O currículo assume a função de integração e de direcionamento ao trabalho escolar a partir da visão que se tem sobre as concepções de alfabetização e avaliação no primeiro ciclo do Ensino Fundamental para as Escolas do Campo. Tais aspectos da prática pedagógica implicam numa concepção da educação subjacente que, defendemos seja voltada à realidade dos povos do campo, a valorização de seus saberes e à integração social, política e cultural entre a escola e a comunidade. A importância do currículo de alfabetização direcionado aos direitos de aprendizagem das crianças, buscando uma progressão do ensino e aprendizagem ao longo do ciclo, sempre com um olhar voltado a inserção em contextos reais e significativos de leitura e escrita apoiado na rica cultura oral produzida pelos povos do campo. O objetivo que norteou este trabalho foi elaborar uma proposta curricular que estivesse ligada a valorização da cultura do homem do campo por meio da produção cultural existente nesse contexto através do Projeto: Histórias do Meu Caçuá. Foram utilizados instrumentos metodológicos de estudos e pesquisas sobre a revisão bibliográfica baseando-se no processo de formação continuada oferecido pelo PNAIC aos professores como também a realização de oficinas específicas para cada realidade escolar, havendo a integração entre as áreas de conhecimento e a valorização da leitura e da escrita como base no processo de alfabetização. Verificou-se após a execução do projeto que houve um avanço no cenário de aprendizagem por meio da expressão oral e do resgate da cultura local desses indivíduos.