NOS ÚLTIMOS ANOS, OS BIOMODELOS FEITOS A PARTIR DA TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D, TAMBÉM CHAMADA DE MANUFATURA ADITIVA, TÊM SIDO INCORPORADOS À ÁREA DA SAÚDE, FACILITANDO A VISUALIZAÇÃO DE ESTRUTURAS ANATÔMICAS, SENDO ÚTIL PARA ENSINO, PLANEJAMENTO CIRÚRGICO E TOMADA DE DECISÕES CLÍNICAS E CIRÚRGICAS. O USO DESSA TECNOLOGIA NO CONTEXTO ACADÊMICO PODE SER DE GRANDE VALIA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DA SAÚDE. DIANTE DISTO, A PRESENTE REVISÃO INTEGRATIVA REÚNE ESTUDOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS A FIM DE ESCLARECER SE O USO DE BIOMODELOS NO ENSINO DE ANATOMIA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA É SUPERIOR COMPARADO AO USO DE MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO. A PESQUISA FOI REALIZADA EM TRÊS BASES DE DADOS, CONTANDO COM UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA ESPECÍFICA PARA CADA BASE. FORAM ENCONTRADOS 159 ARTIGOS, MAS APENAS CINCO CORRESPONDERAM AOS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE. OS ARTIGOS SELECIONADOS COMPARARAM OS BIOMODELOS COM ATLAS 2D, PALESTRAS, MATERIAL TEXTUAL OU IMAGENS 3D COMPUTADORIZADAS. OS ESTUDANTES QUE TIVERAM ACESSO À BIOMODELOS APRESENTARAM UM DESEMPENHO MELHOR DO QUE OS ESTUDANTES QUE FORAM EXPOSTOS A OUTRO MÉTODO. PORTANTO, A PARTIR DESTA REVISÃO, O USO DE BIOMODELOS É EFICAZ E SUPERIOR COMPARADO AO USO DE MÉTODOS TRADICIONAIS NO CONTEXTO DO ENSINO DE ANATOMIA.