ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DE QUÍMICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS TABLETS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE AREIA - PB
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8499 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1425 "inscrito_id" => 2359 "titulo" => "ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DE QUÍMICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS TABLETS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE AREIA - PB" "resumo" => "A sociedade atual está cada vez mais informatizada e globalizada. A utilização de novas tecnologias vem desempenhando papeis cada vez mais importantes no dia a dia das pessoas e na educação; assim, é impossível pensar em um processo de ensino aprendizagem que não integre os recursos tecnológicos e a prática educativa. Diante deste fato o governo federal brasileiro vem investindo em políticas públicas e de ação educativa para a inclusão desses novos recursos tecnológicos, razão por que, para atender a essas políticas, a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba investiu, no ano de 2013, mais de 19 milhões de reais na compra e no fornecimento de tablets para alunos da 1ª série do ensino médio e para os professores da educação básica da rede estadual de ensino. Ante o exposto objetivou-se, com esta pesquisa, realizar uma análise das concepções dos docentes de química sobre a utilização dos tablets em uma escola pública da cidade de Areia – PB. O público alvo se constituiu de dois professores de química dessa escola. O instrumento de coleta dos dados utilizado foi o questionário, composto de perguntas objetivas e subjetivas. Os resultados encontrados demonstram que os professores questionados receberam tablet, porém os mesmos afirmam não utilizá-los em sala de aula e revelam que não passaram por capacitação para usá-los. Quando questionados se os tablets estão auxiliando na aprendizagem dos alunos os docentes foram unânimes em afirmar que não e justificaram suas respostas: Professor A “devido não haver suporte de conteúdo”; Professor B “pois são poucos os que utilizam os tablets por estarem quebrados”. Ao serem indagados sobre a forma de que como os tablets seriam mais úteis tanto para os alunos como para eles, os docentes relatam: “Tendo acesso à internet e ao conteúdo digital”; “Se viessem com mais aplicativos voltado para as disciplinas e/ou até mesmo com acesso a outros livros didáticos”. Diante dos resultados obtidos verificou-se a falta de capacitação dos docentes para a utilização dos tablets no processo de ensino aprendizagem tanto quanto a falta de aplicativos nos mesmos. Observa-se, assim, a necessidade de uma avaliação contínua por parte do governo do estado na utilização desses tablets para que os problemas sejam solucionados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, INCLUSÃO, RECURSOS TECNOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_13_44_28_idinscrito_2359_e497e5f714a7516604a87557de6737f4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANE MARQUES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "CHRIS" "autor_email" => "chris-marx@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8499 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1425 "inscrito_id" => 2359 "titulo" => "ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DE QUÍMICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS TABLETS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE AREIA - PB" "resumo" => "A sociedade atual está cada vez mais informatizada e globalizada. A utilização de novas tecnologias vem desempenhando papeis cada vez mais importantes no dia a dia das pessoas e na educação; assim, é impossível pensar em um processo de ensino aprendizagem que não integre os recursos tecnológicos e a prática educativa. Diante deste fato o governo federal brasileiro vem investindo em políticas públicas e de ação educativa para a inclusão desses novos recursos tecnológicos, razão por que, para atender a essas políticas, a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba investiu, no ano de 2013, mais de 19 milhões de reais na compra e no fornecimento de tablets para alunos da 1ª série do ensino médio e para os professores da educação básica da rede estadual de ensino. Ante o exposto objetivou-se, com esta pesquisa, realizar uma análise das concepções dos docentes de química sobre a utilização dos tablets em uma escola pública da cidade de Areia – PB. O público alvo se constituiu de dois professores de química dessa escola. O instrumento de coleta dos dados utilizado foi o questionário, composto de perguntas objetivas e subjetivas. Os resultados encontrados demonstram que os professores questionados receberam tablet, porém os mesmos afirmam não utilizá-los em sala de aula e revelam que não passaram por capacitação para usá-los. Quando questionados se os tablets estão auxiliando na aprendizagem dos alunos os docentes foram unânimes em afirmar que não e justificaram suas respostas: Professor A “devido não haver suporte de conteúdo”; Professor B “pois são poucos os que utilizam os tablets por estarem quebrados”. Ao serem indagados sobre a forma de que como os tablets seriam mais úteis tanto para os alunos como para eles, os docentes relatam: “Tendo acesso à internet e ao conteúdo digital”; “Se viessem com mais aplicativos voltado para as disciplinas e/ou até mesmo com acesso a outros livros didáticos”. Diante dos resultados obtidos verificou-se a falta de capacitação dos docentes para a utilização dos tablets no processo de ensino aprendizagem tanto quanto a falta de aplicativos nos mesmos. Observa-se, assim, a necessidade de uma avaliação contínua por parte do governo do estado na utilização desses tablets para que os problemas sejam solucionados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, INCLUSÃO, RECURSOS TECNOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_13_44_28_idinscrito_2359_e497e5f714a7516604a87557de6737f4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANE MARQUES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "CHRIS" "autor_email" => "chris-marx@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }