EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ASSENTAMENTOS RURAIS DO BRASIL: CENÁRIO NAS ÚLTIMAS TRÊS DÉCADAS NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88088 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 181 "inscrito_id" => 10804 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ASSENTAMENTOS RURAIS DO BRASIL: CENÁRIO NAS ÚLTIMAS TRÊS DÉCADAS NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Este artigo fruto da dissertação de Mestrado, em andamento “Assentamento Três Corações: um território de descendentes do analfabetismo” tem a finalidade de apresentar um levantamento de produções referentes à temática. A pesquisa realizada por meio da teoria histórico-cultural, sustentada pelo materialismo histórico-dialético, procedeu sua investigação, a partir do Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica (oasisbr), sob o pretexto de diagnosticar a oferta e a garantia da Educação de Jovens e Adultos (EJA), contudo a alfabetização, em assentamentos rurais do Brasil, nas últimas três décadas. A priori a pesquisa faz um recorte sobre o percurso histórico e posteriormente um mapeamento de obras na plataforma. Diante do levantamento produzido, foram observadas 3 dissertações, sendo 2 que versam prioritariamente no contexto do PRONERA, e 1 dissertação que dá subsídios para a compreensão da trajetória da EJA, sobretudo os altos índices de analfabetismo no Brasil e das políticas públicas contrapondo os interesses das populações campesinas. Tomando por base as análises produzidas, o campo da EJA, dentro da lógica da Educação do Campo tem sido alvo de avanços e retrocessos, principalmente no âmbito da alfabetização e carece de discussões fundamentadas em seus pressupostos teóricos, com o objetivo de garantir o direito ao acesso e à permanência de jovens, adultos e idosos na escola pública, consoante aos interesses da classe trabalhadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10804_TB181_31052022180817.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCEMIR MARTINS CORRÊA" "autor_nome_curto" => "ALCEMIR" "autor_email" => "pantanneiro@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88088 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 181 "inscrito_id" => 10804 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ASSENTAMENTOS RURAIS DO BRASIL: CENÁRIO NAS ÚLTIMAS TRÊS DÉCADAS NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Este artigo fruto da dissertação de Mestrado, em andamento “Assentamento Três Corações: um território de descendentes do analfabetismo” tem a finalidade de apresentar um levantamento de produções referentes à temática. A pesquisa realizada por meio da teoria histórico-cultural, sustentada pelo materialismo histórico-dialético, procedeu sua investigação, a partir do Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica (oasisbr), sob o pretexto de diagnosticar a oferta e a garantia da Educação de Jovens e Adultos (EJA), contudo a alfabetização, em assentamentos rurais do Brasil, nas últimas três décadas. A priori a pesquisa faz um recorte sobre o percurso histórico e posteriormente um mapeamento de obras na plataforma. Diante do levantamento produzido, foram observadas 3 dissertações, sendo 2 que versam prioritariamente no contexto do PRONERA, e 1 dissertação que dá subsídios para a compreensão da trajetória da EJA, sobretudo os altos índices de analfabetismo no Brasil e das políticas públicas contrapondo os interesses das populações campesinas. Tomando por base as análises produzidas, o campo da EJA, dentro da lógica da Educação do Campo tem sido alvo de avanços e retrocessos, principalmente no âmbito da alfabetização e carece de discussões fundamentadas em seus pressupostos teóricos, com o objetivo de garantir o direito ao acesso e à permanência de jovens, adultos e idosos na escola pública, consoante aos interesses da classe trabalhadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10804_TB181_31052022180817.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCEMIR MARTINS CORRÊA" "autor_nome_curto" => "ALCEMIR" "autor_email" => "pantanneiro@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }