FILHO, Ulysses Rocha. Letramento literário: pibid em sala de aula remota. E-book VIII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/85113>. Acesso em: 27/12/2024 23:45
A PR?TICA DA ESCRITA DECORRE DE TEXTOS LITER?RIOS DESENVOLVIDOS POR METODOLOGIAS EFICAZES NO QUE DIZ RESPEITO AO LETRAMENTO LITER?RIO EM SALA DE AULA DE ENSINO FUNDAMENTAL E/OU M?DIO (EM ESCOLA E COL?GIOS P?BLICOS) BEM COMO A RESPECTIVA RESSIGNIFICA??O NO PER?ODO PAND?MICO (2020-2021) QUE ESTAMOS VIVENCIANDO. A COMUNICA??O TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS PR?TICAS DO PROJETO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIA??O ? DOC?NCIA) LETRAS PORTUGU?S DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATAL?O (UFCAT) TENDO COMO FOCO AS PR?TICAS PEDAG?GICAS CONDUZIDAS PARA OS AMBIENTES VIRTUAIS VIVENCIADOS (E N?O PREVISTO, ORIGINALMENTE). DESSA FORMA, SEGUIMOS OS PRINC?PIOS NORTEADORES DE PR?TICA DE LEITURA FORMADORA DE LEITORES E A CONSCIENTIZA??O EM SUA FORMA??O ESCOLAR E SOCIAL (CANDIDO, 1995) AL?M DE SOARES (2006) NO QUE TANGE AO LETRAMENTO POSS?VEL. TODAS AS ATIVIDADES (DESENVOLVIDAS, A SEREM APRESENTADAS OU A DESENVOLVER), REPORTARAM ?S PREMISSAS PRECONIZADAS POR RILDO COSSON (2006), ATRAV?S DE SUA SEQU?NCIA B?SICA E EXPANDIDA (MOTIVA??O, INTRODU??O, LEITURA E INTERPRETA??O). RESSALTA-SE QUE EM TEMPOS DE PANDEMIA - COVID 19, O PROJETO V?-SE PRIVADO DE CONTATO DI?RIO BEM COMO DO ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS E DA GRANDE EVAS?O NAS TR?S ESCOLAS EM QUE O PROJETO ? DESENVOLVIDO. ENTRETANTO, OS PRINC?PIOS NORTEADORES DO PROJETO FORAM SUSCITADOS EM CONFORMIDADE DO TRABALHAR O LETRAMENTO LITER?RIO EM SALA DE AULA ATENTANDO-SE PARA AS ESPECIFICIDADES DO CONTEXTO PAND?MICO E DO COTIDIANO ESCOLAR (VEZ QUE TODAS AS ESPECIFICIDADES LOCAIS FORAM RESPEITADAS E/OU RESSIGNIFICADAS).