AS TRANSLAÇÕES DE INTERESSE E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL APOIADA NA TEORIA ATOR-REDE
0 of 0"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 85134 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 416 "inscrito_id" => 1181 "titulo" => "AS TRANSLAÇÕES DE INTERESSE E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL APOIADA NA TEORIA ATOR-REDE" "resumo" => "O PRESENTE TEXTO REFERE-SE A UM RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO QUE ENCONTRA-SE EM DESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MINEIRA, QUE TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS IMPACTOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE, INSPIRADO NA TEORIA ATOR-REDE. ESTANDO NA PAUTA DA ATUAL POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AMBOS OS EDITAIS, Nº 06/2018 E Nº 01/2020, LANÇADOS PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), OBJETIVAM SELECIONAR, NO ÂMBITO DO PROGRAMA, INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS INOVADORES QUE ESTIMULEM ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, CONDUZIDOS EM PARCERIA COM AS REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (CAPES, 2018; 2020). POR TRATAR-SE DE UMA POLÍTICA RECENTE E UM TANTO CONTROVERSA, O PRESENTE RECORTE BUSCA RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO DE PESQUISA: AS TRANSLAÇÕES DE INTERESSE IDENTIFICADAS NOS DOCUMENTOS DO PRP CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE? TENDO EM VISTA QUE OS PROFISSIONAIS DOCENTES RECEBEM SUA FORMAÇÃO NO ÂMBITO DESTAS INSTITUIÇÕES, ARTICULADA COM AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, JULGA-SE NECESSÁRIO INVESTIGAR COMO O REFERIDO PROGRAMA ENCONTRA-SE ORGANIZADO NAS IES. POR ISSO, OBJETIVAMOS DESCREVER AS TRANSLAÇÕES IDENTIFICADAS NOS DOCUMENTOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PREVISTO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS, QUE IMPLANTOU O PROGRAMA DESDE A PRIMEIRA CHAMADA PÚBLICA DA CAPES, EM 2018. PARA ISSO, APRESENTAMOS UM BREVE HISTÓRICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ESTUDADA, TRAZENDO REFLEXÕES SOBRE AS MUDANÇAS NO CONTEXTO DO CURRÍCULO, E A IMPORTÂNCIA DO MESMO NA E PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS, ABORDANDO OS IMPACTOS NAS UNIDADES CURRICULARES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO MEDIANTE A IMPLANTAÇÃO DO PRP. DISCUTIMOS EM UM OUTRO TÓPICO, SOBRE A NOVA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LANÇADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), TRAZENDO INFORMAÇÕES BASEADAS EM ESTUDOS JÁ DESENVOLVIDOS SOBRE OS IMPACTOS QUE A REFERIDA POLÍTICA TROUXE JUNTO COM SEU LANÇAMENTO. PARA MAIS, APOIAMOS EM AUTORES COMO: PIMENTA E LIMA (2012; 2017; 2019), GATTI (2016; 2017; 2019) E ALLAIN (2015), VISTO QUE AS AUTORAS ABORDAM QUESTÕES RELACIONADAS A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRAZENDO REFLEXÕES SOBRE O ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL E AS MODIFICAÇÕES QUE ESTE VEM SOFRENDO. PARA NOS AUXILIAR NA DISCUSSÃO SOBRE IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE, APOIAMOS EM PIMENTA (2005, 2006; 2012), GARCIA; HYPOLITO E VIEIRA (2005), TENDO EM VISTA QUE ELES SE REFEREM À IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE COMO ALGO QUE SE CONSTRÓI, DESTACANDO EM SEUS TRABALHOS A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PASSAR POR UM PROCESSO DE FORMAÇÃO SISTEMATIZADA PARA ASSUMIR TAREFAS RELATIVAS À DOCÊNCIA, ALINHANDO-SE A IDEIA A QUAL DEFENDEMOS: A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE É UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO. TRAZEMOS TAMBÉM COMO NOSSO MARCO TEÓRICO A TEORIA ATOR-REDE, DEFENDIDA POR LATOUR (2000). NO QUE CONCERNE À METODOLOGIA, A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA, CARACTERIZADA COMO ANÁLISE DOCUMENTAL, SUPORTADA POR REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA A COLETA DE DADOS FORAM AS LEIS, PARECERES, NORMATIVAS, EDITAIS DA CAPES 06/2018 E 01/2020, PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE EM TELA, PROJETOS INSTITUCIONAIS DO PRP DA MESMA INSTITUIÇÃO, BEM COMO OS SUBPROJETOS DE BIOLOGIA. DE POSSE DESTES DOCUMENTOS, APÓS LEITURA ATENTA, PARTIMOS PARA SUA ANÁLISE A PARTIR DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), DE MORAES E GALIAZZI (2007), DIALOGANDO, SEMPRE QUE POSSÍVEL COM A TAR, A QUAL NOS PERMITIU DESCREVER OS MOVIMENTOS DE TRANSLAÇÃO (LATOUR, 2012) REALIZADOS PELOS ATORES IDENTIFICADOS NA PESQUISA. CONSTATAMOS, QUE O PROJETO INSTITUCIONAL DO PRP, IMPLANTADO NA UNIVERSIDADE ESTUDADA, DEIXA TRANSPARECER QUE FOI ESCRITO DE FORMA ALIGEIRADA, DEIXANDO MARGEM PARA QUESTÕES MUITAS DAS VEZES CONTROVERSAS, COMO POR EXEMPLO, A QUESTÃO DO ESTAGIÁRIO QUE NÃO PARTICIPA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONSEGUIR SER BENEFICIADO COM A IMPLANTAÇÃO DO MESMO. ALÉM DISSO, OS SUBPROJETOS SÃO ORGANIZADOS DE FORMA DIFERENTES EM AMBOS OS PROJETOS INSTITUCIONAIS, E ESPECIFICAMENTE SOBRE O SUBPROJETO BIOLOGIA, ESTE É APRESENTADO NO PROJETO INSTITUCIONAL DE FORMA INCOMPLETA, COMPARADO AO SUBPROJETO QUE O DOCENTE ORIENTADOR REPASSA PARA OS PRECEPTORES. IDENTIFICAMOS TAMBÉM, QUE O INTERESSE EXPLICITADO NOS EDITAIS EM QUERER INDUZIR AS IES A ADEQUAREM SUAS LICENCIATURAS À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, DEIXA TRANSPARECER O CONTROLE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EM RELAÇÃO AO CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS, RESTRINGINDO ASSIM, A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA. DO PONTO DE VISTA DA TEORIA ATOR-REDE, O PRP FIGURA, PORTANTO, COMO UM PONTO DE PASSAGEM OBRIGATÓRIO QUE FACILITA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DO MEC NAS IES, PERMITINDO QUE ESTAS TENHAM UMA MAIOR PENETRAÇÃO E ACEITAÇÃO NAS UNIVERSIDADES. ◀O PRESENTE TEXTO REFERE-SE A UM RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO QUE ENCONTRA-SE EM DESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBL ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRANSLAÇÃO DE INTERESSE, TEORIA ATOR-REDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA102_ID118118032022134708.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRAZIELLE SOUZA NEVES" "autor_nome_curto" => "GRAZI" "autor_email" => "neves.souza@ufvjm.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 85134 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 416 "inscrito_id" => 1181 "titulo" => "AS TRANSLAÇÕES DE INTERESSE E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL APOIADA NA TEORIA ATOR-REDE" "resumo" => "O PRESENTE TEXTO REFERE-SE A UM RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO QUE ENCONTRA-SE EM DESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MINEIRA, QUE TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS IMPACTOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE, INSPIRADO NA TEORIA ATOR-REDE. ESTANDO NA PAUTA DA ATUAL POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AMBOS OS EDITAIS, Nº 06/2018 E Nº 01/2020, LANÇADOS PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), OBJETIVAM SELECIONAR, NO ÂMBITO DO PROGRAMA, INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS INOVADORES QUE ESTIMULEM ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, CONDUZIDOS EM PARCERIA COM AS REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (CAPES, 2018; 2020). POR TRATAR-SE DE UMA POLÍTICA RECENTE E UM TANTO CONTROVERSA, O PRESENTE RECORTE BUSCA RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO DE PESQUISA: AS TRANSLAÇÕES DE INTERESSE IDENTIFICADAS NOS DOCUMENTOS DO PRP CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE? TENDO EM VISTA QUE OS PROFISSIONAIS DOCENTES RECEBEM SUA FORMAÇÃO NO ÂMBITO DESTAS INSTITUIÇÕES, ARTICULADA COM AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, JULGA-SE NECESSÁRIO INVESTIGAR COMO O REFERIDO PROGRAMA ENCONTRA-SE ORGANIZADO NAS IES. POR ISSO, OBJETIVAMOS DESCREVER AS TRANSLAÇÕES IDENTIFICADAS NOS DOCUMENTOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PREVISTO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS, QUE IMPLANTOU O PROGRAMA DESDE A PRIMEIRA CHAMADA PÚBLICA DA CAPES, EM 2018. PARA ISSO, APRESENTAMOS UM BREVE HISTÓRICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ESTUDADA, TRAZENDO REFLEXÕES SOBRE AS MUDANÇAS NO CONTEXTO DO CURRÍCULO, E A IMPORTÂNCIA DO MESMO NA E PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS, ABORDANDO OS IMPACTOS NAS UNIDADES CURRICULARES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO MEDIANTE A IMPLANTAÇÃO DO PRP. DISCUTIMOS EM UM OUTRO TÓPICO, SOBRE A NOVA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LANÇADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), TRAZENDO INFORMAÇÕES BASEADAS EM ESTUDOS JÁ DESENVOLVIDOS SOBRE OS IMPACTOS QUE A REFERIDA POLÍTICA TROUXE JUNTO COM SEU LANÇAMENTO. PARA MAIS, APOIAMOS EM AUTORES COMO: PIMENTA E LIMA (2012; 2017; 2019), GATTI (2016; 2017; 2019) E ALLAIN (2015), VISTO QUE AS AUTORAS ABORDAM QUESTÕES RELACIONADAS A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRAZENDO REFLEXÕES SOBRE O ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL E AS MODIFICAÇÕES QUE ESTE VEM SOFRENDO. PARA NOS AUXILIAR NA DISCUSSÃO SOBRE IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE, APOIAMOS EM PIMENTA (2005, 2006; 2012), GARCIA; HYPOLITO E VIEIRA (2005), TENDO EM VISTA QUE ELES SE REFEREM À IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE COMO ALGO QUE SE CONSTRÓI, DESTACANDO EM SEUS TRABALHOS A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PASSAR POR UM PROCESSO DE FORMAÇÃO SISTEMATIZADA PARA ASSUMIR TAREFAS RELATIVAS À DOCÊNCIA, ALINHANDO-SE A IDEIA A QUAL DEFENDEMOS: A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE É UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO. TRAZEMOS TAMBÉM COMO NOSSO MARCO TEÓRICO A TEORIA ATOR-REDE, DEFENDIDA POR LATOUR (2000). NO QUE CONCERNE À METODOLOGIA, A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA, CARACTERIZADA COMO ANÁLISE DOCUMENTAL, SUPORTADA POR REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA A COLETA DE DADOS FORAM AS LEIS, PARECERES, NORMATIVAS, EDITAIS DA CAPES 06/2018 E 01/2020, PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE EM TELA, PROJETOS INSTITUCIONAIS DO PRP DA MESMA INSTITUIÇÃO, BEM COMO OS SUBPROJETOS DE BIOLOGIA. DE POSSE DESTES DOCUMENTOS, APÓS LEITURA ATENTA, PARTIMOS PARA SUA ANÁLISE A PARTIR DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), DE MORAES E GALIAZZI (2007), DIALOGANDO, SEMPRE QUE POSSÍVEL COM A TAR, A QUAL NOS PERMITIU DESCREVER OS MOVIMENTOS DE TRANSLAÇÃO (LATOUR, 2012) REALIZADOS PELOS ATORES IDENTIFICADOS NA PESQUISA. CONSTATAMOS, QUE O PROJETO INSTITUCIONAL DO PRP, IMPLANTADO NA UNIVERSIDADE ESTUDADA, DEIXA TRANSPARECER QUE FOI ESCRITO DE FORMA ALIGEIRADA, DEIXANDO MARGEM PARA QUESTÕES MUITAS DAS VEZES CONTROVERSAS, COMO POR EXEMPLO, A QUESTÃO DO ESTAGIÁRIO QUE NÃO PARTICIPA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONSEGUIR SER BENEFICIADO COM A IMPLANTAÇÃO DO MESMO. ALÉM DISSO, OS SUBPROJETOS SÃO ORGANIZADOS DE FORMA DIFERENTES EM AMBOS OS PROJETOS INSTITUCIONAIS, E ESPECIFICAMENTE SOBRE O SUBPROJETO BIOLOGIA, ESTE É APRESENTADO NO PROJETO INSTITUCIONAL DE FORMA INCOMPLETA, COMPARADO AO SUBPROJETO QUE O DOCENTE ORIENTADOR REPASSA PARA OS PRECEPTORES. IDENTIFICAMOS TAMBÉM, QUE O INTERESSE EXPLICITADO NOS EDITAIS EM QUERER INDUZIR AS IES A ADEQUAREM SUAS LICENCIATURAS À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, DEIXA TRANSPARECER O CONTROLE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EM RELAÇÃO AO CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS, RESTRINGINDO ASSIM, A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA. DO PONTO DE VISTA DA TEORIA ATOR-REDE, O PRP FIGURA, PORTANTO, COMO UM PONTO DE PASSAGEM OBRIGATÓRIO QUE FACILITA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DO MEC NAS IES, PERMITINDO QUE ESTAS TENHAM UMA MAIOR PENETRAÇÃO E ACEITAÇÃO NAS UNIVERSIDADES. ◀O PRESENTE TEXTO REFERE-SE A UM RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO QUE ENCONTRA-SE EM DESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBL ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRANSLAÇÃO DE INTERESSE, TEORIA ATOR-REDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA102_ID118118032022134708.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRAZIELLE SOUZA NEVES" "autor_nome_curto" => "GRAZI" "autor_email" => "neves.souza@ufvjm.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ▶ <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ▶ <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e p&acir ▶ Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e p&acir ▶ Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }