CORDEL EM SALA DE AULA: NOVAS LEITURAS E PRÁTICAS DE ESCRITA QUE PROMOVEM A INCLUSÃO ENTRE ALUNOS DA EJA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8618 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1347 "inscrito_id" => 2666 "titulo" => "CORDEL EM SALA DE AULA: NOVAS LEITURAS E PRÁTICAS DE ESCRITA QUE PROMOVEM A INCLUSÃO ENTRE ALUNOS DA EJA" "resumo" => "No Brasil, a falta de interesse dos alunos pela leitura tem ganhado proporções estarrecedoras. Esse quadro se torna mais agravante entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O que fazer para promover a inclusão do aluno da EJA na prática do letramento? Que práticas de leitura pode ser trabalhado com esses alunos para que estes passem a se interessar pelos livros? Este trabalho é resultado dessas indagações e desenvolve uma proposta pedagógica que utiliza o cordel como uma ferramenta didática que procura incluir o aluno da EJA numa de prática de leitura e escrita verdadeiramente significativa. O projeto tem como objetivo despertar o interesse do aluno da EJA pela leitura e ao mesmo motivá-lo a escrever a partir da leitura de outros cordéis. A pesquisa foi subsidiada por autores que procuram discutir o desenvolvimento histórico do gênero cordel, suas práticas sociais no decorrer do tempo, bem como seu contexto de produção em sala de aula. O projeto foi desenvolvido com os alunos do 3º nível da EJA da escola Municipal Juvenal Lamartine em Natal Rio Grande do Norte e teve duração de dois meses. Durante esse período, foi desenvolvida uma sequência didática com quatro momentos distintos: 1) leitura de cordéis 2) abordagem teórica; 3) produção individual; 4) produção coletiva e reescrita de cordéis. Esse trabalho resultou na produção de um livreto em que os alunos narravam suas experiências durante o período do curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "CORDEL, INCLUSÃO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_10_48_49_idinscrito_2666_31b15d81e655df02765cc4a163e5b3ee.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILVAN DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GILVAN" "autor_email" => "gilvansbt@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8618 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1347 "inscrito_id" => 2666 "titulo" => "CORDEL EM SALA DE AULA: NOVAS LEITURAS E PRÁTICAS DE ESCRITA QUE PROMOVEM A INCLUSÃO ENTRE ALUNOS DA EJA" "resumo" => "No Brasil, a falta de interesse dos alunos pela leitura tem ganhado proporções estarrecedoras. Esse quadro se torna mais agravante entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O que fazer para promover a inclusão do aluno da EJA na prática do letramento? Que práticas de leitura pode ser trabalhado com esses alunos para que estes passem a se interessar pelos livros? Este trabalho é resultado dessas indagações e desenvolve uma proposta pedagógica que utiliza o cordel como uma ferramenta didática que procura incluir o aluno da EJA numa de prática de leitura e escrita verdadeiramente significativa. O projeto tem como objetivo despertar o interesse do aluno da EJA pela leitura e ao mesmo motivá-lo a escrever a partir da leitura de outros cordéis. A pesquisa foi subsidiada por autores que procuram discutir o desenvolvimento histórico do gênero cordel, suas práticas sociais no decorrer do tempo, bem como seu contexto de produção em sala de aula. O projeto foi desenvolvido com os alunos do 3º nível da EJA da escola Municipal Juvenal Lamartine em Natal Rio Grande do Norte e teve duração de dois meses. Durante esse período, foi desenvolvida uma sequência didática com quatro momentos distintos: 1) leitura de cordéis 2) abordagem teórica; 3) produção individual; 4) produção coletiva e reescrita de cordéis. Esse trabalho resultou na produção de um livreto em que os alunos narravam suas experiências durante o período do curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "CORDEL, INCLUSÃO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_10_48_49_idinscrito_2666_31b15d81e655df02765cc4a163e5b3ee.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILVAN DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GILVAN" "autor_email" => "gilvansbt@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }