As experiências de professores em exercício profissional ativo podem ser excelentes meios para potencializar a formação docente, posto que por meio da troca de vivências e sentimentos, o acadêmico de Pedagogia pode vislumbrar a docência em matemática sob as lentes de um par experiente. O texto é oriundo de uma atividade da disciplina “Conteúdo e Metodologia do Ensino de Matemática” do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Na oportunidade, os estudantes foram conduzidos a realização de uma entrevista com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública ou privada de Manaus (AM) com o intuito de constituir saberes acerca da docência matemática. Assim, este artigo objetivou identificar de que modo essas entrevistas com professores polivalentes contribuíram no processo formativo dos acadêmicos de Pedagogia, no que tange à docência em Matemática. Os resultados expressos por depoimentos indicam que muitos estudantes conseguiram contrastar saberes apreendidos ao longo da disciplina do curso de formação, além de melhor compreender o cenário educacional, especialmente o número de alunos e os diferentes conteúdos que ao professor que ensina Matemática compete ensinar. Sendo assim, as práticas formativas que dialogam com outros pares para além das paredes da universidade, possibilitam que o estudante em formação aprimore seu olhar para o futuro espaço profissional, de modo que a entrevista pode ser considerada um excelente instrumento formativo e avaliativo.