Este artigo trata de um recorte da dissertação: “A infância, o Brincar e a Cultura escolar na Pré-Escola: um estudo da prática lúdica na Unidade de Educação Básica Mary Serrão Ewerton, em São Luís MA”, que teve como objetivo geral entretecer os fios de perspectivas lúdicas na cultura escolar de crianças pequenas pertencentes à rede pública municipal da zona rural de São Luís-MA, priorizando a cultura da infância e do brincar nas práticas lúdicas das educadoras, com vistas à elaboração de um Caderno de Orientações Pedagógicas que enfatize o brincar enquanto linguagem específica da infância. Utilizou-se como referencial teórico metodológico, a pesquisa de intervenção pedagógica, com enfoque qualitativo, os sujeitos foram: quatro educadoras da pré-escola com suas respectivas turmas. A geração de dados foi organizada por meio das observações participantes e das entrevistas semiestruturas, encontros formativos com as educadoras e o plano de intervenção pedagógica, intitulado: Vivências e sugestões lúdicas com jogos, brinquedos e brincadeiras. Neste recorte, apresenta-se fragmentos da segunda seção nos quais discutiu-se acerca do brincar na pré-escola: importância e contribuições dos jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedoteca escolar. Assim os principais resultados evidenciaram acervos de brinquedos e possibilidades do brincar propiciadas pelo espaço lúdico da brinquedoteca escolar.