Sem dúvidas, a educação é classificada como um dos mais importantes parâmetros para o desenvolvimento e crescimento de uma nação. O crescente desinteresse dos alunos em relação aos estudos, salas de aulas cada vez mais massificadas e heterogêneas, proporciona o desafio da busca por metodologias de ensino-aprendizagem mais atrativas e significativas. Visto isso, uma forma encontrada para despertar e motivar o interesse do aluno foi o uso de jogos digitais, quando se trata da ciência Física torna-se uma ferramenta poderosa para descontruir a ideia que os alunos alimentam que a física é difícil e puramente constituída de cálculos complexos. Os jogos digitais para o ensino da física devem ser sob a condição de estarem vinculados à construção de um conhecimento científico grupal, à possibilidade da promoção de discussões e investigações que tragam um enriquecimento dos alunos a partir de seus conhecimentos prévios e o conhecimento do jogo utilizado. O interesse dos alunos é, em grande parte, despertado por metodologias lúdicas inovadoras e que chama a atenção, assim, promovendo uma interação entre aluno e professor. Os professores que trabalham com essa perspectiva comumente afirmam a existência de um aumento na capacidade de aprendizagem, isso pois a abordagem metodológica lúdica de um assunto colabora para que o conhecimento científico/formação do pensamento seja construído. Tratar a Física como algo rígido, imutável e de forma isolada perante outras áreas de conhecimento não é suficiente para ensinar utilizando apenas os livros e resoluções de questões. Para obter-se um processo de ensino e aprendizagem significativo, é fundamental buscar interdisciplinarizar a prática pedagógica conforme é previsto nos documentos oficiais da educação como os PCNs e PCNs +, para que a aprendizagem do aluno seja significativa e efetiva, assimilando assuntos com a realidade que o aluno é inserido. A partir disso, pode-se perceber que o papel do professor deve ser o de mediar as discussões, assuntos e dúvidas em pró da ciência contextualizada, ressaltando que não deve ser trabalhada de forma exclusiva, mas deve ser vinculada com a realidade do próprio aluno e seu meio social, melhorando e desenvolvendo sua capacidade de tomada de decisões. Nesse sentido, os jogos digitais aliado ao ensino da física, necessita ser trabalhada de forma correta para alcançar resultados satisfatórios.