, Emanuelsouzacosta et al.. Mesmo jogo, realidades distintas. Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/85297>. Acesso em: 24/11/2024 23:34
OS JOGOS EDUCATIVOS SÃO FERRAMENTAS QUE EXISTEM A MUITO TEMPO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, PERMEANDO DESDE O PERÍODO GREGO ATÉ A ERA DIGITAL ATUAL, E SÃO ESTUDADAS ATÉ OS DIAS DE HOJE POR DIVERSOS TEÓRICOS DA ÁREA POR SEU POTENCIAL PARA AUXILIAR NO PROCESSO EDUCATIVO COM UM CARÁTER LÚDICO. NO ENTANTO, O USO ADEQUADO DESSES ARTEFATOS EXIGE BASTANTE CONHECIMENTO E PLANEJAMENTO POR PARTE DO PROFESSOR, SE ELE DESEJA QUE A FERRAMENTA TENHA BOA EFICIÊNCIA AO EXPLORAR OS CONHECIMENTOS PELOS ALUNOS. O OBJETIVO PRINCIPAL DESSE TRABALHO FOI FAZER USO DE UM JOGO EDUCATIVO COMO FERRAMENTA DE REFORÇO PARA A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. A PESQUISA TEM CARÁTER QUALITATIVO E BUSCOU DESCREVER AS CONTRIBUIÇÕES DE JOGOS EDUCATIVOS. A AÇÃO FOI PLANEJADA PARA SER EM AMBIENTE VIRTUAL, ALTERNATIVA MAIS VIÁVEL NA SITUAÇÃO DA PANDEMIA DE COVID - 19, UTILIZANDO A PLATAFORMA GRATUITA DE JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS PERSONALIZÁVEIS WORDWALL, SEGUIDO DE UM QUESTIONÁRIO AVALIATIVO QUALITATIVO COM 5 QUESTÕES OBJETIVAS E 4 SUBJETIVAS, DESENVOLVIDO NA FERRAMENTA DE FORMULÁRIOS GOOGLE, QUE FOI DISPONIBILIZADO NA SALA VIRTUAL GOOGLE CLASSROOM E NO GRUPO DE WHATSAPP DAS TURMAS DE 1º E 3º. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS, APRESENTANDO UMA ÓTIMA CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO SEGUNDO OS ALUNOS. NO ENTANTO, OBSERVOU-SE DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS NA INTERAÇÃO COM OS JOGOS, NUM COMPARATIVO ENTRE AS TURMAS. DESSA FORMA FICA CLARO QUE PARA UM JOGO SER EFICIENTE ELE PRECISA SER BEM PLANEJADO PARA ATENDER UMA DEMANDA ESPECÍFICA CONSIDERANDO O PÚBLICO ALVO EM ESTUDO.