MIRANDA, João Marcos Messias. Educação inclusiva na cidade de floriano/pi. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8710>. Acesso em: 25/11/2024 00:23
As mudanças na política educacional brasileira, que promoveu a migração do atendimento à pessoa com deficiência dos Centros de Ensino Especial para a escola regular comum, tem implicações tanto na metodologia de ensino como nas estruturas das escolas, na formação docente e, principalmente, na política educacional. Por conta disso, neste trabalho, objetivamos traçar um perfil da educação inclusiva a partir da análise dos dados das matrículas de 2011 a 2014 e de entrevistas tanto a familiares como de profissionais da educação. Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa etnográfica que tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o/a pesquisador/a como seu principal instrumento, isto é, supõe o contato direto e prolongado dessa pessoa com o ambiente e a situação investigada. A investigação foi ancorada na Análise de Discurso Crítica (Fairclough, 2003, 2012). Os dados foram gerados e coletados por meio de entrevistas e de artefatos na Secretaria Municipal de Educação e na Gerência Estadual de Educação, no período de agosto a outubro de 2014, na cidade de Floriano/PI. Os resultados indicam a falta de preparo docente e a carência de materiais e estruturas como grande entrave real ao processo de escolarização da pessoa com deficiência. As análises levam a compreender que tais dificuldades originam-se de uma política acanhada de direitos humanos, fortemente alicerçada em poderes econômicos, cujo objetivo de formação profissional atende à meta de garantia da subsistência e consequente desoneração estatal, sem contrapartidas sólidas no sentido de viabilizar de fato tal progresso social.Changes in the Brazilian educational policy, which promoted the migration of care to people with disabilities from the Centers for Special Education for the common regular school, has implications both in teaching methodology as in the structures of schools, and in teacher training, especially in politics education. For this reason, in this work, we aim to draw a profile of inclusive education from the analysis of enrollment data from 2011 to 2014 and interviews both families as education professionals. To this end, we adopted a methodology that ethnographic research has the natural setting as your direct source of data and the researcher as its main instrument, ie, assumes direct and prolonged contact with the environment of the person and the situation investigated. The research was anchored in Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2003, 2012). The data were generated and collected through interviews and artifacts in the Municipal Secretariat of Education and the State Education Management in the period August to October 2014 in the city of Floriano/PI. The results indicate a lack of teacher preparation and the lack of materials and structures such as the great real process of education of the disabled person hindrance. The analyzes lead to understand that these difficulties stem from a narrow politics of human rights, strongly rooted in economic power, whose purpose training meets the goal of ensuring the survival and subsequent exoneration state without strong counterparts in order to enable the indeed such social progress.