FORMAÇÃO DOCENTE PARA USAR O COMPUTADOR EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8808 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 387 "inscrito_id" => 560 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE PARA USAR O COMPUTADOR EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "A integração do trabalho escolar com as novas tecnologias no currículo como ferramentas exige uma reflexão sistemática acerca de seus objetivos, de suas técnicas, dos conteúdos escolhidos, das possibilidades e dos desafios. As instituições educacionais, bem como os profissionais da educação precisam compreender e incorporar as novas tecnologias no seu processo de ensino e aprendizagem. As novas tecnologias poderão ser empregadas para criar, experimentar e avaliar produtos educacionais, cujo objetivo é avançar um novo paradigma na educação, adequado à sociedade de informação para redimensionar os valores humanos, aprofundar as habilidades de pensamento e tornar o trabalho entre professor e alunos mais participativo. Todavia, a formação tecnológica do professor é um fator determinante para que esse processo se efetive. Neste contexto, o objetivo deste artigo é discutir sobre a formação do professor para usar o computador em sala de aula. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com uma representatividade de 10 (dez) professores de uma escola pública municipal da cidade de Esperança-PB. Os dados foram coletados através do instrumento questionário. Os dados obtidos com a pesquisa apontam que inúmeros educadores não utilizam o computador nas suas atividades diárias em sala de aula, pois ainda consideram-no uma ferramenta complexa e difícil de manipular, reflexo da falta de formação e preparação dos mesmos para saberem utilizar esta ferramenta como instrumento pedagógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "PROFESSOR, FORMAÇÃO, COMPUTADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_11_2014_16_35_36_idinscrito_560_cb8f09bfd3280161b37079fe957f51f1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILDA COELHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARILDA" "autor_email" => "ameepb@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8808 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 387 "inscrito_id" => 560 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE PARA USAR O COMPUTADOR EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "A integração do trabalho escolar com as novas tecnologias no currículo como ferramentas exige uma reflexão sistemática acerca de seus objetivos, de suas técnicas, dos conteúdos escolhidos, das possibilidades e dos desafios. As instituições educacionais, bem como os profissionais da educação precisam compreender e incorporar as novas tecnologias no seu processo de ensino e aprendizagem. As novas tecnologias poderão ser empregadas para criar, experimentar e avaliar produtos educacionais, cujo objetivo é avançar um novo paradigma na educação, adequado à sociedade de informação para redimensionar os valores humanos, aprofundar as habilidades de pensamento e tornar o trabalho entre professor e alunos mais participativo. Todavia, a formação tecnológica do professor é um fator determinante para que esse processo se efetive. Neste contexto, o objetivo deste artigo é discutir sobre a formação do professor para usar o computador em sala de aula. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com uma representatividade de 10 (dez) professores de uma escola pública municipal da cidade de Esperança-PB. Os dados foram coletados através do instrumento questionário. Os dados obtidos com a pesquisa apontam que inúmeros educadores não utilizam o computador nas suas atividades diárias em sala de aula, pois ainda consideram-no uma ferramenta complexa e difícil de manipular, reflexo da falta de formação e preparação dos mesmos para saberem utilizar esta ferramenta como instrumento pedagógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "PROFESSOR, FORMAÇÃO, COMPUTADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_11_2014_16_35_36_idinscrito_560_cb8f09bfd3280161b37079fe957f51f1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILDA COELHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARILDA" "autor_email" => "ameepb@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }