RESUMOA escola é um espaço educacional que abrange as múltiplas diversidades, muitas vezes não está preparada para incluir todos os alunos. A educação inclusiva deve levar em consideração a diversidade e os sujeitos multiculturais que perpassam o ambiente educacional beneficiando a todos independente de suas condições físicas ou sociais. A implementação da lei 10.639/03 é uma conquista que deve ser efetivada numa perspectiva de inclui-la na escola para que o alunado venha a conhecer e valorizar a historicidade de um povo que foi negada durante séculos e atualmente. Este artigo tem como objetivo refletir e procurar compreender de que modo à escola inclui a diversidade e que são desafios encontrados na implementação da lei 10.639/03 no contexto escolar. Como abordagem metodológica, nos referenciamos numa pesquisa bibliográfica e documental baseado nos estudos de BRANDÃO (1981), BRASIL (1996), GOMES (2003) e MACHADO (2008) para discutirmos a respeito de uma inclusão escolar acerca da diversidade no contexto educacional mediante a aplicação da lei 10.639/03. Então, cabe à escola refletir sobre a diversidade numa dimensão de reconhecimento, significação e aceitação das diferenças existentes em seu espaço. Palavras-chave: Educação. Diversidade. Inclusão.