Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

AUTONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA DURANTE O ENSINO NÃO PRESENCIAL EMERGENCIAL

Palavra-chaves: ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO HUMANIZADORA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRILHA DE APRENDIZAGEM, SALA DE AULA INVERTIDA Comunicação Oral (CO) ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
0 of 0
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85158 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 853 "inscrito_id" => 2674 "titulo" => "AUTONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA DURANTE O ENSINO NÃO PRESENCIAL EMERGENCIAL" "resumo" => "ATUAR JUNTO A UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EXIGE PESQUISA. ENSINO E PESQUISA NÃO SE DISSOCIAM, JÁ DEFENDIA PAULO FREIRE. COM A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO NÃO PRESENCIAL EMERGENCIAL (ENPE) INSTITUÍDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, COMO FORMA DE DAR CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES DE ENSINO DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL, MEDIDA DE CONTENÇÃO DO VÍRUS DO COVID-19, A PESQUISA FOI ESSENCIAL PARA QUE O ENSINO JUNTO AO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA, NO QUAL ATUO, FOSSE POSSÍVEL DENTRO DESTE CONTEXTO. UMA VEZ QUE AS ATIVIDADES DE ENSINO PASSARAM A SER OFERECIDAS, EM CARÁTER EMERGENCIAL, MEDIATIZADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS), A ESTRUTURA QUE ERA UTILIZADA NOS ENCONTROS PRESENCIAIS DAS DISCIPLINAS NA QUAL ATUO, PRECISOU SER RESSIGNIFICADA, REPENSADA E ATÉ MESMO ABANDONADA. MUITOS QUESTIONAMENTOS SOBRE A MANEIRA COM QUE AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS PODERIAM SER TRABALHADAS NESTE NOVO FORMATO, SOBRE COMO POSSIBILITAR ESCOLHAS QUE GERASSEM AUTONOMIA E AUTO RESPONSABILIDADE DAS E DOS ESTUDANTES (PROCESSOS INDISPENSÁVEIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES), BEM COMO SOBRE COMO CRIAR MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDOS E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS DURANTE ESTE MOMENTO SOCIAL TÃO DEVASTADOR, SEM PERDER O CUIDADO COM O SER HUMANO POR TRÁS DA TELAS, ME MOBILIZARAM AO ESTUDO E À PESQUISA DE DIFERENTES METODOLOGIAS QUE, ATÉ ENTÃO, NÃO HAVIAM DESPERTADO O MEU INTERESSE NO ENSINO PRESENCIAL. ESTE ARTIGO, PORTANTO, APRESENTA O ESTUDO E OS CAMINHOS METODOLÓGICOS ESCOLHIDOS PARA RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO: COMO PROMOVER O ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA, DURANTE O ENPE, DE MODO A ACOLHER OS ESTUDANTES COMO SERES HUMANOS NO MUNDO, CRIAR UMA DINÂMICA FLEXÍVEL QUE PUDESSE SER ADAPTADA ÀS DIFERENTES REALIDADES, QUE GERASSE MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDOS E A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS, E AO MESMO TEMPO PROMOVER AUTONOMIA E AUTO RESPONSABILIDADE? PARA A ESCOLHA DAS METODOLOGIAS QUE FORAM UTILIZADAS CONSIDEROU-SE O PENSAMENTO DE HANS-JOACHIM KOELLREUTTER QUE DEFENDIA QUE O SER HUMANO DEVE SER O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO MUSICAL, E QUE A EDUCAÇÃO MUSICAL DEVE ACOMPANHAR TODAS AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS. PARA ESTE MÚSICO, COMPOSITOR E EDUCADOR, A ORGANIZAÇÃO DOS PLANEJAMENTOS DEVE SER FEITA EM PLANOS ABERTOS. ISSO SIGNIFICA QUE É PRECISO ESTAR ABERTO AOS ACONTECIMENTOS, ÀS IDEIAS, ÀS DÚVIDAS E INTERESSES EMERGENTES, QUE SURGEM NA CONVIVÊNCIA ENTRE EDUCADOR E EDUCANDOS, ENTRE EDUCANDOS E CONTEÚDO, E NA RELAÇÃO DE AMBOS COM O MUNDO. ELE DEFENDIA TAMBÉM QUE A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO É COMO UMA PIZZA: NÃO IMPORTA QUAL FATIA COMEMOS PRIMEIRO. OUTRO EDUCADOR DE GRANDE RELEVÂNCIA NAS ESCOLHAS METODOLÓGICAS EFETUADAS FOI PAULO FREIRE, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE À DISCUSSÃO QUE ELE FAZ SOBRE A AUTONOMIA COMO UM SABER NECESSÁRIO À PRÁTICA DOCENTE. ELE DEFENDIA QUE O RESPEITO À AUTONOMIA DOS EDUCANDOS É UM IMPERATIVO ÉTICO, E NÃO UM MERO FAVOR QUE O EDUCADOR OFERECE. TAMBÉM DEFENDIA QUE NINGUÉM É AUTÔNOMO PRIMEIRO PARA DEPOIS DECIDIR, UMA VEZ QUE A AUTONOMIA VAI SE CONSTRUINDO NA EXPERIÊNCIA, POR MEIO DE INÚMERAS DECISÕES QUE SÃO SENDO FEITAS. PAULO FREIRE TAMBÉM DIZIA QUE NINGUÉM É SUJEITO DA AUTONOMIA DE NINGUÉM, NINGUÉM PODE “DAR” AUTONOMIA AO OUTRO, MAS QUE É POSSÍVEL TOLHER ESTA AUTONOMIA, IMPEDIR QUE OS SUJEITOS POSSAM FAZER ESCOLHAS. NESSE SENTIDO, VALE A REFLEXÃO SOBRE O QUANTO DE ESCOLHA PERMITIMOS QUE NOSSAS E NOSSOS ESTUDANTES FAÇAM DURANTE AS AULAS QUE OFERECEMOS, OU O QUANTO DE IMPOSIÇÕES SÃO FEITAS, SEM QUE ELES POSSAM EXPERIENCIAR DE FORMA ATIVA O SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A DOCÊNCIA. É COM BASE NO PENSAMENTO DESTES DOIS EDUCADORES, QUE APRESENTO AS ESCOLHAS METODOLÓGICAS ELEGIDAS PARA A ELABORAÇÃO DAS DISCIPLINAS SOB MINHA RESPONSABILIDADE JUNTO AO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA. AS DISCIPLINAS FORAM ESTRUTURADAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA), ONDE OS MATERIAIS DE ESTUDO E AS ATIVIDADES PRÁTICAS FICAVAM DISPONIBILIZADAS. ALÉM DISSO, FORAM OFERECIDOS ENCONTROS SÍNCRONOS MENSAIS, PARA QUE PUDÉSSEMOS TER UM MOMENTO DE CONVIVÊNCIA, PARTILHA, DIÁLOGO E APROFUNDAMENTO DOS TEMAS QUE ESTAVAM SENDO ESTUDADOS. A PARTIR DA LEITURA DA EMENTA E OBJETIVO DAS DISCIPLINAS, PUDE ORGANIZAR OS CONTEÚDOS, COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E ATITUDES EM TEMAS AMPLOS, TEMAS GERADORES, OU, COMO ESCOLHI CHAMAR, TRILHAS. TRATA-SE DA PRIMEIRA ESCOLHA METODOLOGIA UTILIZADA: AS TRILHAS DE APRENDIZAGEM SÃO “CAMINHOS” A SEREM PERCORRIDOS PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS, HABILIDADES, ATITUDES, CONHECIMENTOS E AUTONOMIA. É COMO UM MAPA ONDE CADA TRILHA REPRESENTA UM CAMINHO POSSÍVEL QUE O ESTUDANTE ELEGE PARA INTERAGIR COM OS RECURSOS E ATIVIDADES DISPONIBILIZADOS NO AVA. CADA TRILHA CONVERGIA UMA TEMÁTICA MAIS AMPLA, QUE ERA RAMIFICADA NO MATERIAL DE ESTUDO E NAS PROPOSTAS DE VIVÊNCIAS PRÁTICAS. PELA FORMA COMO OS MATERIAIS DE ESTUDO E AS PROPOSTAS DE ATIVIDADE FORAM ESCOLHIDOS, ORGANIZADOS E DISPONIBILIZADOS NO AVA, NÃO HAVIA HIERARQUIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS, OU SEJA, NÃO HAVIA CONTEÚDO “MAIS IMPORTANTE” DO QUE O OUTRO, E NEM “PRÉ-REQUISITO” PARA OUTRO. AS TEMÁTICAS, OS ESTUDOS E AS PROPOSTAS DIALOGAVAM E SE COMPLEMENTAVAM. ISSO PERMITIA QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM ESCOLHER A ORDENAÇÃO DOS ESTUDOS, GERANDO MAIS FLEXIBILIDADE E AUTONOMIA. COM OS MATERIAIS DISPONÍVEIS NO AVA, NÃO ME PARECIA NECESSÁRIO ENSINAR, NOS ENCONTROS SÍNCRONOS, AQUILO QUE O ALUNO PODERIA DESCOBRIR SOZINHO, IDEIA AMPLAMENTE DIFUNDIDA POR KOELLREUTTER. PARA ISSO FEZ-SE A SEGUNDA ESCOLHA METODOLÓGICA: AO INVERSO DO QUE É COMUMENTE REALIZADO NO FORMATO TRADICIONAL, ONDE O CONTEÚDO É OFERECIDO EM SALA DE AULA, E OS EXERCÍCIO, PESQUISAS E APLICAÇÕES SÃO FEITOS EM CASA, EM UM MOMENTO POSTERIOR, NO FLIPPED CLASSROOM (SALA DE AULA INVERTIDA) O ALUNO ESTUDA ANTES DA AULA, E O ENCONTRO SE TORNA UM LUGAR DE APRENDIZAGEM ATIVA, POR MEIO DE PERGUNTAS, DISCUSSÕES E ATIVIDADES PRÁTICAS. ESSE FORMATO PERMITIU QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM TRABALHAR COM O MATERIAL DE ESTUDO NO SEU RITMO, E ACESSASSE QUANTAS VEZES QUISESSEM, O QUE MUITAS VEZES NÃO ACONTECE QUANDO O CONTEÚDO É TRANSMITIDO DE FORMA EXPOSITIVA EM SALA DE AULA. COM ISSO, OS ENCONTROS TIVERAM COMO OBJETIVO TRABALHAR OS CONCEITOS E CONTEÚDOS DISPONIBILIZADOS NAS TRILHAS NO AVA, POR MEIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS, DISCUSSÕES, E PROMOVER A CONVIVÊNCIA E A TROCA ENTRE ESTUDANTES E PROFESSORA. POR MEIO DOS FEEDBACKS (TERCEIRA METODOLOGIA UTILIZADA) QUE ERAM DADOS SEMANALMENTE, FOI POSSÍVEL ACOMPANHAR OS ESTUDANTES E AUXILIAR NO REFINAMENTO DA COMPREENSÃO DA ATIVIDADE QUE FOI REALIZADA, A PARTIR DE UM OUTRO PONTO DE VISTA. OS ESTUDANTES TAMBÉM FAZIAM FEEDBACKS, E POR MEIO DELES EU PUDE COMPREENDER AS DIFICULDADES NAS ATIVIDADES, AS AUSÊNCIAS, AS CONQUISTAS, E ISSO ME ABRIA UM ESPAÇO DE DIÁLOGO, ONDE EU PUDE INDICAR OUTROS MATERIAIS DE ESTUDO, COMPARTILHAR AS MINHAS IMPRESSÕES, E CRIAR UM VÍNCULO COM ELES. ESTES DIÁLOGOS ME MOSTRAVAM TAMBÉM CAMINHOS PARA O PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS SÍNCRONOS. AO FINAL DA OFERTA DESTAS DISCIPLINAS, JUNTO A DIFERENTES TURMAS, AVALIO QUE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PERMITIRAM O ACOLHIMENTO DESSES ESTUDANTES, CONSIDERANDO AS MÚLTIPLAS REALIDADES NAS QUAIS ELES ESTÃO INSERIDOS, E A CRIAÇÃO DO VÍNCULO COM OS MESMOS. DA MESMA FORMA, FOI POSSÍVEL GARANTIR A FLEXIBILIDADE NECESSÁRIA PARA QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM ORGANIZAR OS SEUS ESTUDOS DE ACORDO COM SUAS POSSIBILIDADES E DEMANDAS PESSOAIS, FAMILIARES, OU DE SAÚDE, CONTRIBUINDO COM A BAIXA EVASÃO. ESSA FLEXIBILIZAÇÃO CONTRIBUIU PARA QUE OS ESTUDANTES SE SENTISSEM MOTIVADOS POIS PODERIAM ESCOLHER AS ATIVIDADES QUE SERIAM REALIZADAS, DE ACORDO COM O SEU INTERESSE E/OU DISPONIBILIDADE. E POR FIM, AO PODEREM GERIR SEUS ESTUDOS A PARTIR DE SUAS PRÓPRIAS MOTIVAÇÕES, OS ESTUDANTES TIVERAM LIBERDADE PARA FAZER ESCOLHAS, E GERIR COM MAIS AUTONOMIA A CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO.ATUAR JUNTO A UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EXIGE PESQUISA. ENSINO E PESQUISA NÃO SE DISSOCIAM, JÁ DEFENDIA PAULO FREIRE. COM A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO NÃ" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO HUMANIZADORA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRILHA DE APRENDIZAGEM, SALA DE AULA INVERTIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA105_ID267422022022123829.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA BÚRIGO SEVERINO" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA" "autor_email" => "nataliabs@ufscar.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 85158 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 853 "inscrito_id" => 2674 "titulo" => "AUTONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA DURANTE O ENSINO NÃO PRESENCIAL EMERGENCIAL" "resumo" => "ATUAR JUNTO A UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EXIGE PESQUISA. ENSINO E PESQUISA NÃO SE DISSOCIAM, JÁ DEFENDIA PAULO FREIRE. COM A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO NÃO PRESENCIAL EMERGENCIAL (ENPE) INSTITUÍDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, COMO FORMA DE DAR CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES DE ENSINO DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL, MEDIDA DE CONTENÇÃO DO VÍRUS DO COVID-19, A PESQUISA FOI ESSENCIAL PARA QUE O ENSINO JUNTO AO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA, NO QUAL ATUO, FOSSE POSSÍVEL DENTRO DESTE CONTEXTO. UMA VEZ QUE AS ATIVIDADES DE ENSINO PASSARAM A SER OFERECIDAS, EM CARÁTER EMERGENCIAL, MEDIATIZADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS), A ESTRUTURA QUE ERA UTILIZADA NOS ENCONTROS PRESENCIAIS DAS DISCIPLINAS NA QUAL ATUO, PRECISOU SER RESSIGNIFICADA, REPENSADA E ATÉ MESMO ABANDONADA. MUITOS QUESTIONAMENTOS SOBRE A MANEIRA COM QUE AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS PODERIAM SER TRABALHADAS NESTE NOVO FORMATO, SOBRE COMO POSSIBILITAR ESCOLHAS QUE GERASSEM AUTONOMIA E AUTO RESPONSABILIDADE DAS E DOS ESTUDANTES (PROCESSOS INDISPENSÁVEIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES), BEM COMO SOBRE COMO CRIAR MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDOS E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS DURANTE ESTE MOMENTO SOCIAL TÃO DEVASTADOR, SEM PERDER O CUIDADO COM O SER HUMANO POR TRÁS DA TELAS, ME MOBILIZARAM AO ESTUDO E À PESQUISA DE DIFERENTES METODOLOGIAS QUE, ATÉ ENTÃO, NÃO HAVIAM DESPERTADO O MEU INTERESSE NO ENSINO PRESENCIAL. ESTE ARTIGO, PORTANTO, APRESENTA O ESTUDO E OS CAMINHOS METODOLÓGICOS ESCOLHIDOS PARA RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO: COMO PROMOVER O ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA, DURANTE O ENPE, DE MODO A ACOLHER OS ESTUDANTES COMO SERES HUMANOS NO MUNDO, CRIAR UMA DINÂMICA FLEXÍVEL QUE PUDESSE SER ADAPTADA ÀS DIFERENTES REALIDADES, QUE GERASSE MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDOS E A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS, E AO MESMO TEMPO PROMOVER AUTONOMIA E AUTO RESPONSABILIDADE? PARA A ESCOLHA DAS METODOLOGIAS QUE FORAM UTILIZADAS CONSIDEROU-SE O PENSAMENTO DE HANS-JOACHIM KOELLREUTTER QUE DEFENDIA QUE O SER HUMANO DEVE SER O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO MUSICAL, E QUE A EDUCAÇÃO MUSICAL DEVE ACOMPANHAR TODAS AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS. PARA ESTE MÚSICO, COMPOSITOR E EDUCADOR, A ORGANIZAÇÃO DOS PLANEJAMENTOS DEVE SER FEITA EM PLANOS ABERTOS. ISSO SIGNIFICA QUE É PRECISO ESTAR ABERTO AOS ACONTECIMENTOS, ÀS IDEIAS, ÀS DÚVIDAS E INTERESSES EMERGENTES, QUE SURGEM NA CONVIVÊNCIA ENTRE EDUCADOR E EDUCANDOS, ENTRE EDUCANDOS E CONTEÚDO, E NA RELAÇÃO DE AMBOS COM O MUNDO. ELE DEFENDIA TAMBÉM QUE A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO É COMO UMA PIZZA: NÃO IMPORTA QUAL FATIA COMEMOS PRIMEIRO. OUTRO EDUCADOR DE GRANDE RELEVÂNCIA NAS ESCOLHAS METODOLÓGICAS EFETUADAS FOI PAULO FREIRE, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE À DISCUSSÃO QUE ELE FAZ SOBRE A AUTONOMIA COMO UM SABER NECESSÁRIO À PRÁTICA DOCENTE. ELE DEFENDIA QUE O RESPEITO À AUTONOMIA DOS EDUCANDOS É UM IMPERATIVO ÉTICO, E NÃO UM MERO FAVOR QUE O EDUCADOR OFERECE. TAMBÉM DEFENDIA QUE NINGUÉM É AUTÔNOMO PRIMEIRO PARA DEPOIS DECIDIR, UMA VEZ QUE A AUTONOMIA VAI SE CONSTRUINDO NA EXPERIÊNCIA, POR MEIO DE INÚMERAS DECISÕES QUE SÃO SENDO FEITAS. PAULO FREIRE TAMBÉM DIZIA QUE NINGUÉM É SUJEITO DA AUTONOMIA DE NINGUÉM, NINGUÉM PODE “DAR” AUTONOMIA AO OUTRO, MAS QUE É POSSÍVEL TOLHER ESTA AUTONOMIA, IMPEDIR QUE OS SUJEITOS POSSAM FAZER ESCOLHAS. NESSE SENTIDO, VALE A REFLEXÃO SOBRE O QUANTO DE ESCOLHA PERMITIMOS QUE NOSSAS E NOSSOS ESTUDANTES FAÇAM DURANTE AS AULAS QUE OFERECEMOS, OU O QUANTO DE IMPOSIÇÕES SÃO FEITAS, SEM QUE ELES POSSAM EXPERIENCIAR DE FORMA ATIVA O SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A DOCÊNCIA. É COM BASE NO PENSAMENTO DESTES DOIS EDUCADORES, QUE APRESENTO AS ESCOLHAS METODOLÓGICAS ELEGIDAS PARA A ELABORAÇÃO DAS DISCIPLINAS SOB MINHA RESPONSABILIDADE JUNTO AO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA. AS DISCIPLINAS FORAM ESTRUTURADAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA), ONDE OS MATERIAIS DE ESTUDO E AS ATIVIDADES PRÁTICAS FICAVAM DISPONIBILIZADAS. ALÉM DISSO, FORAM OFERECIDOS ENCONTROS SÍNCRONOS MENSAIS, PARA QUE PUDÉSSEMOS TER UM MOMENTO DE CONVIVÊNCIA, PARTILHA, DIÁLOGO E APROFUNDAMENTO DOS TEMAS QUE ESTAVAM SENDO ESTUDADOS. A PARTIR DA LEITURA DA EMENTA E OBJETIVO DAS DISCIPLINAS, PUDE ORGANIZAR OS CONTEÚDOS, COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E ATITUDES EM TEMAS AMPLOS, TEMAS GERADORES, OU, COMO ESCOLHI CHAMAR, TRILHAS. TRATA-SE DA PRIMEIRA ESCOLHA METODOLOGIA UTILIZADA: AS TRILHAS DE APRENDIZAGEM SÃO “CAMINHOS” A SEREM PERCORRIDOS PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS, HABILIDADES, ATITUDES, CONHECIMENTOS E AUTONOMIA. É COMO UM MAPA ONDE CADA TRILHA REPRESENTA UM CAMINHO POSSÍVEL QUE O ESTUDANTE ELEGE PARA INTERAGIR COM OS RECURSOS E ATIVIDADES DISPONIBILIZADOS NO AVA. CADA TRILHA CONVERGIA UMA TEMÁTICA MAIS AMPLA, QUE ERA RAMIFICADA NO MATERIAL DE ESTUDO E NAS PROPOSTAS DE VIVÊNCIAS PRÁTICAS. PELA FORMA COMO OS MATERIAIS DE ESTUDO E AS PROPOSTAS DE ATIVIDADE FORAM ESCOLHIDOS, ORGANIZADOS E DISPONIBILIZADOS NO AVA, NÃO HAVIA HIERARQUIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS, OU SEJA, NÃO HAVIA CONTEÚDO “MAIS IMPORTANTE” DO QUE O OUTRO, E NEM “PRÉ-REQUISITO” PARA OUTRO. AS TEMÁTICAS, OS ESTUDOS E AS PROPOSTAS DIALOGAVAM E SE COMPLEMENTAVAM. ISSO PERMITIA QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM ESCOLHER A ORDENAÇÃO DOS ESTUDOS, GERANDO MAIS FLEXIBILIDADE E AUTONOMIA. COM OS MATERIAIS DISPONÍVEIS NO AVA, NÃO ME PARECIA NECESSÁRIO ENSINAR, NOS ENCONTROS SÍNCRONOS, AQUILO QUE O ALUNO PODERIA DESCOBRIR SOZINHO, IDEIA AMPLAMENTE DIFUNDIDA POR KOELLREUTTER. PARA ISSO FEZ-SE A SEGUNDA ESCOLHA METODOLÓGICA: AO INVERSO DO QUE É COMUMENTE REALIZADO NO FORMATO TRADICIONAL, ONDE O CONTEÚDO É OFERECIDO EM SALA DE AULA, E OS EXERCÍCIO, PESQUISAS E APLICAÇÕES SÃO FEITOS EM CASA, EM UM MOMENTO POSTERIOR, NO FLIPPED CLASSROOM (SALA DE AULA INVERTIDA) O ALUNO ESTUDA ANTES DA AULA, E O ENCONTRO SE TORNA UM LUGAR DE APRENDIZAGEM ATIVA, POR MEIO DE PERGUNTAS, DISCUSSÕES E ATIVIDADES PRÁTICAS. ESSE FORMATO PERMITIU QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM TRABALHAR COM O MATERIAL DE ESTUDO NO SEU RITMO, E ACESSASSE QUANTAS VEZES QUISESSEM, O QUE MUITAS VEZES NÃO ACONTECE QUANDO O CONTEÚDO É TRANSMITIDO DE FORMA EXPOSITIVA EM SALA DE AULA. COM ISSO, OS ENCONTROS TIVERAM COMO OBJETIVO TRABALHAR OS CONCEITOS E CONTEÚDOS DISPONIBILIZADOS NAS TRILHAS NO AVA, POR MEIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS, DISCUSSÕES, E PROMOVER A CONVIVÊNCIA E A TROCA ENTRE ESTUDANTES E PROFESSORA. POR MEIO DOS FEEDBACKS (TERCEIRA METODOLOGIA UTILIZADA) QUE ERAM DADOS SEMANALMENTE, FOI POSSÍVEL ACOMPANHAR OS ESTUDANTES E AUXILIAR NO REFINAMENTO DA COMPREENSÃO DA ATIVIDADE QUE FOI REALIZADA, A PARTIR DE UM OUTRO PONTO DE VISTA. OS ESTUDANTES TAMBÉM FAZIAM FEEDBACKS, E POR MEIO DELES EU PUDE COMPREENDER AS DIFICULDADES NAS ATIVIDADES, AS AUSÊNCIAS, AS CONQUISTAS, E ISSO ME ABRIA UM ESPAÇO DE DIÁLOGO, ONDE EU PUDE INDICAR OUTROS MATERIAIS DE ESTUDO, COMPARTILHAR AS MINHAS IMPRESSÕES, E CRIAR UM VÍNCULO COM ELES. ESTES DIÁLOGOS ME MOSTRAVAM TAMBÉM CAMINHOS PARA O PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS SÍNCRONOS. AO FINAL DA OFERTA DESTAS DISCIPLINAS, JUNTO A DIFERENTES TURMAS, AVALIO QUE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PERMITIRAM O ACOLHIMENTO DESSES ESTUDANTES, CONSIDERANDO AS MÚLTIPLAS REALIDADES NAS QUAIS ELES ESTÃO INSERIDOS, E A CRIAÇÃO DO VÍNCULO COM OS MESMOS. DA MESMA FORMA, FOI POSSÍVEL GARANTIR A FLEXIBILIDADE NECESSÁRIA PARA QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM ORGANIZAR OS SEUS ESTUDOS DE ACORDO COM SUAS POSSIBILIDADES E DEMANDAS PESSOAIS, FAMILIARES, OU DE SAÚDE, CONTRIBUINDO COM A BAIXA EVASÃO. ESSA FLEXIBILIZAÇÃO CONTRIBUIU PARA QUE OS ESTUDANTES SE SENTISSEM MOTIVADOS POIS PODERIAM ESCOLHER AS ATIVIDADES QUE SERIAM REALIZADAS, DE ACORDO COM O SEU INTERESSE E/OU DISPONIBILIDADE. E POR FIM, AO PODEREM GERIR SEUS ESTUDOS A PARTIR DE SUAS PRÓPRIAS MOTIVAÇÕES, OS ESTUDANTES TIVERAM LIBERDADE PARA FAZER ESCOLHAS, E GERIR COM MAIS AUTONOMIA A CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO.ATUAR JUNTO A UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EXIGE PESQUISA. ENSINO E PESQUISA NÃO SE DISSOCIAM, JÁ DEFENDIA PAULO FREIRE. COM A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO NÃ" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO HUMANIZADORA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRILHA DE APRENDIZAGEM, SALA DE AULA INVERTIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA105_ID267422022022123829.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA BÚRIGO SEVERINO" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA" "autor_email" => "nataliabs@ufscar.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\nA pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram <br />\r\n Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\nPara a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es mat <br />\r\n &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n&Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da <br />\r\n A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\nA partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de &nbsp;<br />\r\n &nbsp; """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\nA pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram <br />\r\n Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\nPara a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es mat <br />\r\n &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n&Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da <br />\r\n A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\nA partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de &nbsp;<br />\r\n &nbsp; """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\nA pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acir Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\nPara a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es mat &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n&Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\nA partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de Boa leitura!<br />\r\n &nbsp;<br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n &nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\nA pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acir Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\nPara a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es mat &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n&Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\nA partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de Boa leitura!<br />\r\n &nbsp;<br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n &nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

ATUAR JUNTO A UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EXIGE PESQUISA. ENSINO E PESQUISA NÃO SE DISSOCIAM, JÁ DEFENDIA PAULO FREIRE. COM A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO NÃO PRESENCIAL EMERGENCIAL (ENPE) INSTITUÍDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, COMO FORMA DE DAR CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES DE ENSINO DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL, MEDIDA DE CONTENÇÃO DO VÍRUS DO COVID-19, A PESQUISA FOI ESSENCIAL PARA QUE O ENSINO JUNTO AO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA, NO QUAL ATUO, FOSSE POSSÍVEL DENTRO DESTE CONTEXTO. UMA VEZ QUE AS ATIVIDADES DE ENSINO PASSARAM A SER OFERECIDAS, EM CARÁTER EMERGENCIAL, MEDIATIZADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS), A ESTRUTURA QUE ERA UTILIZADA NOS ENCONTROS PRESENCIAIS DAS DISCIPLINAS NA QUAL ATUO, PRECISOU SER RESSIGNIFICADA, REPENSADA E ATÉ MESMO ABANDONADA. MUITOS QUESTIONAMENTOS SOBRE A MANEIRA COM QUE AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS PODERIAM SER TRABALHADAS NESTE NOVO FORMATO, SOBRE COMO POSSIBILITAR ESCOLHAS QUE GERASSEM AUTONOMIA E AUTO RESPONSABILIDADE DAS E DOS ESTUDANTES (PROCESSOS INDISPENSÁVEIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES), BEM COMO SOBRE COMO CRIAR MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDOS E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS DURANTE ESTE MOMENTO SOCIAL TÃO DEVASTADOR, SEM PERDER O CUIDADO COM O SER HUMANO POR TRÁS DA TELAS, ME MOBILIZARAM AO ESTUDO E À PESQUISA DE DIFERENTES METODOLOGIAS QUE, ATÉ ENTÃO, NÃO HAVIAM DESPERTADO O MEU INTERESSE NO ENSINO PRESENCIAL. ESTE ARTIGO, PORTANTO, APRESENTA O ESTUDO E OS CAMINHOS METODOLÓGICOS ESCOLHIDOS PARA RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO: COMO PROMOVER O ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA, DURANTE O ENPE, DE MODO A ACOLHER OS ESTUDANTES COMO SERES HUMANOS NO MUNDO, CRIAR UMA DINÂMICA FLEXÍVEL QUE PUDESSE SER ADAPTADA ÀS DIFERENTES REALIDADES, QUE GERASSE MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDOS E A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS, E AO MESMO TEMPO PROMOVER AUTONOMIA E AUTO RESPONSABILIDADE? PARA A ESCOLHA DAS METODOLOGIAS QUE FORAM UTILIZADAS CONSIDEROU-SE O PENSAMENTO DE HANS-JOACHIM KOELLREUTTER QUE DEFENDIA QUE O SER HUMANO DEVE SER O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO MUSICAL, E QUE A EDUCAÇÃO MUSICAL DEVE ACOMPANHAR TODAS AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS. PARA ESTE MÚSICO, COMPOSITOR E EDUCADOR, A ORGANIZAÇÃO DOS PLANEJAMENTOS DEVE SER FEITA EM PLANOS ABERTOS. ISSO SIGNIFICA QUE É PRECISO ESTAR ABERTO AOS ACONTECIMENTOS, ÀS IDEIAS, ÀS DÚVIDAS E INTERESSES EMERGENTES, QUE SURGEM NA CONVIVÊNCIA ENTRE EDUCADOR E EDUCANDOS, ENTRE EDUCANDOS E CONTEÚDO, E NA RELAÇÃO DE AMBOS COM O MUNDO. ELE DEFENDIA TAMBÉM QUE A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO É COMO UMA PIZZA: NÃO IMPORTA QUAL FATIA COMEMOS PRIMEIRO. OUTRO EDUCADOR DE GRANDE RELEVÂNCIA NAS ESCOLHAS METODOLÓGICAS EFETUADAS FOI PAULO FREIRE, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE À DISCUSSÃO QUE ELE FAZ SOBRE A AUTONOMIA COMO UM SABER NECESSÁRIO À PRÁTICA DOCENTE. ELE DEFENDIA QUE O RESPEITO À AUTONOMIA DOS EDUCANDOS É UM IMPERATIVO ÉTICO, E NÃO UM MERO FAVOR QUE O EDUCADOR OFERECE. TAMBÉM DEFENDIA QUE NINGUÉM É AUTÔNOMO PRIMEIRO PARA DEPOIS DECIDIR, UMA VEZ QUE A AUTONOMIA VAI SE CONSTRUINDO NA EXPERIÊNCIA, POR MEIO DE INÚMERAS DECISÕES QUE SÃO SENDO FEITAS. PAULO FREIRE TAMBÉM DIZIA QUE NINGUÉM É SUJEITO DA AUTONOMIA DE NINGUÉM, NINGUÉM PODE “DAR” AUTONOMIA AO OUTRO, MAS QUE É POSSÍVEL TOLHER ESTA AUTONOMIA, IMPEDIR QUE OS SUJEITOS POSSAM FAZER ESCOLHAS. NESSE SENTIDO, VALE A REFLEXÃO SOBRE O QUANTO DE ESCOLHA PERMITIMOS QUE NOSSAS E NOSSOS ESTUDANTES FAÇAM DURANTE AS AULAS QUE OFERECEMOS, OU O QUANTO DE IMPOSIÇÕES SÃO FEITAS, SEM QUE ELES POSSAM EXPERIENCIAR DE FORMA ATIVA O SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A DOCÊNCIA. É COM BASE NO PENSAMENTO DESTES DOIS EDUCADORES, QUE APRESENTO AS ESCOLHAS METODOLÓGICAS ELEGIDAS PARA A ELABORAÇÃO DAS DISCIPLINAS SOB MINHA RESPONSABILIDADE JUNTO AO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA. AS DISCIPLINAS FORAM ESTRUTURADAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA), ONDE OS MATERIAIS DE ESTUDO E AS ATIVIDADES PRÁTICAS FICAVAM DISPONIBILIZADAS. ALÉM DISSO, FORAM OFERECIDOS ENCONTROS SÍNCRONOS MENSAIS, PARA QUE PUDÉSSEMOS TER UM MOMENTO DE CONVIVÊNCIA, PARTILHA, DIÁLOGO E APROFUNDAMENTO DOS TEMAS QUE ESTAVAM SENDO ESTUDADOS. A PARTIR DA LEITURA DA EMENTA E OBJETIVO DAS DISCIPLINAS, PUDE ORGANIZAR OS CONTEÚDOS, COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E ATITUDES EM TEMAS AMPLOS, TEMAS GERADORES, OU, COMO ESCOLHI CHAMAR, TRILHAS. TRATA-SE DA PRIMEIRA ESCOLHA METODOLOGIA UTILIZADA: AS TRILHAS DE APRENDIZAGEM SÃO “CAMINHOS” A SEREM PERCORRIDOS PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS, HABILIDADES, ATITUDES, CONHECIMENTOS E AUTONOMIA. É COMO UM MAPA ONDE CADA TRILHA REPRESENTA UM CAMINHO POSSÍVEL QUE O ESTUDANTE ELEGE PARA INTERAGIR COM OS RECURSOS E ATIVIDADES DISPONIBILIZADOS NO AVA. CADA TRILHA CONVERGIA UMA TEMÁTICA MAIS AMPLA, QUE ERA RAMIFICADA NO MATERIAL DE ESTUDO E NAS PROPOSTAS DE VIVÊNCIAS PRÁTICAS. PELA FORMA COMO OS MATERIAIS DE ESTUDO E AS PROPOSTAS DE ATIVIDADE FORAM ESCOLHIDOS, ORGANIZADOS E DISPONIBILIZADOS NO AVA, NÃO HAVIA HIERARQUIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS, OU SEJA, NÃO HAVIA CONTEÚDO “MAIS IMPORTANTE” DO QUE O OUTRO, E NEM “PRÉ-REQUISITO” PARA OUTRO. AS TEMÁTICAS, OS ESTUDOS E AS PROPOSTAS DIALOGAVAM E SE COMPLEMENTAVAM. ISSO PERMITIA QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM ESCOLHER A ORDENAÇÃO DOS ESTUDOS, GERANDO MAIS FLEXIBILIDADE E AUTONOMIA. COM OS MATERIAIS DISPONÍVEIS NO AVA, NÃO ME PARECIA NECESSÁRIO ENSINAR, NOS ENCONTROS SÍNCRONOS, AQUILO QUE O ALUNO PODERIA DESCOBRIR SOZINHO, IDEIA AMPLAMENTE DIFUNDIDA POR KOELLREUTTER. PARA ISSO FEZ-SE A SEGUNDA ESCOLHA METODOLÓGICA: AO INVERSO DO QUE É COMUMENTE REALIZADO NO FORMATO TRADICIONAL, ONDE O CONTEÚDO É OFERECIDO EM SALA DE AULA, E OS EXERCÍCIO, PESQUISAS E APLICAÇÕES SÃO FEITOS EM CASA, EM UM MOMENTO POSTERIOR, NO FLIPPED CLASSROOM (SALA DE AULA INVERTIDA) O ALUNO ESTUDA ANTES DA AULA, E O ENCONTRO SE TORNA UM LUGAR DE APRENDIZAGEM ATIVA, POR MEIO DE PERGUNTAS, DISCUSSÕES E ATIVIDADES PRÁTICAS. ESSE FORMATO PERMITIU QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM TRABALHAR COM O MATERIAL DE ESTUDO NO SEU RITMO, E ACESSASSE QUANTAS VEZES QUISESSEM, O QUE MUITAS VEZES NÃO ACONTECE QUANDO O CONTEÚDO É TRANSMITIDO DE FORMA EXPOSITIVA EM SALA DE AULA. COM ISSO, OS ENCONTROS TIVERAM COMO OBJETIVO TRABALHAR OS CONCEITOS E CONTEÚDOS DISPONIBILIZADOS NAS TRILHAS NO AVA, POR MEIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS, DISCUSSÕES, E PROMOVER A CONVIVÊNCIA E A TROCA ENTRE ESTUDANTES E PROFESSORA. POR MEIO DOS FEEDBACKS (TERCEIRA METODOLOGIA UTILIZADA) QUE ERAM DADOS SEMANALMENTE, FOI POSSÍVEL ACOMPANHAR OS ESTUDANTES E AUXILIAR NO REFINAMENTO DA COMPREENSÃO DA ATIVIDADE QUE FOI REALIZADA, A PARTIR DE UM OUTRO PONTO DE VISTA. OS ESTUDANTES TAMBÉM FAZIAM FEEDBACKS, E POR MEIO DELES EU PUDE COMPREENDER AS DIFICULDADES NAS ATIVIDADES, AS AUSÊNCIAS, AS CONQUISTAS, E ISSO ME ABRIA UM ESPAÇO DE DIÁLOGO, ONDE EU PUDE INDICAR OUTROS MATERIAIS DE ESTUDO, COMPARTILHAR AS MINHAS IMPRESSÕES, E CRIAR UM VÍNCULO COM ELES. ESTES DIÁLOGOS ME MOSTRAVAM TAMBÉM CAMINHOS PARA O PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS SÍNCRONOS. AO FINAL DA OFERTA DESTAS DISCIPLINAS, JUNTO A DIFERENTES TURMAS, AVALIO QUE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PERMITIRAM O ACOLHIMENTO DESSES ESTUDANTES, CONSIDERANDO AS MÚLTIPLAS REALIDADES NAS QUAIS ELES ESTÃO INSERIDOS, E A CRIAÇÃO DO VÍNCULO COM OS MESMOS. DA MESMA FORMA, FOI POSSÍVEL GARANTIR A FLEXIBILIDADE NECESSÁRIA PARA QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM ORGANIZAR OS SEUS ESTUDOS DE ACORDO COM SUAS POSSIBILIDADES E DEMANDAS PESSOAIS, FAMILIARES, OU DE SAÚDE, CONTRIBUINDO COM A BAIXA EVASÃO. ESSA FLEXIBILIZAÇÃO CONTRIBUIU PARA QUE OS ESTUDANTES SE SENTISSEM MOTIVADOS POIS PODERIAM ESCOLHER AS ATIVIDADES QUE SERIAM REALIZADAS, DE ACORDO COM O SEU INTERESSE E/OU DISPONIBILIDADE. E POR FIM, AO PODEREM GERIR SEUS ESTUDOS A PARTIR DE SUAS PRÓPRIAS MOTIVAÇÕES, OS ESTUDANTES TIVERAM LIBERDADE PARA FAZER ESCOLHAS, E GERIR COM MAIS AUTONOMIA A CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.