PONTES, Eluana Felix De et al.. Chá da melhor idade: um relato de experiência. Anais do IX CIEH... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/86493>. Acesso em: 21/12/2024 12:45
O estado nutricional do idoso tem grande importância no processo de envelhecimento e um dos principais benefícios para a terceira idade é estabelecer rotinas saudáveis com a adoção de uma dieta equilibrada, que forneça os nutrientes adequados para o funcionamento do organismo. Nesse contexto, a socialização por meio de uma ação educativa na forma de chá tornou-se uma excelente ferramenta de interação e construção coletiva. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que tem por objetivo relatar a experiência dos discentes do Curso Técnico em Cuidados de Idosos do Centro Profissional e Tecnológico- Escola Técnica de Saúde da UFPB sobre um projeto de intervenção educativa para promoção da alimentação saudável e socialização dos idosos. Foi realizado um planejamento prévio das ações que seriam realizadas e realizada a sua efetivação por meio da interação dos discentes do curso citado anteriormente, sendo dividido em duas etapas, onde na primeira constitui-se de uma roda de conversas com a leitura de frases motivacionais para reflexão sobre o processo de envelhecimento bem como explicação e debate sobre a alimentação saudável como forma de promoção do envelhecimento com saúde. Na segunda etapa se deu o lanche compartilhado onde os participantes puderam refletir sobre a necessidade de transmitir o conhecimento adquirido no curso a respeito do envelhecimento e a aplicabilidade da teoria na prática por meio da intervenção realizada e o impacto dessa ação para conscientizar os idosos a respeito da alimentação saudável e como este é fator imprescindível na vida dos idosos. Conclui-se que a utilização de metodologias e estratégias educativas no processo de ensino como a construção e realização de um projeto de intervenção na forma de ação educativa favorece a construção da aprendizagem por parte do discente, o que favorece a sua atuação ao assistir os idosos no que tange a promoção da saúde e bem-estar.