Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ATIVIDADE LUDICA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA EXPERIENCIA REALIZADA PELOS TERAPEUTAS DA ALEGRIA NA APAE DE CAJAZEIRAS-PB.

Palavra-chaves: LUDICIDADE, TERAPEUTAS DA ALEGRIA, APAE Pôster (PO) EDUCAÇÃO ESPECIAL
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência que tem por objetivo descrever e relacionar a teoria estudada à prática vivenciada por um grupo de voluntários estudantes de Psicologia que vem atuando como “Terapeutas da Alegria” na APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, localizada na cidade de Cajazeiras – PB. Parte-se do princípio de que toda criança tem o direito de brincar, conforme assegura a Declaração Universal dos Direitos da Criança. Tendo assim, a finalidade de ressaltar que qualquer criança, seja ela portadora de algum tipo de deficiência física ou intelectual, pode se divertir com as mesmas brincadeiras com as quais as crianças consideradas dentro dos padrões de normalidade se divertem. A brincadeira é um fator de grande relevância para o desenvolvimento saudável na vida das mesmas, pois é através do brincar que elas organizam emoções, aprendem, elaboram sua autonomia de ação e, possibilitam ainda a interação social. Metodologicamente adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada no contato direto com o publico alvo, tratando-se de 15 crianças com faixa etária variando entre 0 a 11 anos. A ludicidade desenvolve na criança várias habilidades como a atenção, memorização, imaginação. Nesse contexto, as atividades lúdicas desenvolvidas foram futebol, boliche, mímica, musica e desenhos. Fez-se necessário a adaptação de algumas atividades de acordo com as dificuldades dos membros da APAE como, por exemplo, o futebol, que foi adaptado para ser jogado com as mãos; a atividade do boliche foi realizada com garrafas pet e uma bola; e na atividade do desenho deixaram-se os participantes à vontade para desenhar algo livre. Diante de tudo que foi exposto, pode-se perceber que a partir da experiência relatada foi possível verificar a corroboração da prática com teoria. Ou seja, visualizou-se a viabilidade da utilização do lúdico no estímulo ao desenvolvimento de crianças, independente de suas condições adversas. As brincadeiras lúdicas são pontos chave no processo de desenvolvimento infantil, visto que as mesmas propiciam benefícios de suma importância para toda e qualquer criança que necessita se desenvolver de forma saudável e precisa.

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