O PRESENTE TRABALHO SERÁ PAUTADO NA PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO ABORDANDO A
IMPORTÂNCIA E AS ADVERSIDADES ENCONTRADAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL, POIS O FAZER DOCENTE VAI MUITO
ALÉM DE UMA ÚNICA FORMAÇÃO, TENDO O PROFESSOR QUE SE ATUALIZAR SEMPRE, JÁ QUE TUDO NO MUNDO É
PASSÍVEL DE MODIFICAÇÕES E NA EDUCAÇÃO NÃO É DIFERENTE. NESSE VIÉS, ALGUNS PROFESSORES NA
ATUALIDADE DEMONSTRAM AINDA ESTAREM PRESOS A METODOLOGIASTRADICIONAIS DE ENSINO, ISSO SE DANDO,
PRINCIPALMENTE, PELA FALTA DE RECURSOS E FORMAÇÕES CONTINUADAS SUBSIDIADAS PELOS ÓRGÃOS
COMPETENTES, DEIXANDO AS AULAS ENFADONHAS E NÃO TENDO UMA DIDÁTICA SIMPLES E CRÍTICA. NESSE
ASPECTO, PODE-SE CONSTATAR QUE MUITOS PROFESSORES, MESMO TENDO A DISPOSIÇÃO DE TECNOLOGIAS
VOLTADAS PARA O ENSINO, ÀS VEZES NÃO SABEM UTILIZAR TAIS RECURSOS POR NÃO TEREM FORMAÇÃO
CONTINUADA PARA UTILIZAREM ESSAS TECNOLOGIAS. NESSE INTERIM, O PIBID DE GEOGRAFIA ( PROGRAMA
INSTITUCIONAL BRASILEIRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (CAMPUS
ITABAIANA) O QUAL AS ATIVIDADES SÃO DESENVOLVIDAS NO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO XXIII, MOSTRA QUE É
POSSÍVEL DESENVOLVER A PARTIR DE TECNOLOGIAS RECURSOS DIDÁTICOS DE FÁCIL ACESSO, INSTIGANDO O ALUNO
A PENSAR/REFLETIR OS CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA E FORA DELA, MOSTRANDO A EFICÁCIA DE TER UMA
EDUCAÇÃO COM PROFISSIONAIS ADEPTO AS TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE A
UM PERÍODO DE GRANDE DIFUSÃO DO MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL. LOGO, ESTAMOS
DESENVOLVENDO VÁRIAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO MAPAS MENTAIS, PARÓDIAS, JOGOS ETC... VISANDO
DEMOCRATIZAR O CONHECIMENTO E TORNAR A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA, FUGINDO DAS AMARRAS DE UMA
EDUCAÇÃO TRADICIONAL E ULTRAPASSADA.