A DIMENSÃO SUBJETIVA DO MACHISMO NA EDUCAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES APREENDIDAS EM UMA ESCOLA DE SÃO PAULO NO MOVIMENTO DA PESQUISA-TRANS-FORMAÇÃO
"2022-10-19 09:12:19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87402 "edicao_id" => 297 "trabalho_id" => 433 "inscrito_id" => 826 "titulo" => "A DIMENSÃO SUBJETIVA DO MACHISMO NA EDUCAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES APREENDIDAS EM UMA ESCOLA DE SÃO PAULO NO MOVIMENTO DA PESQUISA-TRANS-FORMAÇÃO" "resumo" => "TRATAMOS MACHISMO COMO SINÔNIMO DE RELAÇÕES PATRIARCAIS DE GÊNERO. A EDUCAÇÃO COMO MEDIAÇÃO PODE CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES. O OBJETIVO FOI ANALISAR A DIMENSÃO SUBJETIVA DO MACHISMO NA EDUCAÇÃO PELAS SIGNIFICAÇÕES DE DOCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO POR MEIO DA PESQUISA-TRANS-FORMAÇÃO. TEVE COMO REFERENCIA A PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. AS ANÁLISES FEITAS PELOS NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO. APREENDEU-SE QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS, IDEOLOGIA DE GÊNERO E CONDIÇÕES OBJETIVAS DA REALIDADE ESCOLAR CONSTITUEM AS SIGNIFICAÇÕES SOBRE MACHISMO. EVIDENCIOU-SE QUE ESCOLAS DE TERRITÓRIOS POBRES E PERIFÉRICOS PODEM EXERCER A FUNÇÃO DO ESTADO LOGO SE ENGENDRA UM SENTIMENTO DE URGÊNCIA EM SUPERAR DESIGUALDADES POR MEIO DE UM POSICIONAMENTO DE ENFRENTAMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 19 - Gênero e Sexualidade na Escola: Novas Ameaças, Enfrentamentos e Possibilidades de Resistências" "palavra_chave" => "MACHISMO, DIMENSÃO SUBJETIVA, RELAÇÕES PATRIARCAIS DE GÊNERO, PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV173_MD1_SA125_ID826_01082022230055.pdf" "created_at" => "2022-10-19 14:21:49" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAINE MEDEIROS MENDES" "autor_nome_curto" => "GISLAINE" "autor_email" => "gimedrod@hotmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_evento" => "VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "634fe9a371a56_19102022091219.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-10-19 09:12:19" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87402 "edicao_id" => 297 "trabalho_id" => 433 "inscrito_id" => 826 "titulo" => "A DIMENSÃO SUBJETIVA DO MACHISMO NA EDUCAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES APREENDIDAS EM UMA ESCOLA DE SÃO PAULO NO MOVIMENTO DA PESQUISA-TRANS-FORMAÇÃO" "resumo" => "TRATAMOS MACHISMO COMO SINÔNIMO DE RELAÇÕES PATRIARCAIS DE GÊNERO. A EDUCAÇÃO COMO MEDIAÇÃO PODE CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES. O OBJETIVO FOI ANALISAR A DIMENSÃO SUBJETIVA DO MACHISMO NA EDUCAÇÃO PELAS SIGNIFICAÇÕES DE DOCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO POR MEIO DA PESQUISA-TRANS-FORMAÇÃO. TEVE COMO REFERENCIA A PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. AS ANÁLISES FEITAS PELOS NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO. APREENDEU-SE QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS, IDEOLOGIA DE GÊNERO E CONDIÇÕES OBJETIVAS DA REALIDADE ESCOLAR CONSTITUEM AS SIGNIFICAÇÕES SOBRE MACHISMO. EVIDENCIOU-SE QUE ESCOLAS DE TERRITÓRIOS POBRES E PERIFÉRICOS PODEM EXERCER A FUNÇÃO DO ESTADO LOGO SE ENGENDRA UM SENTIMENTO DE URGÊNCIA EM SUPERAR DESIGUALDADES POR MEIO DE UM POSICIONAMENTO DE ENFRENTAMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 19 - Gênero e Sexualidade na Escola: Novas Ameaças, Enfrentamentos e Possibilidades de Resistências" "palavra_chave" => "MACHISMO, DIMENSÃO SUBJETIVA, RELAÇÕES PATRIARCAIS DE GÊNERO, PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV173_MD1_SA125_ID826_01082022230055.pdf" "created_at" => "2022-10-19 14:21:49" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAINE MEDEIROS MENDES" "autor_nome_curto" => "GISLAINE" "autor_email" => "gimedrod@hotmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_evento" => "VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "634fe9a371a56_19102022091219.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-10-19 09:12:19" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }