Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

JOGOS CONTEMPORÂNEOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO PROTAGONIZADORA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, METODOLOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA, PRÁTICAS DOCENTES Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85414
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 68
    "inscrito_id" => null
    "titulo" => "JOGOS CONTEMPORÂNEOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO PROTAGONIZADORA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA"
    "resumo" => """
      A educação química precisa de mudanças didático-metodológicas, pois está em vigência na rede\r\n
      básica e superior de ensino, a metodologia transmissiva, que é apontada como desmotivante, bancária\r\n
      e que prejudica o processo de ensino-aprendizagem. Uma prática que contribui significativamente para\r\n
      o ensino de Química é o uso de jogos e atividades lúdicas, que pertence a um grupo de práticas\r\n
      protagonizadoras que contribui para efetivar a educação em todos os níveis de ensino. Este trabalho\r\n
      tem o intuito de discutir os conceitos sobre o uso de jogos na educação química, bem como, analisar a\r\n
      utilização de jogos em química. O percurso metodológico deste trabalho se deu por meio de uma\r\n
      revisão bibliográfica em trabalhos acadêmicos, livros e artigos disponibilizados nos buscadores\r\n
      Google Acadêmico, Scielo e Periódico Capes; bem como, através de uma revisão integrativa com dez\r\n
      artigos descritivos da aplicação de jogos no ensino de química. Os resultados apontam a\r\n
      ressignificação de jogos populares em jogos didáticos para avaliar e discutir diversos conteúdos\r\n
      químicos, porém, ainda tem sido desconsiderada a cultura lúdica do alunado na proposição de jogos\r\n
      em química. Portanto, nota-se que a formação de professores de química, precisa de mais práticas\r\n
      protagonizadoras, pois assim, será possível implementá-las em suas práxis quando futuros docentes.\r\n
      Dessa forma, será possível também que os estudantes tenham seu protagonismo na educação química\r\n
      e possam ser cidadão críticos e ativos democraticamente.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE , METODOLOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA , PRÁTICAS DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "62daa57c69047_22072022102620.pdf"
    "created_at" => "2022-07-22 10:26:20"
    "updated_at" => "2022-07-25 14:50:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS FERREIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS FERREIRA COSTA"
    "autor_email" => "lucasprata15.lfc@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85414
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 68
    "inscrito_id" => null
    "titulo" => "JOGOS CONTEMPORÂNEOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO PROTAGONIZADORA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA"
    "resumo" => """
      A educação química precisa de mudanças didático-metodológicas, pois está em vigência na rede\r\n
      básica e superior de ensino, a metodologia transmissiva, que é apontada como desmotivante, bancária\r\n
      e que prejudica o processo de ensino-aprendizagem. Uma prática que contribui significativamente para\r\n
      o ensino de Química é o uso de jogos e atividades lúdicas, que pertence a um grupo de práticas\r\n
      protagonizadoras que contribui para efetivar a educação em todos os níveis de ensino. Este trabalho\r\n
      tem o intuito de discutir os conceitos sobre o uso de jogos na educação química, bem como, analisar a\r\n
      utilização de jogos em química. O percurso metodológico deste trabalho se deu por meio de uma\r\n
      revisão bibliográfica em trabalhos acadêmicos, livros e artigos disponibilizados nos buscadores\r\n
      Google Acadêmico, Scielo e Periódico Capes; bem como, através de uma revisão integrativa com dez\r\n
      artigos descritivos da aplicação de jogos no ensino de química. Os resultados apontam a\r\n
      ressignificação de jogos populares em jogos didáticos para avaliar e discutir diversos conteúdos\r\n
      químicos, porém, ainda tem sido desconsiderada a cultura lúdica do alunado na proposição de jogos\r\n
      em química. Portanto, nota-se que a formação de professores de química, precisa de mais práticas\r\n
      protagonizadoras, pois assim, será possível implementá-las em suas práxis quando futuros docentes.\r\n
      Dessa forma, será possível também que os estudantes tenham seu protagonismo na educação química\r\n
      e possam ser cidadão críticos e ativos democraticamente.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE , METODOLOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA , PRÁTICAS DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "62daa57c69047_22072022102620.pdf"
    "created_at" => "2022-07-22 10:26:20"
    "updated_at" => "2022-07-25 14:50:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS FERREIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS FERREIRA COSTA"
    "autor_email" => "lucasprata15.lfc@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A educação química precisa de mudanças didático-metodológicas, pois está em vigência na rede básica e superior de ensino, a metodologia transmissiva, que é apontada como desmotivante, bancária e que prejudica o processo de ensino-aprendizagem. Uma prática que contribui significativamente para o ensino de Química é o uso de jogos e atividades lúdicas, que pertence a um grupo de práticas protagonizadoras que contribui para efetivar a educação em todos os níveis de ensino. Este trabalho tem o intuito de discutir os conceitos sobre o uso de jogos na educação química, bem como, analisar a utilização de jogos em química. O percurso metodológico deste trabalho se deu por meio de uma revisão bibliográfica em trabalhos acadêmicos, livros e artigos disponibilizados nos buscadores Google Acadêmico, Scielo e Periódico Capes; bem como, através de uma revisão integrativa com dez artigos descritivos da aplicação de jogos no ensino de química. Os resultados apontam a ressignificação de jogos populares em jogos didáticos para avaliar e discutir diversos conteúdos químicos, porém, ainda tem sido desconsiderada a cultura lúdica do alunado na proposição de jogos em química. Portanto, nota-se que a formação de professores de química, precisa de mais práticas protagonizadoras, pois assim, será possível implementá-las em suas práxis quando futuros docentes. Dessa forma, será possível também que os estudantes tenham seu protagonismo na educação química e possam ser cidadão críticos e ativos democraticamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.