A SOCIOEDUCA??O ? UM ASSUNTO POUCO OU NUNCA ABORDADO NOS CURSOS DE FORMA??O DE PROFESSORES, NO ENTANTO PODE SE APRESENTAR COMO UMA POSSIBILIDADE DE DI?LOGO ENTRE A INSTITUI??O FORMADORA E A SOCIEDADE. DESSA FORMA, O SEGUINTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DE INSER??O DOS LICENCIANDOS DO IFRJ-CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, NO CENTRO DE RECURSOS INTEGRADOS DE ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE (CRIAAD) DE DUQUE DE CAXIAS, INSTITUI??O COM ADOLESCENTES EM REGIME DE SEMILIBERDADE, EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS, PARTINDO DE ATIVIDADES QUE ARTICULAM A ALFABETIZA??O CIENT?FICA ATRAV?S DE PROPOSTAS INSTIGANTES COM TEMAS DO COTIDIANO E TRAZENDO CURIOSIDADES, POSSIBILITANDO A APRENDIZAGEM QUE RELACIONE OS CONHECIMENTOS CIENT?FICOS E A CIDADANIA. DEVIDO A PANDEMIA OCASIONADA PELO CORONAV?RUS AS ATIVIDADES QUE ANTES ERAM PRESENCIAIS, PRECISARAM SER ADAPTADAS PARA O AMBIENTE REMOTO, ATRAV?S DE OFICINAS SEMANAIS, COM TEMAS QUE SE RELACIONAM COM AS VIV?NCIAS DOS ADOLESCENTES, E UTILIZANDO COMO FERRAMENTA PRINCIPAL O GOOGLE MEET.. ASSIM, TEMOS COMO FOCO CENTRAL AMPLIAR HORIZONTES, PROMOVER ESPA?O DE DISCUSS?ES DAS QUEST?ES SOCIAIS, PROVOCAR O INTERESSE NAS ?REAS CIENT?FICAS E ENSINAR CONTE?DOS CIENT?FICOS QUE SEJAM CONTEXTUALIZADOS E ADEQUADOS PARA O GRUPO DE ALUNOS EM QUEST?O, A FIM DE CONSTRUIR UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM HUMANIZADO E CONSCIENTE, E AL?M DISSO, PROMOVER UMA FORMA??O DOCENTE CONTEXTUALIZADA E CONSCIENTE DE SEU PAPEL SOCIAL.