Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERMANÊNCIA E EVASÃO: O QUE DIZEM OS ALUNOS MATRICULADOS EM UMA LICENCIATURA EM FÍSICA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho aborda percepções de alunos matriculados no curso de Licenciatura em Física do Cefet Petrópolis, buscando compreender os fatores que têm impactado a permanência e a evasão destes estudantes. Nosso referencial traz as discussões de PRADO (1990), BARROSO (2004), ARRUDA (2006), SAVIANI ( 2009) e ROSA (2014), dentre outros autores, que discutem a temática abordada neste texto. Utilizamos como metodologia a pesquisa quantitativa-qualitativa para auxiliar na aplicação e na análise dos dados de um questionário disponibilizado via google forms, para que todos os alunos matriculados, desde os períodos iniciais até o último período, pudessem responder e escrever suas considerações sobre o curso. No que se refere à evasão, pudemos investigar que os altos índices estão relacionados à forma como alguns professores conduzem o curso e as suas disciplinas, assim como ao alto índice de reprovações e ao não interesse dos alunos em de fato cursarem uma licenciatura, pela falta de incentivo à profissão docente. Concluímos que é necessário pensar em: políticas mais fortes de permanência; políticas de formação continuada para os docentes do ensino superior, no que diz respeito à formação pedagógica e aprofundamentos na relação universidade e escola para uma formação docente mais contextualizada.

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