PEREIRA, Paula Fabichaki et al.. Ensino de geografia – da decoreba á criticidade. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88298>. Acesso em: 22/11/2024 13:25
A Geografia escolar possui uma dinâmica própria, há uma reelaboração dos conhecimentos científicos para torná-los didáticos. Dentro da disciplina curricular de Geografia não é possível analisar somente a natureza, sem levar em conta a interferência constante que o homem desempenha no espaço geográfico. Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento que traz por objetivo a análise da Geografia enquanto ciência capaz de mudar a realidade do sujeito. Nesta etapa da execução da pesquisa o objetivo A proposta desta pesquisa foi analisar o percurso histórico da Geografia relacionando com a disciplina escolar e sua capacidade de fazer com que o aluno compreenda seu lugar no espaço geográfico, bem como sua capacidade de transforma-lo. Quanto a abordagem a pesquisa é qualitativa, quanto aos procedimentos se caracterizam como bibliográfica. Nos resultados da análise identificou-se que é preciso dar sentido aos saberes geográficos, relaciona-los com o cotidiano dos alunos. O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação, atraentes e motivadoras para crianças e adolescentes, se mostram como um recurso estratégico no desenvolvimento da colaboração e criticidade do aluno transformando, o saber geográfico e a cultura digital, em um processo significativo. Somente assim, utilizaremos a ciência geográfica para introduzir uma visão crítica da realidade.