXPOSIÇÃO A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOS PIBIDIANOS ATUANTES DO CENTRO DE EXCELÊNCIA BARÃO DE MAUÁ, QUE BUSCAM POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) O SEU PRIMEIRO CONTATO COM A DOCÊNCIA NA SALA DE AULA. NESTE SENTIDO, O ARTIGO TRATOU-SE DAS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS DESDE O FINAL DE OUTUBRO DE 2020 ATÉ A ATUALIDADE, FORAM LEVADAS COMO PROPOSTAS NESSE FORMATO REMOTO, BUSCANDO NOVAS METODOLOGIAS ATIVAS QUE MOSTRASSEM A ATUAÇÃO DA GEOGRAFIA COM UMA NOVA PERSPECTIVA NESSE FORMATO REMOTO. DIANTE DISSO, BUSCOU-SE A PARTICIPAÇÃO MAIS EFETIVA DOS ALUNOS, APLICADO NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA QUE TORNOU-SE UM GRANDE DESAFIO, JÁ QUE HÁ INÚMEROS EMPECILHOS QUE DIFICULTAM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO HORÁRIO DAS AULAS, O QUE INICIALMENTE É DESESTIMULADOR, SENDO SUPERADOS DE FORMA GRADUAL.