COSTA, Sandra Beltrão Tavares. Deficiência intelectual. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8638>. Acesso em: 24/11/2024 22:22
As crianças com deficiência intelectual são lentas em todas as áreas do desenvolvimento: habilidades motoras, socialização, autocuidado e linguagem. Seus problemas de aprendizagem e memória estão relacionados à categorização conceitual e condição simbólica, estas não são detentoras de estruturas mentais para assimilação. Portanto, se orientam por imagens ou pelo concreto e não por conceitos e abstrações (SAMPEDRO, M., BLASCO, G. e HERNÀNDEZ, A., 1997). Partindo desta premissa, o objetivo deste estudo foi realizar um levantamento das pesquisas realizadas sobre deficiência intelectual, buscando analisar as principais temáticas relacionadas à questão. Trata-se de um estudo descritivo-analítico, através de pesquisa bibliográfica, por meio dos bancos de dados bireme, lilacs, google acadêmico. Os autores e artigos consultados apontam aspectos importantes, no que se refere a avanços no conceito de deficiência intelectual, que passa de um conceito demoníaco a alguém que precisa ser respeitado e para quem devemos buscar meios que possam contribuir para sua aprendizagem. Por outro lado, os artigos e pesquisas também sinalizam que há muito a ser construído, tendo em vista que ainda há uma visão de vitimização do deficiente intelectual e de que o mesmo não é capaz d aprender ou que pode aprender muito pouco, ou seja, subestima-se sua capacidade de aprendizagem, o que não contribui para seu avanço.Palavras-chaves: deficiência intelectual; aprendizagem; desenvolvimento intelectual.