HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88170 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 294 "inscrito_id" => 10603 "titulo" => "HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo analisar as experiências de estudantes de Pedagogia do gênero masculino durante o estágio supervisionado na educação infantil, campo caracterizado pela atuação profissional de mulheres. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho exploratório, que contou com a participação de 10 estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus sertão que realizam estágio supervisionado em instituições de educação infantil. Contamos com o suporte teórico dos estudos de gênero fundamentados em Scott (1995) e Saffioti (2004) e em autores que discutem o processo de feminização do magistério em nosso país, a exemplo de Vianna (2001), Arce (2001), Sayão (2005), Jaeger e Jacques (2017), entre outros. Nossos achados permitiram compreender os sentimentos associados a primeira experiência juntos a crianças da educação infantil e a vivência da docência efetivamente através do estágio supervisionado. Se por um lado, a presença de um homem na escola de educação infantil provoca suspeita e desconfiança, inclusive por parte das crianças, implicando em dificuldades na interação, por outro, essa diferença foi fator determinante para o estabelecimento de relações mais afetuosas. A presença de homens num contexto dominado por mulheres nos permite refletir sobre a atuação profissional de pedagogos e pedagogas, que não deve estar relacionado ao gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10603_TB294_04092022220127.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NOÉLIA RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NOÉLIA" "autor_email" => "noeliar1@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88170 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 294 "inscrito_id" => 10603 "titulo" => "HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo analisar as experiências de estudantes de Pedagogia do gênero masculino durante o estágio supervisionado na educação infantil, campo caracterizado pela atuação profissional de mulheres. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho exploratório, que contou com a participação de 10 estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus sertão que realizam estágio supervisionado em instituições de educação infantil. Contamos com o suporte teórico dos estudos de gênero fundamentados em Scott (1995) e Saffioti (2004) e em autores que discutem o processo de feminização do magistério em nosso país, a exemplo de Vianna (2001), Arce (2001), Sayão (2005), Jaeger e Jacques (2017), entre outros. Nossos achados permitiram compreender os sentimentos associados a primeira experiência juntos a crianças da educação infantil e a vivência da docência efetivamente através do estágio supervisionado. Se por um lado, a presença de um homem na escola de educação infantil provoca suspeita e desconfiança, inclusive por parte das crianças, implicando em dificuldades na interação, por outro, essa diferença foi fator determinante para o estabelecimento de relações mais afetuosas. A presença de homens num contexto dominado por mulheres nos permite refletir sobre a atuação profissional de pedagogos e pedagogas, que não deve estar relacionado ao gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10603_TB294_04092022220127.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NOÉLIA RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NOÉLIA" "autor_email" => "noeliar1@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }