O trabalho parte da experiência dos primeiros anos de implementação do Programa de Apoio Pedagógico Especializado (PROAPE) nas escolas do município de Rio Bonito – RJ, destacando em sua organização, propostas de avaliação e intervenção no desenvolvimento educacional dos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental, cuja estrutura de trabalho é composta por Professores com especialização em Psicopedagogia, Coordenação Pedagógica do Programa e Psicólogo. Os referenciais teóricos do Programa foram considerados relevantes para a compreensão da construção do conhecimento, com ênfase na teoria sociointeracionista de Vygotsky, como base teórica da intervenção psicológica na Teoria Sistêmica e Legislações específicas para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), que os contemplem como sujeito em sua integralidade, com garantia ao direito a aprendizagem e equidade. O PROAPE vem se destacando em sua conjuntura, no desenvolvimento de estratégias e intervenções, voltados às demandas específicas dos alunos inseridos no Programa, contribuindo na melhoria do processo de aprendizagem dos alunos com dificuldades, auxiliando os professores em sua prática no cotidiano educacional, e comunidade escolar também, e engajamento dos responsáveis no processo do desenvolvimento de seus filhos.