Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, ESTRATÉGIA DIDÁTICA, LABVIRT OFF-LINE Comunicação Oral (CO) TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8777
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 460
    "inscrito_id" => 1760
    "titulo" => "ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"
    "resumo" => "Esta pesquisa é resultado de uma investigação de cunho qualitativo, tendo como objetivo investigar a inserção das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Química a partir de uma estratégia didática do tipo LabVirt Off-line sobre soluções e misturas. Inicialmente, a presente pesquisa buscou fazer um levantamento com os professores da disciplina de Química da rede estadual das escolas de todas as cidades do Brejo Paraibano, empregando como instrumento de análise o questionário semiestruturado, com o objetivo de traçar o perfil do professor (a) para participar da pesquisa. Logo em seguida, após a seleção do professor (a), foi aplicada a estratégia didático-pedagógica LabVirt Off-line: A Tarefa de João, com as turmas de 2º ano da escola estadual da cidade de Alagoa Nova – PB no turno da manhã. A utilização do LabVirt como recurso didático, facilita o aprendizado de novos conceitos e desenvolve a capacidade cognitiva dos estudantes, permitindo que eles construam conhecimentos e adquiram competências, com isso desenvolvam simultaneamente o espírito crítico. Os resultados apontam que a utilização de atividades com o uso das tecnologias de informação e comunicação está pautada na transmissão de conteúdos aos estudantes, estando estas inseridas no contexto escolar, mas ainda não de fato incluídas no processo ensino-aprendizagem dos estudantes. Sendo assim, concluirmos que a inserção desta estratégia no ensino de Química, contribuiu no processo de ensino e aprendizagem sobre o conceito de misturas, permitindo aos estudantes a concepção da temática de diferentes formas, permitindo assim uma olhar interativo dos mesmos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ESTRATÉGIA DIDÁTICA, LABVIRT OFF-LINE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_12_14_06_idinscrito_1760_c77daa5478cd76e25ab9a80c5a3b2fef.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ LIMA"
    "autor_email" => "beatrizslima7@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8777
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 460
    "inscrito_id" => 1760
    "titulo" => "ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"
    "resumo" => "Esta pesquisa é resultado de uma investigação de cunho qualitativo, tendo como objetivo investigar a inserção das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Química a partir de uma estratégia didática do tipo LabVirt Off-line sobre soluções e misturas. Inicialmente, a presente pesquisa buscou fazer um levantamento com os professores da disciplina de Química da rede estadual das escolas de todas as cidades do Brejo Paraibano, empregando como instrumento de análise o questionário semiestruturado, com o objetivo de traçar o perfil do professor (a) para participar da pesquisa. Logo em seguida, após a seleção do professor (a), foi aplicada a estratégia didático-pedagógica LabVirt Off-line: A Tarefa de João, com as turmas de 2º ano da escola estadual da cidade de Alagoa Nova – PB no turno da manhã. A utilização do LabVirt como recurso didático, facilita o aprendizado de novos conceitos e desenvolve a capacidade cognitiva dos estudantes, permitindo que eles construam conhecimentos e adquiram competências, com isso desenvolvam simultaneamente o espírito crítico. Os resultados apontam que a utilização de atividades com o uso das tecnologias de informação e comunicação está pautada na transmissão de conteúdos aos estudantes, estando estas inseridas no contexto escolar, mas ainda não de fato incluídas no processo ensino-aprendizagem dos estudantes. Sendo assim, concluirmos que a inserção desta estratégia no ensino de Química, contribuiu no processo de ensino e aprendizagem sobre o conceito de misturas, permitindo aos estudantes a concepção da temática de diferentes formas, permitindo assim uma olhar interativo dos mesmos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ESTRATÉGIA DIDÁTICA, LABVIRT OFF-LINE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_12_14_06_idinscrito_1760_c77daa5478cd76e25ab9a80c5a3b2fef.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ LIMA"
    "autor_email" => "beatrizslima7@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Esta pesquisa é resultado de uma investigação de cunho qualitativo, tendo como objetivo investigar a inserção das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Química a partir de uma estratégia didática do tipo LabVirt Off-line sobre soluções e misturas. Inicialmente, a presente pesquisa buscou fazer um levantamento com os professores da disciplina de Química da rede estadual das escolas de todas as cidades do Brejo Paraibano, empregando como instrumento de análise o questionário semiestruturado, com o objetivo de traçar o perfil do professor (a) para participar da pesquisa. Logo em seguida, após a seleção do professor (a), foi aplicada a estratégia didático-pedagógica LabVirt Off-line: A Tarefa de João, com as turmas de 2º ano da escola estadual da cidade de Alagoa Nova – PB no turno da manhã. A utilização do LabVirt como recurso didático, facilita o aprendizado de novos conceitos e desenvolve a capacidade cognitiva dos estudantes, permitindo que eles construam conhecimentos e adquiram competências, com isso desenvolvam simultaneamente o espírito crítico. Os resultados apontam que a utilização de atividades com o uso das tecnologias de informação e comunicação está pautada na transmissão de conteúdos aos estudantes, estando estas inseridas no contexto escolar, mas ainda não de fato incluídas no processo ensino-aprendizagem dos estudantes. Sendo assim, concluirmos que a inserção desta estratégia no ensino de Química, contribuiu no processo de ensino e aprendizagem sobre o conceito de misturas, permitindo aos estudantes a concepção da temática de diferentes formas, permitindo assim uma olhar interativo dos mesmos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.