DE QUE COR É MINHA COR? TRABALHANDO AS QUESTÕES RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8637 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1618 "inscrito_id" => 1689 "titulo" => "DE QUE COR É MINHA COR? TRABALHANDO AS QUESTÕES RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Nós brasileiros vivemos em um país diverso e miscigenado. Fazem parte do nosso povo diversas formas de ser, fazer, pensar, sentir e agir. A heterogeneidade é algo que faz parte de nós; somos brancos, negros, mulatos, caboclos... Temos várias crenças, pensamos e agimos de diversas formas, o multiculturalismo é algo arraigado em nós. Sendo assim, não podemos negar a presença desta diversidade no ambiente escolar e ocultar a diferença presente em nós. Devemos agir diante de nossa realidade reconhecendo a cultura e o pertencimento de nossos alunos e contribuindo com práticas favoráveis a este reconhecimento. É neste sentido que este trabalho tem como objetivo apresentar um recorte dos resultados de uma pesquisa realizada em uma turma de Maternal I de uma Creche Municipal de Campina Grande – PB, onde utilizamos a literatura infantil para trabalhar a questão da identidade, por acreditar que através da literatura as crianças se colocam no lugar dos personagens e vivenciam cada situação trabalhada, facilitando assim a compreensão das mesmas e a construção de um aprendizado satisfatório. Cremos que a realização de um trabalho de conscientização, reconhecimento e respeito desde a infância em muito contribuirá para a formação identitária do aluno e a sua consciência cidadã. Colaborando para a formação de sujeitos mais críticos, participativos e orgulhosos de seu pertencimento cultural e racial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, IDENTIDADE, PERTENCIMENTO RACIAL E CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_21_25_53_idinscrito_1689_4f4f0d61070aff926659a8b77190a371.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EMANUELA DE OLIVEIRA CRUZ" "autor_nome_curto" => "EMANUELA" "autor_email" => "mariaemanuela.oliveira@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8637 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1618 "inscrito_id" => 1689 "titulo" => "DE QUE COR É MINHA COR? TRABALHANDO AS QUESTÕES RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Nós brasileiros vivemos em um país diverso e miscigenado. Fazem parte do nosso povo diversas formas de ser, fazer, pensar, sentir e agir. A heterogeneidade é algo que faz parte de nós; somos brancos, negros, mulatos, caboclos... Temos várias crenças, pensamos e agimos de diversas formas, o multiculturalismo é algo arraigado em nós. Sendo assim, não podemos negar a presença desta diversidade no ambiente escolar e ocultar a diferença presente em nós. Devemos agir diante de nossa realidade reconhecendo a cultura e o pertencimento de nossos alunos e contribuindo com práticas favoráveis a este reconhecimento. É neste sentido que este trabalho tem como objetivo apresentar um recorte dos resultados de uma pesquisa realizada em uma turma de Maternal I de uma Creche Municipal de Campina Grande – PB, onde utilizamos a literatura infantil para trabalhar a questão da identidade, por acreditar que através da literatura as crianças se colocam no lugar dos personagens e vivenciam cada situação trabalhada, facilitando assim a compreensão das mesmas e a construção de um aprendizado satisfatório. Cremos que a realização de um trabalho de conscientização, reconhecimento e respeito desde a infância em muito contribuirá para a formação identitária do aluno e a sua consciência cidadã. Colaborando para a formação de sujeitos mais críticos, participativos e orgulhosos de seu pertencimento cultural e racial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, IDENTIDADE, PERTENCIMENTO RACIAL E CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_21_25_53_idinscrito_1689_4f4f0d61070aff926659a8b77190a371.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EMANUELA DE OLIVEIRA CRUZ" "autor_nome_curto" => "EMANUELA" "autor_email" => "mariaemanuela.oliveira@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }