SOUZA, Simone Ariomar De. Avaliação: uma reflexão indispensável. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88114>. Acesso em: 22/11/2024 20:51
A história da Educação brasileira apresenta registros de altos índices de repetência, evasão e analfabetismo, o que têm gerado amplas discussões no cenário nacional, em busca de se garantir uma aprendizagem de qualidade. Esforços em vários aspectos são feitos para construir alternativas que venham provocar mudanças estruturais na escola como um todo e na prática pedagógica dos professores sobre os processos avaliativos. Nessa direção, o objetivo desse trabalho é refletir sobre a avaliação para melhor contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, conclui-se entre outras coisas, que a avaliação deva ser um meio, um diagnóstico dentro do processo ensino-aprendizagem, enfatizando aspectos qualitativos de crescimento dos alunos, preocupando-se com a não-aprendizagem e não simplesmente em rotular os alunos com notas.