Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL OFERTADA PELO CURSO DA GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DO IFPE/PESQUEIRA: SOB O OLHAR DOS EGRESSOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 02 - Pesquisa em Educação
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 86758
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 710
    "inscrito_id" => 1511
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL OFERTADA PELO CURSO DA GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DO IFPE/PESQUEIRA: SOB O OLHAR DOS EGRESSOS"
    "resumo" => "O presente trabalho trata de uma análise da formação inicial ofertada pelo curso da graduação em matemática do IFPE/campus Pesqueira sob o olhar dos egressos. Especificamente, buscou-se analisar quais as contribuições que o instituto oferece para os estudantes da licenciatura em matemática, avaliando considerações sobre a satisfação dos ex-alunos em relação ao curso e com a instituição; se a formação oferecida se adéqua com as exigências do mercado de trabalho; e ainda localizar esses egressos e saber a situação atual profissional de cada um. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualiquantitativa e tem como método hipotético dedutivo. A pesquisa contou com a participação de 48 (quarenta e oito) egressos do instituto. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de questionário via internet. Os resultados das respostas do questionário mostram que a maioria deles avaliou positivamente a instituição no sentido de seu ensino ser uma estrutura muito ampla e de boa qualidade. Sobre a situação atual profissional, esse geralmente também se encontra lecionando em sua área de formação docente e contribuindo em trabalhos e pesquisas do ramo. Os dados mostram que o instituto oferece uma boa estrutura para a formação inicial de estudantes, principalmente por sua organização de ensino e por ter vários programas ofertados que torna a formação de qualidade. Contudo além das satisfações também se observou propostas futuras a serem desenvolvidas para que haja melhorias que aprimorem mais essa estrutura, como por exemplo, ampliação de disciplina, programas, entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1511_TB710_22082022191724.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONIELZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SONIELZA"
    "autor_email" => "ss@discente.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 86758
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 710
    "inscrito_id" => 1511
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL OFERTADA PELO CURSO DA GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DO IFPE/PESQUEIRA: SOB O OLHAR DOS EGRESSOS"
    "resumo" => "O presente trabalho trata de uma análise da formação inicial ofertada pelo curso da graduação em matemática do IFPE/campus Pesqueira sob o olhar dos egressos. Especificamente, buscou-se analisar quais as contribuições que o instituto oferece para os estudantes da licenciatura em matemática, avaliando considerações sobre a satisfação dos ex-alunos em relação ao curso e com a instituição; se a formação oferecida se adéqua com as exigências do mercado de trabalho; e ainda localizar esses egressos e saber a situação atual profissional de cada um. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualiquantitativa e tem como método hipotético dedutivo. A pesquisa contou com a participação de 48 (quarenta e oito) egressos do instituto. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de questionário via internet. Os resultados das respostas do questionário mostram que a maioria deles avaliou positivamente a instituição no sentido de seu ensino ser uma estrutura muito ampla e de boa qualidade. Sobre a situação atual profissional, esse geralmente também se encontra lecionando em sua área de formação docente e contribuindo em trabalhos e pesquisas do ramo. Os dados mostram que o instituto oferece uma boa estrutura para a formação inicial de estudantes, principalmente por sua organização de ensino e por ter vários programas ofertados que torna a formação de qualidade. Contudo além das satisfações também se observou propostas futuras a serem desenvolvidas para que haja melhorias que aprimorem mais essa estrutura, como por exemplo, ampliação de disciplina, programas, entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1511_TB710_22082022191724.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONIELZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SONIELZA"
    "autor_email" => "ss@discente.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O presente trabalho trata de uma análise da formação inicial ofertada pelo curso da graduação em matemática do IFPE/campus Pesqueira sob o olhar dos egressos. Especificamente, buscou-se analisar quais as contribuições que o instituto oferece para os estudantes da licenciatura em matemática, avaliando considerações sobre a satisfação dos ex-alunos em relação ao curso e com a instituição; se a formação oferecida se adéqua com as exigências do mercado de trabalho; e ainda localizar esses egressos e saber a situação atual profissional de cada um. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualiquantitativa e tem como método hipotético dedutivo. A pesquisa contou com a participação de 48 (quarenta e oito) egressos do instituto. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de questionário via internet. Os resultados das respostas do questionário mostram que a maioria deles avaliou positivamente a instituição no sentido de seu ensino ser uma estrutura muito ampla e de boa qualidade. Sobre a situação atual profissional, esse geralmente também se encontra lecionando em sua área de formação docente e contribuindo em trabalhos e pesquisas do ramo. Os dados mostram que o instituto oferece uma boa estrutura para a formação inicial de estudantes, principalmente por sua organização de ensino e por ter vários programas ofertados que torna a formação de qualidade. Contudo além das satisfações também se observou propostas futuras a serem desenvolvidas para que haja melhorias que aprimorem mais essa estrutura, como por exemplo, ampliação de disciplina, programas, entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Sonielza Silva

    <3 <3 <3

    15/10/2022 03:22:29

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.