Este Trabalho foi desenvolvido no âmbito do Curso de Pedagogia do IEAA/ UFAM, tendo como objetivo analisar as experiências formativas escolares e não escolares dos discentes do Curso de Pedagogia, registradas em um caderno intitulado “Memórias de Leitores” produzido em 2017 no decorrer da disciplina Metodologia da Leitura, componente curricular obrigatório do Curso de Pedagogia do IEAA ofertada no segundo semestre do ano citado. Trata-se do recorte de Trabalho de Conclusão de Curso realizado em 2021, no âmbito do Curso de Pedagogia no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, no qual se buscou fazer uma pesquisa qualitativa de caráter documental, já que o material analisado foi um caderno de memórias de uma das disciplinas do curso, considerado aqui um documento do qual foram extraidos os dados analisados. Os dados foram obtidos a partir das memórias de 9 discentes que registraram suas experiências formativas escolares e não escolares relacionadas à leitura, suas dificuldades de aprendizagem, os desafios que tiveram que enfrentar como universitário no Curso de Pedagogia do IEAA. Os resultados mostram que em maioria, os discentes possuíam dificuldades de leitura na infância, também que o acesso aos acervos literários era restrito ao espaço escolar, em maioria, não tiveram o privilégio de ler histórias na infância.