REFLEXÃO DAS VIVÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), ESSA OPORTUNIDADE QUE O PROGRAMA NOS DÁ É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS COM ALGUNS DIAS DESSA CONVIVÊNCIA COM OS ALUNOS MESMO REMOTAMENTE PERCEBEMOS QUE OS ALUNOS SE ACOSTUMAM COM A NOSSA PRESENÇA TENDO MAIS AUXÍLIO NAS AULAS E ALGUNS ENTRAM EM CONTATO COM A GENTE PARA PEDIR AUXÍLIO NAS ATIVIDADES QUE SÃO DADAS EM SALA DE AULA VIRTUAL E TAMBÉM POSTADAS NO GRUPO DE WHATSAPP, DURANTE ESSE TEMPO EM QUE ESTAMOS PARTICIPANDO DO PROJETO REALIZAMOS ALGUMAS INTERAÇÕES E OFICINAS NA SALA DE AULA VIRTUAL COM OS ALUNOS, AS INTERAÇÕES SÃO FEITAS JUNTO COM O PROFESSOR SUPERVISOR ONDE TRAZEMOS VÍDEOS, IMAGENS QUE SEJAM DIDÁTICAS PARA QUE ESTIMULE O PENSAR DO ALUNO SOBRE DETERMINADO ASSUNTO, AS OFICINAS SÃO MINISTRADAS TAMBÉM COM ESSA “PEGADA” DE PROVOCAR O ALUNO E AJUDÁ-LO A ELABORAR UMA OPINIÃO CRÍTICA SOBRE O ASSUNTO, AS OFICINAS É UMA MANEIRA DE FAZER COM QUE OS ALUNOS SE DESPRENDEM MAIS DA SALA DE AULA NO SENTIDO QUE O MESMO POSSA APRENDER O CONTEÚDO DE UMA FORMA MAIS DESCONTRAÍDA MESMO QUE VIRTUALMENTE E FAZER COM QUE ELES PERCEBAM QUE A GEOGRAFIA NÃO É DECOREBA, ENFATIZAMOS QUE É IMPORTANTE QUE OS ALUNOS TENHAM ESSAS AULAS PRÁTICAS POIS MUITAS VEZES O ASSUNTO ACABA SENDO UM POUCO ENFADONHO, COM AS OFICINAS PODEMOS OBSERVAR QUE OS ALUNOS TIVERAM UMA FACILIDADE MAIOR DE APRENDIZAGEM, PORÉM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS FICARAM DEFASADAS DEVIDO A PANDEMIA.