PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS CAUSADOS PELA PANDEMIA NO QUE DIZ RESPEITO AO APRENDIZADO, MEDIDAS EMERGENCIAIS FORAM TOMADAS PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO. PARA RESPEITAR O DISTANCIAMENTO SOCIAL OBRIGATÓRIO, AS AULAS PRESENCIAIS PASSARAM PARA O FORMATO DE AULAS REMOTAS, VISTO QUE NEM TODOS OS ALUNOS POSSUEM APARELHOS ELETRÔNICOS E INTERNET, FORAM APLICADOS ROTEIROS DE ESTUDOS IMPRESSOS, QUE CONTAM COM MATERIAL IMPRESSO DE APOIO E O LIVRO DIDÁTICO.
PARA AVALIAR O APRENDIZADO DOS ALUNOS ATRAVÉS DESSA TÉCNICA DE APLICAÇÃO DE ROTEIROS, FORAM FEITAS ANÁLISES DE DESEMPENHO, ATRAVÉS DA ANÁLISE DE ACERTO DAS QUESTÕES DOS ROTEIROS DE ESTUDO, COM ISSO FOI POSSÍVEL AVALIAR O DESEMPENHO INDIVIDUAL E COLETIVO DOS MESMOS. FOI OBSERVADO A NECESSIDADE DE INCENTIVAR OS ALUNOS ATRAVÉS DE RECURSOS VISUAIS (IMAGENS, MAPAS, GRÁFICOS), QUESTÕES OBJETIVAS DE FÁCIL COMPREENSÃO, PARA QUE OS MESMOS OBTENHAM AUTONOMIA DE ESTUDO E DESENVOLVAM HABILIDADES, COMO INTERPRETAÇÃO TEXTUAL E COM ISSO CONSEGUIR ACOMPANHAR OS ROTEIROS DE ESTUDOS.